Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível tomar choques perigosos em fontes de alimentação 12v de alta corrent?


Posts recomendados

Tenho uma dúvida que me persegue há alguns dias, depois de bastante pesquisar sobre aquelas fontes automotivas e fontes para CFTV, vi que elas possuem uma tensão entre 12v e 14.4v (sendo esta última fontes automotivas, mas não são exceções) mas a corrente delas são altíssima. A questão é a seguinte, se eu algum dia, descuidadosamente tocasse nos bornes da saída dessas fontes eu tomaria um choque daqueles, exemplo numa fonte de 30A? Isto se tivesse uma carga que consumisse esta quantidade de corrente.

 

Também vi que em tensões inferiores (tipo 4v) a corrente não consegue percorrer todo o nosso corpo então não sentiríamos o choque, como naquelas máquinas de solda elétrica onde a tensão é muito baixa mas a corrente chega a passar de 200A, pelo menos nas que eu já vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa de uma tensão um pouco maior pra gente tomar choque.

Depende da pessoa (isso muda a resistência), pode ser no mínimo 30, 40 ou 50V em AC. Em DC a tensão precisa ser bem mais alta pra atingir a corrente necessária.

 

Tem gente que fala que o perigo é corrente, outros a tensão quando na verdade precisamos das duas grandezas elétricas pra fazer algo no corpo, pois precisa atingir a potência elétrica correta.

Com um valor resistivo fixo tendo baixa tensão e alta corrente não atinge tal valor de potência e vice versa.

Um exemplo disso são as máquinas de solda onde a corrente é alta e a tensão é baixa.

Outro exemplo ao contrário é aquela bobina de tesla usada em demonstrações onde a tensão é alta mas a corrente é baixa.

Veja que nenhuma delas mata ninguém.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@AeltonD07

 

Só sei que fontes de computadores têm matado gente inclusive ás vezes há um aviso em etiquetas coladas nelas avisando o perigo se forem abertas.

Isso esta relacionado ao aterramento(e isolamento da fonte) que tem que ser feito,e não a tensão da fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, vtrx disse:

Isso esta relacionado ao aterramento(e isolamento da fonte) que tem que ser feito,e não a tensão da fonte

 

Mais ou menos, a fonte com problema pode não descarregar a tensão de mais de 300 volts daqueles capacitores grandes do primário e o técnico descuidado servir de massa dessa carga acumulada vindo a óbito.

 

Como afirmei acima, há fontes que alertam em adesivos sobre o risco ao abrir elas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí deve-se ao fato de estas fontes em questão apresentar algum problema, falha no circuito que pode eventualmente fazer ela mandar mais tensão do que dev, ai já se torna perigoso. 

 

As fontes na qual eu falo são do tipo de imagem anexada. Mesmo assim não fogem de apresentar falhas né rsrs

20180520_083550.png

adicionado 4 minutos depois

@Mestre88 Maquinas de solda realmente tem uma corrente muito alta, uma vez fui num serralheiro e a máquina de solda dele tinha mais de 200a de corrente, e eu não fazia ideia de como ele não tomava choque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as altas tensões das fontes de PC:

Com a finalidade de se ter um baixo ruído elétrico e bom fator de potência, o primeiro estágio de tais fontes é um PFC que eleva a tensão AC para 380Vdc a 400Vdc não isolados. Após este estágio é que são montados os módulos isolados para o fornecimento das baixas tensões usadas pelo PC.

adicionado 1 minuto depois

Essa técnica tb é utilizada nas TVs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, AeltonD07 disse:

Com certeza, aquele ditado do povo "nem toque nesses capacitores pra não levar choque". Você destacou algo importante! 

 

Não é só choque, é choque mortal. Eu quando abro essas fontes para tentar algum reparo uso o multímetro para verificar se esses capacitores estão carregados e depois ainda fecho curto neles com chave de fendas isolada para ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, AeltonD07 disse:

Exato, eu também sempre verifico uma ou duas vezes o capacitores antes de mexer.

Principalmente quando são capacitores de alta tensão, aqueles que armazenam de 50 pra cima, mesmo os inferiores, eu procuro descarregar pra não tomar choques elétricos e indesejados.

 

Tenta pesquisar sobre essas fontes que quer saber, inclusive vídeos de conserto no YouTube, se algo é comentado sobre essa questão de segurança que eu acredito que haja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, AeltonD07 disse:

Acho que isso pode dar problemas com o capacitor, não? Seria mais seguro usando alguma carga resistiva, como um resistor.

 

Eu sei disso mas como não tenho outros meios seguros primeiro uso o multímetro, tomando o cuidado de que ele não falhe, e depois, por segurança, fecho esse curto ( dane-se a fonte, primeiro está a minha vida ). O multímetro testo primeiro se está aferindo a faixa de tensão selecionada em uma bateria pois o danado pode estar com mal contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, AeltonD07 disse:

@Mestre88 Maquinas de solda realmente tem uma corrente muito alta, uma vez fui num serralheiro e a máquina de solda dele tinha mais de 200a de corrente, e eu não fazia ideia de como ele não tomava choque

É como eu disse acima, essas máquinas são projetadas pra ninguém levar choque. A tensão é baixa, assim não consegue ultrapassar a potência necessária pra matar uma pessoa. 

 

Sobre as fontes chaveadas temos capacitores carregados com a tensão da tomada, eles carregam o máximo que podem em tensão e corrente de maneira a fornecer potência necessária pra atrapalhar o funcionamento do coração humano. 

 

Eu como sempre gostei de eletrônica, quando eu era criança meu pai sempre me recomendou pra não chegar perto dos circuitos de televisão onde tinha essas fontes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta de não ser possível levar choques em tensões abaixo de 50V, está na resistência elétrica do corpo humano. 

Geralmente acima de 150K Ohms. 

Com este valor de resistência elétrica, é meio impossível de uma tensão menor que 50V ser suficiente para vencer a impedância e prover uma corrente suficiente para o choque ser sentido. 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui já entramos na lei de Ohms:

Para estas correntes da tabela abaixo poderem ser alcançadas, a tensão teria que vencer a resistência elétrica do corpo humano.

 

Eu fiz aqui uma medida rápida com um multímetro. 

De uma mão para a outra, dá mais de 300K Ohms. 

 

 

 

image.png.6c0259da4c0d118f482ab31f35b647e4.png

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, albert_emule disse:

a tensão teria que vencer a resistência elétrica do corpo humano.

Então, eu poderia associar a alta corrente a uma caçamba de um caminhão cheia de areia e a tensão a uma moto? Não daria muito certo para a moto (a tensão) conseguir levar uma caçamba inteira (a corrente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, AeltonD07 disse:

Então, eu poderia associar a alta corrente a uma caçamba de um caminhão cheia de areia e a tensão a uma moto? Não daria muito certo para a moto (a tensão) conseguir levar uma caçamba inteira (a corrente).

Não é bem assim, veja que na máquina de solda temos a alta corrente e a baixa tensão. Se a resistência for baixa como a dos metais a alta corrente circula a aí o ferro derrete. Se a resistência for alta não acontece nada.

Tudo depende da Tensão, corrente e resistência o que é dado pela fórmula matemática:

U = R x I

Onde Tensão é U, Resistência é R e Corrente é I.

 

Complementando sua analogia, a estrada (resistência) tem que ser boa pra moto ou o caminhão conseguir levar a areia.

Nosso corpo é uma estrada ruim, uma subida a moto não tem força pra levar a areia a através dele.

Com os metais seria uma descida, assim a moto desceria com a areia descontrolada e iria bater, no caso o metal não aguenta e derrete.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...