Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qos controle de largura de banda


Posts recomendados

Galera já procurei vários tópicos aqui no fórum, porém não encontrei um cenário parecido com o meu. Abaixo vou explicar.

Possuo internet Oi Velox, 11295kbps de download e 575kbps de upload. Compartilho com 3 vizinhos, cada vizinho possui um roteador (roteadores secundários), configurei os roteadores dos vizinhos, desativei o DHCP dos roteadores secundários e fixei IP's neles. O IP do roteador principal é 192.168.1.1, os IP's dos secundários são 192.168.1.2, 192.168.1.3, 192.168.1.4. No roteador principal o DHCP está habilitado com a faixa entre 192.168.1.100 e 192.168.1.254. Estou pensando em comprar o modem/router TP-Link TD-W9970, ele possui controle de largura de banda por faixa de IP. Gostaria de configurar para que todos os IP's no range do DHCP disputassem por 5000kbps ou seja que independente da quantidade eles tenham uma disputa por no máximo 5000kbps, não quero que cada dispositivo tenha velocidade de 5000kbps. Quero fazer isso para que os dispositivos que conectem nos roteadores secundários ou principal entrem nessa regra, para que os IP's fora dessa faixa utilizem o máximo de velocidade, assim poderei configurar meu notebook por exemplo para o IP 192.168.1.50 (fixando esse IP), para que ele use o máximo de velocidade já que ele não entrará na regra dos 5000kbps. Alguém pode me ajudar? Minha ideia pode funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia pode funcionar sim, já que todos eles estão recebendo IPs do roteador principal, porém e os seus aparelhos? Não há como ter controle de quais IPs vão para eles e para você. Ai você teria que utilizar a opção de MAC Binding para atrelar os IPs aos MACs, porém sabemos que novos dispositivos são adicionados com frequência e isso já faria com que você precise refazer as regras.

 

O que você pode tentar fazer é mudar novamente a faixa dos roteadores, ativar o DHCP Server deles e utilizar a porta WAN com IP fixo, desta forma você poderia definira a faixa deles nas regras de QoS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Respondendo a pergunta dos meus aparelhos, eles também são atrelados aos IPs do DHCP, no caso de 100 até 254, então os aparelhos que eu quero colocar com velocidade máxima posso configurar manualmente fora dessa faixa, sobre novos aparelhos, eles vão entrar na faixa do DHCP também já que todos os roteadores estão com DHCP desativado, e como o roteador principal está com  o DHCP ativado, independente de onde um aparelho novo se conecte ele vai cair na faixa de 100 a 254. Analisando minha reposta você acha que funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...