Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Joob

TV (crt) Grundig (P37-071 / CUC7303) Estalou e Não Ligou +

Recommended Posts

Postado (editado)

Boas Malta,

Queria ver se conseguia a vossa ajuda, vou ser breve.
Basicamente a minha tv da cozinha, deu um estalo e voltou a ligar, e passado 4min voltou a dar e estalou novamente e desligou-se.

Já andei de olho nela, já troquei alguns componentes danificados, em que depois quando troquei uns componentes, quando fui testar queimou o chip integrado, e voltei a trocá-lo também tal como outros componentes (transisters, capacitores, resistencias, etc..) Troquei tudo direitinho, mas ainda sem sucesso :/.

Nas imagens a baixo, o que está marcado com um circulo vermelho, foi o que cheguei a trocar.

Já estive a testar as tensões dos 2 capacitores pretos que estão ao pé do chip, e não chega tensão nenhuma até eles.

E por exemplo, quando vejo a tensão nos doidos de rectificação (tem uns 4 no total, ao pé do PTC) e 2 deles não me dão a tensão dos 240v, tal como 1 dos diodos de baixo, ao pé da chapa do transister, também não me dá a tensão de 240v (neste caso o de cima), mas os diodos em si estão bons.

Deixo as respectivas imagens

---------------------

Trocas de Componentes

imagem-1.thumb.png.5712a3851d63868511839110516b74d2.png

(é normal, por exemplo 2 dos capacitores azuis ao pé dos diodos e do ptc, darem tensão de 130v ? 2 dos outros dão os 230v)

Esquero que me consigam dar uma ajudinha valente ^^

Abraço,
Obrigado.

Editado por Joob

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Vamos lá, a questão não é só chegar e trocar peça, se não vai perder dinheiro, a questão é saber onde está o defeito. 

vejá qual a tensão em C682, R683, C672, C676, C687, C695 e C626. 

Compartilhar este post

Link para o post

lucas35, obrigado pela resposta ;)

Exacto, senão estou sempre a comprar as peças e puff :b ..

Boa.. vou dar uma olhada  :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Amanha de manhazinha envio.te as tensoes  :thumbsup:

Tive que sair (nao tive tempo).. 

Obrigado :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Ora boas lucas35.. ;)

Já estive a dar uma vista de olhos.. 3 das que me indicaste não as encontrei, deves ter visto mal devido à foto.. e as outras não passa corrente, só no condensador C626 é que passam 330v.. do transformador para o secundário (para a frente não passa nada).

Achei estranho foi outra coisa..

Nos condensadores pequenos azuis, o C621 e o C623, passam 140v tal como o Diodo D623 logo a cima.

Deixo aqui o esquema das costas da placa em que eu marquei os valores, acho que não é normal irem com essa tensão não sei bem.

costas.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Veja se no pino 7 do UC3842N esta chegando tensão, aproximadamente 30V. E remova o transistor horizonta, vertical para ver se chega tensão no secundário, se não haver chegado tensão remova o fryback e teste novamente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Como faço o teste no UC3842N no pino 7 .. ? coloquei a ponteira por exemplo na resistencia ou no diodo que vem da bobina, e dá-me 110v, mas dá-me em todos os pinos..

Testei o transister do transformador e dá-me os 330v ..

O transistor horizonta, vertical refereste ao do transformador e o primeiro da chapa ?

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, Joob disse:

Como faço o teste no UC3842N no pino 7

a ponta de prova preta do seu multimetro você coloca no terra do primario (exemplo: negativo do capacitor grande da fonte) e a ponteira vermelha você coloca no pino 7 do CI. 

21 minutos atrás, Joob disse:

e dá-me 110v, mas dá-me em todos os pinos..

em todos os pinos? há algo errado na medição. 

o CI vertical é o IC400. o horizontal é o T506

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Olha, no UC3842N não chega tensão nenhuma :/ em nenhum pino.

E também tinha visto que na saída do transformador os pinos do transformador que vão para secundário, não existe tensão nenhuma, não deveria ir 12V ?

É que no secundário não tenho tensão em nenhum componente, nem nos IC Vertical e Horizontal, nem nos condensadores.

Visto que o UC3842N não recebe tensão, não chega a enviar para o secundário certo ?

adicionado 41 minutos depois

Vou fazer a retirada do transistor horizontal e vertical para ver se passa tensão ;) para o secundário.

Editado por Joob

Compartilhar este post

Link para o post

o UC3842N é responsável por gerar as as tensões do secundário. Se não há tensão nele, ele deve esta queimado ou algum componente responsável pela alimentação dele ficou ruim. levante o R633 e veja se tem tensão no R621. 

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm correcto, tinha alguma ideia disso.

O integrado UC3842N já o tinha colocado novo que por acaso ele tinha queimado.

A R621 que mostra no esquema não é resistencia, tem só essa indicação na placa, mas tem sim um bobina (é um fiozito de uma ponta à outra) nesse mesmo sitio, só isso, e fica mesmo por baixo da perna da resistencia que retirei para testar. (ver imagem)

Reitirei a perna da R633 e mudou alguma coisa, os condensadores azuis e os diodos ficaram todos com 160V, tudo por igual, nem um com mais nem outro com menos.

Deixo aqui uma imagem 

novaimagem.jpg

Abraço ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas amigo..

O problema é que nao chega nenhuma tensão ao secundario .. nao checuei a retirar so os transistores horizontais e o vertical.. nao os retirei porque calculo como nao chega tensão ao secundario o problema será do primario .. 

É que nem no primario onde esta o integrado chega tensão .. como o lucas disse, deveria chegar a volta dos 30V no integrado .. e nao chega tensão nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, isso foi o que queimou na altura.. um PTC ..

Agora será dessa PTC não ser 100%  compatível ? acho que não.. ele no fundo só retém o aquecimento certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

se mesmo com o R633 levantado e não aparece tensão na linha marcada, tem algum componente com defeito no primário ou trilha partida como foi dito. 

Screenshot_2.png

Compartilhar este post

Link para o post

Fui dar uma olhada nas trilhas.. dei uma raspada e soldei novamente .. ficou melhor do que estava antes.. mas esta igual .. ainda nao funciona.

Reparei que o PTC (R609) esta a fazer continuidade (com o multimetro no diodo/bip) e que agora nao esta a fazer o aquecimento quando ligo a tv.. e antes aquecia.. ele faz mesmo essa funcao.

poderá ser do PTC agora ou deveria ligar a mesma estando o PTC com problemas ?

abraço :thumbsup:

adicionado 1 minuto depois

De qualquer das formas vou dar a troca do PTC para ver como se porta.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode remover esse PTC da placa! Ele só aciona a bobina desmagnetizadora no momento que o TV é ligado!

Depois de fazer a fonte funcionar, preocupe com ele!

O que você tem de tensão no secundário da fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm certo tranquilo :thumbsup:

Pois o problema é que nao chega tensão a nenhum componente no secundario.

No primario nem chega a ter tensão ao Chip Integrado UC3842N.. nem por exemplo aqueles 2 condensadores que estão por de tras do transistor do cooler de arrefecimento ..

Neste imagem aqui 

----

IMG_20180524_095310.jpg

Ja como acontece nestes 2 condensadores azuis, o C621 e o C623 so tem 140V de tensão.. e os ca de cima, o C622 e o C624 dao os 230V de tensão.

Imagem dos componentes

----

IMG_20180524_100901.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/05/2018 às 18:49, lucas35 disse:

se mesmo com o R633 levantado e não aparece tensão na linha marcada, tem algum componente com defeito no primário ou trilha partida como foi dito. 

Screenshot_2.png

Você já fez esse teste?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Lucas,

Sim, dei uma olha e fiz isso .. mas o problema é que nao existe nenhum componente no R621 e no BR182 (este é so um fiozito que faz efeito de bobina.. acho que tinha indicado mais em cima.

E depois nos condensadores qque sao os azuis, em 2 deles dao 115v prai .. e em outros 2 dao os 240v .. como disse no post a cima.

Reparei e acho estranho é no condensador da seguinte imagem, o que esta marcado com um circulo a vermelho, do lado direito, o C667 (acho), eu ao colocar no medidor de continuidade/diodo, ele faz continuidade (apita), mas o condensador esta bom quando o retiro da placa. Quando ligo a tv a corrente, esse condensador nao da tensão nenhuma.

IMG_20180524_095310.jpg&key=3580592f7432

Ate que quando sigo a perna do positivo do condensador, ele vai ter a um diodo (diodo esta bom).. e mesmo retirando o diodo e se fizer o teste de continuidade na outra ponta do diodo (com ele de fora), ele bipa a mesma, o que tambem acho estranho.

abraço

adicionado 20 minutos depois

Aqui nesta imagem percebesse melhor

IMG_20180527_155058.jpg

Os marcados a vermelho (2 diodos 1 resistencia e 1 condensador) .. esses apitam quando faco o teste de continuidade (bip e diodo).. mas se os retirar da placa, ja nao apita e a medicao deles esta em boas condicoes.

E nenhum desses 3 condensadores que se ve na imagem, com a a tv ligada a corrente, nao dao tensão nenhuma, mas esses componentes estão bons.

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique o diodo zener CD651 (zener de 18V), para medir curto no capacitor C667, o zener esta em curto ou o próprio IC630 (UC3842) esta em curto, ou ainda o diodo D667 em curto!....

Verifique eles ai...

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica/resposta BCP..

Por acaso esse Diodo Zener CD651 faz o bip quando meto as ponteiras de um lado ao outro .. e como entretanto nao troquei esse Diodo Zener e troquei só o IC630 (UC3842) com os testes tambem ja deve ter queima o IC630 novamente nao ?  Será que dá para medir.lo a testar se está bom ou nao .. mas esse Diodo Zener CD651 nao devia bipar certo ? E faz com que os outros fiquem com continuidade devido a esse fazer passagem.

Vou retirar-me esse Zener e testa.lo :thumbsup:

Uma falha estão simples e poderá ser isso mesmo.

Obrigado pela dica !

Compartilhar este post

Link para o post

Para ter certeza é melhor retirar o diodo da placa e fazer o teste fora, e se ele esta ruim mesmo, sim, o CI que você trocou pode ter queimado de novo. 

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais