Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV (crt) Grundig (P37-071 / CUC7303) Estalou e Não Ligou +


Posts recomendados

Boas Malta,

Queria ver se conseguia a vossa ajuda, vou ser breve.
Basicamente a minha tv da cozinha, deu um estalo e voltou a ligar, e passado 4min voltou a dar e estalou novamente e desligou-se.

Já andei de olho nela, já troquei alguns componentes danificados, em que depois quando troquei uns componentes, quando fui testar queimou o chip integrado, e voltei a trocá-lo também tal como outros componentes (transisters, capacitores, resistencias, etc..) Troquei tudo direitinho, mas ainda sem sucesso :/.

 

Nas imagens a baixo, o que está marcado com um circulo vermelho, foi o que cheguei a trocar.

 

Já estive a testar as tensões dos 2 capacitores pretos que estão ao pé do chip, e não chega tensão nenhuma até eles.

E por exemplo, quando vejo a tensão nos doidos de rectificação (tem uns 4 no total, ao pé do PTC) e 2 deles não me dão a tensão dos 240v, tal como 1 dos diodos de baixo, ao pé da chapa do transister, também não me dá a tensão de 240v (neste caso o de cima), mas os diodos em si estão bons.

Deixo as respectivas imagens

---------------------


Trocas de Componentes

imagem-1.thumb.png.5712a3851d63868511839110516b74d2.png

 

(é normal, por exemplo 2 dos capacitores azuis ao pé dos diodos e do ptc, darem tensão de 130v ? 2 dos outros dão os 230v)


Esquero que me consigam dar uma ajudinha valente ^^


Abraço,
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ora boas lucas35.. ;)

 

Já estive a dar uma vista de olhos.. 3 das que me indicaste não as encontrei, deves ter visto mal devido à foto.. e as outras não passa corrente, só no condensador C626 é que passam 330v.. do transformador para o secundário (para a frente não passa nada).

 

Achei estranho foi outra coisa..

Nos condensadores pequenos azuis, o C621 e o C623, passam 140v tal como o Diodo D623 logo a cima.

 

Deixo aqui o esquema das costas da placa em que eu marquei os valores, acho que não é normal irem com essa tensão não sei bem.

 

 costas.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faço o teste no UC3842N no pino 7 .. ? coloquei a ponteira por exemplo na resistencia ou no diodo que vem da bobina, e dá-me 110v, mas dá-me em todos os pinos..

Testei o transister do transformador e dá-me os 330v ..

O transistor horizonta, vertical refereste ao do transformador e o primeiro da chapa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Joob disse:

Como faço o teste no UC3842N no pino 7

a ponta de prova preta do seu multimetro você coloca no terra do primario (exemplo: negativo do capacitor grande da fonte) e a ponteira vermelha você coloca no pino 7 do CI. 

21 minutos atrás, Joob disse:

e dá-me 110v, mas dá-me em todos os pinos..

em todos os pinos? há algo errado na medição. 

 

 

 

o CI vertical é o IC400. o horizontal é o T506

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, no UC3842N não chega tensão nenhuma :/ em nenhum pino.

E também tinha visto que na saída do transformador os pinos do transformador que vão para secundário, não existe tensão nenhuma, não deveria ir 12V ?

É que no secundário não tenho tensão em nenhum componente, nem nos IC Vertical e Horizontal, nem nos condensadores.

 

Visto que o UC3842N não recebe tensão, não chega a enviar para o secundário certo ?

 
 
adicionado 41 minutos depois

Vou fazer a retirada do transistor horizontal e vertical para ver se passa tensão ;) para o secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm correcto, tinha alguma ideia disso.

O integrado UC3842N já o tinha colocado novo que por acaso ele tinha queimado.

 

A R621 que mostra no esquema não é resistencia, tem só essa indicação na placa, mas tem sim um bobina (é um fiozito de uma ponta à outra) nesse mesmo sitio, só isso, e fica mesmo por baixo da perna da resistencia que retirei para testar. (ver imagem)

 

Reitirei a perna da R633 e mudou alguma coisa, os condensadores azuis e os diodos ficaram todos com 160V, tudo por igual, nem um com mais nem outro com menos.

 

Deixo aqui uma imagem 

 

novaimagem.jpg

 

 

Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas amigo..

O problema é que nao chega nenhuma tensão ao secundario .. nao checuei a retirar so os transistores horizontais e o vertical.. nao os retirei porque calculo como nao chega tensão ao secundario o problema será do primario .. 

É que nem no primario onde esta o integrado chega tensão .. como o lucas disse, deveria chegar a volta dos 30V no integrado .. e nao chega tensão nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui dar uma olhada nas trilhas.. dei uma raspada e soldei novamente .. ficou melhor do que estava antes.. mas esta igual .. ainda nao funciona.

 

Reparei que o PTC (R609) esta a fazer continuidade (com o multimetro no diodo/bip) e que agora nao esta a fazer o aquecimento quando ligo a tv.. e antes aquecia.. ele faz mesmo essa funcao.

 

poderá ser do PTC agora ou deveria ligar a mesma estando o PTC com problemas ?

 

abraço :thumbsup:

adicionado 1 minuto depois

De qualquer das formas vou dar a troca do PTC para ver como se porta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm certo tranquilo :thumbsup:

Pois o problema é que nao chega tensão a nenhum componente no secundario.

 

No primario nem chega a ter tensão ao Chip Integrado UC3842N.. nem por exemplo aqueles 2 condensadores que estão por de tras do transistor do cooler de arrefecimento ..

 

Neste imagem aqui 

----

IMG_20180524_095310.jpg

 

Ja como acontece nestes 2 condensadores azuis, o C621 e o C623 so tem 140V de tensão.. e os ca de cima, o C622 e o C624 dao os 230V de tensão.

 

Imagem dos componentes

----

IMG_20180524_100901.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Lucas,

 

Sim, dei uma olha e fiz isso .. mas o problema é que nao existe nenhum componente no R621 e no BR182 (este é so um fiozito que faz efeito de bobina.. acho que tinha indicado mais em cima.

 

E depois nos condensadores qque sao os azuis, em 2 deles dao 115v prai .. e em outros 2 dao os 240v .. como disse no post a cima.

 

Reparei e acho estranho é no condensador da seguinte imagem, o que esta marcado com um circulo a vermelho, do lado direito, o C667 (acho), eu ao colocar no medidor de continuidade/diodo, ele faz continuidade (apita), mas o condensador esta bom quando o retiro da placa. Quando ligo a tv a corrente, esse condensador nao da tensão nenhuma.

 

IMG_20180524_095310.jpg&key=3580592f7432

 

Ate que quando sigo a perna do positivo do condensador, ele vai ter a um diodo (diodo esta bom).. e mesmo retirando o diodo e se fizer o teste de continuidade na outra ponta do diodo (com ele de fora), ele bipa a mesma, o que tambem acho estranho.

 

abraço

adicionado 20 minutos depois

Aqui nesta imagem percebesse melhor

 

IMG_20180527_155058.jpg

 

Os marcados a vermelho (2 diodos 1 resistencia e 1 condensador) .. esses apitam quando faco o teste de continuidade (bip e diodo).. mas se os retirar da placa, ja nao apita e a medicao deles esta em boas condicoes.

 

E nenhum desses 3 condensadores que se ve na imagem, com a a tv ligada a corrente, nao dao tensão nenhuma, mas esses componentes estão bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica/resposta BCP..

 

Por acaso esse Diodo Zener CD651 faz o bip quando meto as ponteiras de um lado ao outro .. e como entretanto nao troquei esse Diodo Zener e troquei só o IC630 (UC3842) com os testes tambem ja deve ter queima o IC630 novamente nao ?  Será que dá para medir.lo a testar se está bom ou nao .. mas esse Diodo Zener CD651 nao devia bipar certo ? E faz com que os outros fiquem com continuidade devido a esse fazer passagem.

 

Vou retirar-me esse Zener e testa.lo :thumbsup:

Uma falha estão simples e poderá ser isso mesmo.

 

Obrigado pela dica !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...