Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV (crt) Grundig (P37-071 / CUC7303) Estalou e Não Ligou +


Posts recomendados

Boas malta,

 

Novidades, já deu sinal de vida ! 

Obrigado pela dica. 

 

Agora existe é um outro problema, eu ao ligar a tv liga o led e ela faz um zumbido (bbbbzzzzzzz) parece que vem da ponteira do flyback que entra no vidro, deve ser a tentar transmitir imagem, e nao consegue penso eu.

 

Ja retirei e testei o transistor horizontal e nao esta em curto.. nao cheguei a retirar o vertical que tem 9 pinos mas estive a tentar testa-lo com a ponteira preta no chassi e com a vermelha nos pinos e so apitou em 2 o que acho normal devido a continuidade do negativo, e mesmo medindo com o multimetro (na posicao do diodo/bipar) ele da.me medidas nas pernas e nenhum deles apita. 

Ou então como posso testar melhor ele? So retirando da placa ne ?

 

Testei os condensadores electrolitico e tem a capacidade deles e a tensão deles.

Testei os outros condensadores de poliester e se nao estou em erro 2 deles acho que deram valores um pouco baixo, ou so 1 deles.. 

 

O condensador poliester azul esse lembro.me que marca nele que é de 7u de 1600V e ele deu.me 58uF acho um pouco baixo o valor.

 

IMG_20180529_091043.jpg

 

Fiz o teste tambem ao Flyback e ele deu-me os 110v se nao estou erro.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o filamento nao acendeu mas vou confirmar isso. Posso tambem testar no pino 9 e 10 para ver se xhega tensão.. acho que é isso né.. ?

 

Será que posso retirar o transistor vertical e testar assim para ver se da algum sinal ?

 

Por acaso nao vi a saida da fonte mas penso que esteja ok.. vi foi o flyback que tinha 110v .. 

 

Vou verificar isso e ver melhor as tensoes.. mas como na ponta do flyback faz um bbbbzzzzzz tenho medo que estrague algo :'D mas a partida nao.. (como é um barulho esquisito kakaka)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas,

 

Bem colocar a ponta negativa no chassi e a outra nos pinos da fonte.. e só 1 deles é que me deu valores e foram valores oscilando, de 20v 40v 80v depois descia e semrpe assim..

 

Coloquei ainda a ponta negativa no chassi e a outra num dos pinos do flyback e o G deu-me 110v, o +B nada .. mas engraçado é que os capacitores deram pouca tensão também ou quase nenhuma. (isto no secundário)

 

Algo deve estar mal com a fonte.. hmm ?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso que vou fazer ..

Ainda não consegui retirar o flyback para o testar direitinho, assim que quiser apito..

 

Mas retirei o seguinte vertical..

 

tda.jpg

 

Coloquei o cabo vermelho na primeira perna esquerda e testei o resto das pernas com o preto, e deu-me sempre medidas tipo 600 e tal 700 e tal .. e quando troco e coloco o cabo preto na primeira perna e o resto das pernas com a vermelha, prai na 4ª e 5ª perna, ele dá infinito e nas outras marca valores..

 

Isto testei na opção do diodo/bip..

 

adicionado 48 minutos depois

Testei ainda com as ponteiras no chassi (chapa de cima) e com a outra ponteira nos pinos, mesmo invertendo as ponteiras, deu-me sempre um valor infinito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tenho é este transistor horizontal em curto..

Estive a medi-lo e faz algumas medidas.. mas o da resistencia não faz, é como se não tivesse resistencia nenhuma, na opção dos 200ohm..

 

outro.jpg

 

Fiz um outro teste.

Retirei-o da placa para o testar, e depois liguei a tv e nem se ouvia daquele BBBBBbbbZZZZZzzzzZZZZZzzzz .. e quando voltei a colocar ele na placa, só para testar, o BBBBBbbbZZZZZzzzzZZZZZzzzz era bem altinho...

 

Poderá ser uma possibilidade não, deste estar com defeito hmm ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha retirei o flyback da placa só.. e testei-o desta maneira.

E ele neste posição apita e com a ponta vermelha no de cima e no outro a cima, tambem apita, mas no resto não apita..

 

Está correcta a medição não ? não cheguei a fazer pela chupeta..

 

3294233566231512871.jpg

 

Acho é estranho é que eu ao retirar o flyback, ouço à mesma um apitozito tipo zumbido (bbbzzzzzzzz), (mas bem mais baixinho que quase nem se ouve.. e com o flyback posto ouvesse bem mais alto..) e ouvi melhor sem o barulho sem o flyback posto e apercebi-me que o barulho vem do transformador e que mesmo assim sem o flyback não chega corrente a todos os capacitores, só o que está directo ao transformador e esse capacitor dá-me 140v .. de resto não alimenta mais nada..

 

Penso que poderá ser da fonte não ?

 

 

 

Fiz um outro teste..

Retirei o transformador e acho que ele está com defeito.. penso que tenha um filamento partido ou assim..

Por exemplo, para o testar fiz da seguinte forma..

 

transf_1.jpg

 

Fiz no modo de continuidade (diodo/bip) e ele ai não apitava..

Depois testei os 4 pinos de baixo.. da mesma forma..

 

transf.jpg

 

E os 2 da esquerda, tal como os 2 da direita apitavam, faziam a continuidade.

 

E o que é que pensei, hmm à partida o filamento de cima está danificado.

Ok, fui colocar no multímetro no modo de 200 Ohm ..  e nos 2 pinos de cima não dava nenhuma resistência (ficava sempre infinito).. Depois fui colocar nos pinos de baixo, e ambos os pinos de baixo, os 2 da esquerda e os 2 da direita, marcava resistência.

 

Transformador poderá ter problemas ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joob para testar flyback com multimetro você tem que ter o esquema com as ligações das bobinas dele, mesmo assim não é 100%, pois há problemas que aparece com a alta tensão.

Compre um novo.

 

Já esse transformador não da problemas, muito raro, o quando ele apresenta ruido o problema é algum curto na fonte primaria ou secundaria, ou tensão acima do normal. 

No seu caso, que já foi testado tudo, só te resta trocar o flyback. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica malta.

Vou fazer a troca dele então..

Como posso verificar o modelo dele ? (ID) 

 

Vejo varios flybacks mas tem varios id.. o meu nao tem inidicacao nenhuma, nem no manual, so mesmo esses numeros que tem na imagem a cima.

 

Em relação à minha TV (modelo), será este compatível com o meu flyback ? - Link 1 - Link 2 - ?

Foi o que vi mais aproximado ao CUC7303 ..

 

Penso que este também seja compatível (visto ser um pouco mais em conta) - Link (penso que também seja compatível)

 

 

Em 03/06/2018 às 15:19, Joob disse:

 

3294233566231512871.jpg

 

 

 

Por acaso esqueci-me de mencionar..

O primeiro pino que está do lado direito/cima da ponta preta, esse pino está solto :'D .. dá para o colocar no mesmo sitio, mas dá para o retirar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BCP, obrigado pela info, da ajuda em encontrares o modelo.

 

Vou ver se o arranjo e assim que tiver novidades dou uma apitade.la.

 

Precisava so de uma dica, para retirar o  cabo vermelho que vai ao plastico do filamento, existe algum truque ? Ou é tipo clip nas laterais ? Suponho que nao seja so puxa.lo..

 

IMG_20180607_164830708.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Alguns modelos precisa pressionar a base na lateral do fio vermelho, outros tem levantar essa lateral...

Na figura abaixo eu marquei em vermelho a parte que tem que ser mexida...

placa_do_tudo.jpg

Ao pressionar a lateral, puxe o fio ele deve ser liberado sem muito esforço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas BCP, yap era isso mesmo, de clip..

 

Fiz agora a troca até correu bem :thumbsup:

 

Verifiquei todos os cabos, tudo etc.. tudo ok.

Liguei a TV e o LED acente e até chegou a fazer o barulho da TV como se fosse a ligar, mas depois desliguei logo, porque ouvia uns estalos, mas não era da chupeta, acho que vinha desse zona do encaixe (da zona do filamento (penso)), de onde vai o fio vermelho.. será que o coloquei muito a fundo ?

 

Poderá ser do quê ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Amigo ! Ja comeca a dar bons sinais ! ;)

 

então, fiz o alinhamento do screen e do focus, enquanto ela dava os estalidos, fazia a regulagem e em certo ponto parava os estalidos, e o ecra fica todo branco (atencao que nao tenho o cabo coaxial ligado a tv) .. se mexo na regulacao volta a dar os estalidos depois coloco onde estava e fica sem. Tranquilo Beleza..

 

Quando desligo a TV e volto a liga.la, ela faz os estalidos e se nao mexer na regulacao (screen e focus) enquanto faz os estalidos vai ficando mais baixo e ao mesmo tempo o ecra vai piscando ate que fica nitido com a tela branca e os estalos deixam de dar..

 

É normal ? Tenho que deixar algum tempo assim ? para aquecer ou algo ?

 

abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...