Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhar arquivos e impressora em rede cabeada e Wi-Fi


Posts recomendados

Oláa, a situação é a seguinte...

Euzinha tenho na sala um PC que fica ao lado do roteador e é conectado por cabo Ethernet. Nele também fica instalada uma impressora.
Em um quarto tenho um PC que se conecta a rede Wi-Fi (rede: X) através de um adaptador.

Eu quero realizar o compartilhamento de arquivos e impressora entre esses dois PC's. Já fui na "Central de rede e compartilhamento" e ativei todas as descobertas de rede e de impressora em todos os tipo de redes (particular, pública, etc). Já fui nas propriedades da impressora e ativei o compartilhamento também.

Mas não consigo acessar os arquivos (de um e outro computador) e nem a impressora.

Os dois usam a internet do mesmo roteador e eu suspeito, mas não sei se isso é por um computador estar conectado via cabo (rede: Network Ethernet) e o outro pelo Wi-Fi (rede: X). E por não estarem "na mesma rede" não conseguem acessar um ou outro.
Win 10 x64 nos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido em parte. Obrigada @edu.dnb !!! 


Bom, como eu disse, todos os procedimentos para ativar o compartilhamento eu já havia feito.
O que eu tentava fazer era através do "Windows Explorer > Rede" encontrar lá o computador nesta pasta e a partir daí acessar a impressora e os arquivos do PC da sala. Mas não aparece nada na pasta Rede.

O que deu certo pra mim:
Acessei o endereço de IP do PC da sala pelo comando Executar e lá consegui instalar os drives e utilizar a impressora.
Mas não consigo acessar os arquivos ainda, o único perfil que aparece em "Users" é o perfil público que não tem nada.

O que ainda falta:
Conseguir acessar os arquivos também (não consigo acessar pelo quarto os arquivos da sala e vice-versa). E se possível que aparecesse na pasta Rede os computadores um no outro PC (o do quarto aparecesse na pasta rede do PC da sala e vice-versa), pra que não precisasse fazer uso do comando Executar toda vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, edu.dnb disse:

@Luccy

 

Seleciona uma pasta que queira compartilhar e vai lá em propriedades e ative o compartilhamento.

Depois acesse pela rede o pc, clique com o botão direito na pasta e vai em mapear unidade de rede pra ficar mais fácil.


Opa, mapear a unidade de rede realmente facilitou. Mas diz que eu não tenho permissão para acessar.
Como faço pra fornecer permissão para o PC do quarto ?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota  obrigada, me ajudou com uma outra questão que eu tinha, mas não resolveu meu problema de compartilhamento.

Ainda não consigo acessar o usuário Sala do quarto e nem acessar o usuário Quarto pelo PC da sala...
O máximo que está acontecendo, é que estou compartilhando a pasta com outros usuários de um mesmo PC e não na rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ciro-mota disse:

Você segue o procedimento acima nas pastas que quer compartilhar, ou seja, tanto no PC Quarto quanto no Sala.

 

Verifique se o serviço de Descoberta de rede está ativo, desta forma os PCs apareciam no objeto "Rede" em "Meu Computador".

Segui nos dois PCs e não adiantou, só criei usuários em uma máquina e outra, usei os mesmos nome e senhas e continuo sem permissão para acessar os arquivos do outro computador.

A descoberta de rede está ativa como eu disse lá no primeiro post, e essa é uma parte grande do problema, pois não aparecem os PCs na "Rede".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Segui nos dois PCs e não adiantou, só criei usuários em uma máquina e outra, usei os mesmos nome e senhas e continuo sem permissão para acessar os arquivos do outro computador.

 

Defina como "Controle total" para "Todos" então.

 

Citação

A descoberta de rede está ativa como eu disse lá no primeiro post, e essa é uma parte grande do problema, pois não aparecem os PCs na "Rede".

 

Os três rodam a mesma build do Windows? Se sim, qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ciro-mota disse:

Defina como "Controle total" para "Todos" então.

 

Estava com "Controle total" para "Todos" e para cada usuário também. 
Mas como eu disse, eu não estava dando permissão para o usuário "Quarto" (conta de usuário no PC do quarto), eu dava permissão para o usuário "Quarto" (conta criada no PC da sala).

 

2 minutos atrás, ciro-mota disse:

Os três rodam a mesma build do Windows? Se sim, qual?

São 2 só, um na sala e um no quarto, ambos Win 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota  perdão...

Mesma build (17134.48).

 

Consegui, agora tenho permissões, e nem sei como. Seguindo os passos que você e o @edu.dnb me deram provavelmente.
Mapeei a unidade para aparece em "Este Computador" e as permissões eu devo ter conseguido com o tutorial que você mandou. Falo assim ("devo") porque não cheguei a revisar como você pediu, então não sei a partir de que ponto eu consegui resolver o problema.

 

Recomendo aos que tiverem a mesma questão, seguir os passos dados aí em cima e torcer, rs!!

Muito obrigada meninos ! :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...