Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de bancada DIY - Trafo vs. Fonte Chaveada


Posts recomendados

Gente, com a aquisição do meu osciloscópio agora me falta uma fonte de bancada decente (estou usando uma antiga ATX como quebra-galho). Seguinte: dei uma pesquisada e cheguei à conclusão que comprar uma pronta que preste custa quase 500 reais (tem aquelas de 150,00 no ML que pelos reviews não levei fé). Só me resta fazer uma (a melhor parte é fazer haha) e inclusive já catei o esquema (esquema) que involve um LM-723 e uns 4 2n3055, tendo em mente uma fonte de 30v e 5A.

 

Quanto ao design, me corrijam se eu estiver errado: preciso de um trafo de 24 volt x 8 ampere sem center-tap em secundário, que após a retificação em ponte e filtragem, me oferece (sem descontar perdas na ponte retificadora) 33,9 volt (24 x 1,44) e algo em torno de 4,8 A (8 x 0,62) e após as quedas de tensão na ponte (algo em torno de 2V) devo atingir meu alvo de 30V mínimo. Pesquisando no ML, esse trafo está por volta de 150-160 reais. Meu raciocínio está certo até então?

 

E se eu usar o LM-723 para regular diretamente a saída de uma fonte chaveada de 36V x 10A, de acordo com o circuito acima, funciona? Se sim, essas do ML que vem nos cases metálicos (p. ex. essa) prestam? (não pretendo exigir mais do que 5A e isso raramente)

 

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus.Mello ,

 

Bom, se vai usar um 723, já sabe que sua menor tensão na saída de sua fonte será de 7 volts, certo ? Isso serve para você?

 

Já calculou qual tem de ser a tensão mínima na entrada do 723 para manter 30V estabilizado na saída de seu sistema darlington com os 2N3055 sob 5A de corrente ( lembre que na saida do 723 já tem um transistor NPN ) ?

 

Já pensou que a tensão da rede em sua casa pode variar entre 105V e 120V ,

e o que isso causa na saida de um

trafo espeçificado para 110V ?

 

Por último, reparou que ninguém usa mais os LM723 hoje em dia ? Por que será ?

 

Hoje tem soluções bem interessantes para se montar uma fonte, CI’s melhores, projetos mais sofisticados, procure aqui mesmo no CDH o projeto de uma excelente fonte feita pelo mestre Faller, muita gente já montou e é mais do que comprovada.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a variação de rede, acho que não tem muito o que fazer... Enfim, realmente o LM723 é antiquado, mas é versátil e precisa de poucos componentes externos para funcionar...

 

Em 5/21/2018 às 01:47, aphawk disse:

Hoje tem soluções bem interessantes para se montar uma fonte, CI’s melhores, projetos mais sofisticados, procure aqui mesmo no CDH o projeto de uma excelente fonte feita pelo mestre Faller, muita gente já montou e é mais do que comprovada.

 

Realmente é uma fonte robusta e com certeza a terei em meu laboratório.

 

Pensei em também duas etapas  com o LM-317, regulando separadamente ddp e corrente e cheguei nesse circuito que anexei. Será que vai prestar? E eu poderia utilizá-lo na saída de uma chaveada com potencial o suficiente em substituição do trafo?

 

BS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...