Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de temperatura placa-mãe Asus h81m/a-br TMPIN2 TMPIN5 TMPIN6


Posts recomendados

Olá, é meu primeiro post no fórum e estou procurando por ajuda, visto que não achei nada relacionado diretamente com meu problema. É o seguinte: recentemente fiz um upgrade de um i5 4590 para um i7 4770, daí fui checar as temperaturas para ver como o coolerbox da intel estava se saindo com o i7 e percebi pelo Speccy que a placa-mãe estava a 115ºc. Não acreditando, baixei o HWMonitor e o HWinfo e ambos apontaram o mesmo! Pelo HWinfo consegui informações mais precisas, acusando que os componentes TMPIN2, TMPIN5 e TMPIN6 (que eu não faço ideia do que sejam) estavam com essa temperatura e variavam sempre de 1 grau pra mais ou pra menos. Procurei pela internet e muitas pessoas disseram que era problema com os sensores de temperatura, daí até fiquei tranquilo e continuei a usar meu computador, o mesmo não apresentava nenhuma queda de desempenho até que um dia após uma partida de league ele desligou, e quando liguei novamente apareceu um aviso da mobo dizendo que houve uma queda de energia, desde então não liguei mais o computador com medo de queimar algum componente! 

 

Notas importantes: eu não monitorei as temperaturas com o i5 pelos ultimos 2 meses antes de trocar pelo i7 e ambos necessitam de 84 TDP; não possuo outro processador para testar; nunca mexi em nada na placa-mãe; 

WhatsApp Image 2018-05-19 at 21.34.19.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@GUILHERMEFSV Cara seu pc desligou provavelmente pela queda de energia mesmo, isso é normal, não se preocupe. mas recomendo usar um filtro de linha pra evitar sobretensão nessas quedas. Com relação as temperaturas o meu está exatamente como o seu nos mesmos sensores. O engraçado é que esse problema só começou após a atualização da bios. Depois disso nunca mais voltou ao normal e olha que já fiz mais umas 3 atualizações da bios até hoje e ainda continua esses erros de leitura. Isso muito provavelmente é um erro da bios, um bug. Teve gente que conseguiu resolver apenas atualizando a bios. Eu ainda estou procurando respostas mas acho que só quando a asus se tocar do problema e resolver em uma atualização de bios. No mais é aguardar mesmo. E se você ainda estiver preocupado com esse "problema", se você verificar a temperatura da placa-mãe na bios verá que está normal. Nos programas está batendo acima de 100 graus que seriam suficientes pra fritar a placa-mãe mas na bios entre 25~30 graus, ou seja, é um bug.

 

image.png.d18ec0ba423b3d8feb8ba6771159783d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Encontrei esse tópico pela mesma preocupação. Nunca havia monitorado isso por software, somente pela BIOS. Hoje fui dar uma olhada e levei um tremendo susto :)

HWMonitor acusando temperaturas absurdas na Mainboard, TMPIN2, TMPIN5 e TMPIN6

HWiNFO também, na Temp3, Temp4, Temp5 e CPU (weight)

 

Provavelmente bug mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Esse topico me salvou, acabei de adquirir um I7 7700, usando a placa-mãe B250M PLUS-BR, estavam acusando a mesma coisa, TMPIN 2, 5 e 6, com temperaturas a mais de 100ºC. Ja atualizei a BIOS e nada mudou, estou preocupado, vou tentar formatar do zero também. Me preocupa um pouco, por serem componentes caros, mas na BIOS ta dizendo 25-30ºC, e isso me confunde total!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...