Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Problema com uma função char


Posts recomendados

Tudo bom pessoal?
Então, estou tendo um problema no meu código, estou tentando fazer uma função retornar um char, porém, está aparecendo "Segmentation Fault"
Alguém pode me ajudar?
Código:

char FuncA(char* x){
  printf("\nInforme o nome do aluno\n");
  scanf(" %[^\n]s", &x);
  return *x;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está fazendo isto em C ou em C++? Seu código está usando funções do C, mas o cabeçalho do tópico diz que é sobre C++.

 

Em C não dá pra fazer isso, pois no C strings são armazenadas em vetores de chars, e não dá pra retornar um vetor no C.

 

Nesse caso o melhor seria não retornar nada, apenas usar o próprio x do parâmetro de entrada da função como a variável de "retorno", já que isto é um ponteiro (char *) logo recebe uma referência apontando para o espaço da memória onde está o vetor de chars passado para a função, portanto toda alteração que fizer dentro da função vai estar alterando os valores no vetor original fora da função, no escopo onde a função foi chamada.

 

#include <stdio.h>

void FuncA(char *x){
    printf("\nInforme o nome do aluno\n");
    scanf(" %100[^\n]", x);
}

int main()
{
    char x[100];
    FuncA(x);
    printf("%s", x);

    return 0;
}

Note também as alterações que eu fiz no scanf... O nome de um ponteiro (sem asterisco), vetores e matrizes (sem colchetes) já são referências, logo não deve-se usar o & antes do nome. E o especificador de caracteres é %[], não vai um s depois, o %s é um especificador diferente (eu também limitei a 100 caracteres para não estourar o comprimento do vetor com uma string longa demais).

 

 

Obs: Em C++ você poderia retornar strings, mas lá também tem o tipo string.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@isrnick, tem como configurar o compilador só para aceitar instruções de uma linguagem? Por exemplo, o código é para ser feito em C, teria como fazer não aceitar "coisas" que são do C++ e vice-versa?

Obs.: No meu caso eu uso Dev++ v5.11 (4.92 x64)

adicionado 1 minuto depois

*dev-c++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, isrnick disse:

Em C não dá pra fazer isso, pois no C strings são armazenadas em vetores de chars, e não dá pra retornar um vetor no C.

A menos que..... retorne uma struct com o vetor dentro sheushesuhesuh

adicionado 0 minutos depois

Ou retorne um vetor dinâmico >_<

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, vangodp disse:

 

A menos que..... retorne uma struct com o vetor dentro sheushesuhesuh

adicionado 0 minutos depois

Ou retorne um vetor dinâmico >_<

Sim. :thumbsup:

O primeiro seria uma gambiarra se o objetivo é fazer a struct com o vetor dentro só pra poder retornar na função. :lol:

O segundo seria o jeito legítimo de retornar um 'vetor' criado dentro de uma função, a única complicação é que precisa lembrar de liberar a memória que foi reservada para o vetor.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simon Viegas Tecnicamente essas funções do C estão disponíveis no C++, logo podem ser usadas nele, embora seja preferível usar as funções próprias do C++ pois dão muito mais opções usando os recursos da linguagem.

 

O C normalmente não aceita as coisas do C++, e vai dar erro se tentar compilar no compilador do C.

 

 

O problema é que as pessoas usam a IDE de modo errado.

 

Para a IDE arquivos com extensão .c contém código em C logo a IDE usa o compilador da linguagem C para compilar, e arquivos com extensão .cpp ou .cc contém código em C++ logo usa o compilador do C++ para compilar.

 

O que normalmente acontece é que as pessoas criam arquivo com extensão .cpp e fazem o código em C, mas a IDE não tem como saber disso e compila usando o compilador do C++, aí o código roda porque os recursos usados também existem no C++. Aí depois o programador vai ter problemas lá na frente quando usar algum recurso do C que não funciona no C++...

 

É aí que acontecem as bizarrices, como usuário importar bibliotecas do C que já existem equivalentes no C++ e coisas do tipo, criando uma bagunça, frequentemente tem códigos no fórum com ambos <iostream> e <stdio.h> inclusos...

 

 

De uma forma geral quando se programa em C todos esses problemas podem ser evitados se o programador simplesmente colocar extensão .c no arquivo do código, aí a IDE compila com o compilador do C, e os recursos do C++ não são aceitos (também ajuda configurar para ativar alguns warnings/alertas durante a compilação, como colocando -Wall nas configurações de compilação).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, isrnick disse:

 

De uma forma geral quando se programa em C todos esses problemas podem ser evitados se o programador simplesmente colocar extensão .c no arquivo do código, aí a IDE compila com o compilador do C, e os recursos do C++ não são aceitos (também ajuda configurar para ativar alguns warnings/alertas durante a compilação, como colocando -Wall nas configurações de compilação).

 

Pelo menos em relação ao C já resolve... valeu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...