Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MediÇÃo de temperatura


ferabreu

Posts recomendados

Buenas, pessoal.

Tenho uma ECS K7VTA5. Achei meio "fraco" o sistema de medição de temperatura do processador...é um termistor que fica no meio do soquete, mas ele nem encosta no processador! Deve ficar a 1mm, ou 0.5mm, sei lá...e, pra piorar, o adesivo da garantia do processador tá bem ali "na área"...

Isso é assim mesmo, ou tem placas melhores que as outras neste quesito?

Valeu!  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Adesivo de garantia colado é fácil resolver. Leva o processador pra que você comprou, e arranque ele na cara do vendedor, e mande colocar outro em um lugar de gente.

O termistor não tem jeito. Pense que está 10ºC a mais do que marca. A temperatura real costuma ser entre 10 e 15ºC da marcada por esses termistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, para de ser paranóico.

Athlon aguenta trabalhar tranquilo com 80ºC no core (medida real).

Mesmo que seja 15ºC (acho que não, pois com temperatura baixa o erro é menor), estaria a 58ºC. Mas tem que medir forçando com algum programa.

Sua temperatura está boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, que chato, sou um paranóico... :o

É, com ele "forçado", não passa de 45 graus... Testei usando uns programas de burn-in. Se bem que já não está mais TÃO calor aqui em Porto Alegre...

Bueno, entre ficar com essa temperatura e gastar R$155 em um Volcano 9, prefiro ficar como está... :laugh:

Eu queria comprar um Volcano 6Cu+, mas acho que ele não caberia...infelizmente, sou amaldiçoado por um gabinete de três baias, com a fonte montada em pé acima do processador... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@10 Fev. 2003,16:55

Cara, para de ser paranóico.

Athlon aguenta trabalhar tranquilo com 80ºC no core (medida real).

Mesmo que seja 15ºC (acho que não, pois com temperatura baixa o erro é menor), estaria a 58ºC. Mas tem que medir forçando com algum programa.

Sua temperatura está boa.

Eu estava trabalhando com um Duron 1.1 a 80 graus e não tive problema, o unico foi o ambiente que ficou meio quente! hehehe :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, se o seu gabinete é 3 baias, não adianta comprar um volcano 9, ele nem vai caber.

Experimente tirar a tampa da fonte, ou fazer furos nessa tampa (fora do circuito, claro).

Alguns colocam a fonte do lado de fora do gabinete.

Mas o ideal mesmo é pegar um de 4 baias.

Agora, quanto à k7vta5, realmente é um ponto negativo dela não fazer a medida de temperatura dentro do chip, antes eu tinha uma asus a7v266-c e ela media dentro do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, uma pena o "espaço restrito" do meu gabinete. Pensei em comprar um Volcano 6Cu+ e trocar a ventoinha pela do CoolerMaster, mas não sei se valeria a pena gastar R$90 só pra ter uma base de cobre...

Vou furar o "teto" do gabinete pra instalar uma ventoinha de 60mm (já que de 80mm provavelmente não cabe...). Por acaso a ventoinha do Volcano 6Cu+ é de 60mm? Se for, posso usá-la no topo do gabinete.

Além disso: atualmente, uso pasta térmica Implastec. Na prática, tem muita diferença pras Arctic Silver? Eu queria conseguir uma Arctic Alumina, mas só tem pra vender na 3dVirtua e, como o frete é por SEDEX, sai uma nota!!! Simplesmente não compensa...

É verdade, temos aí um ponto fraco na K7VTA5... até porque os processadores são projetados para dissipar o calor para cima, e não para baixo! O ideal seria que o termistor encostasse no die mesmo, pela lateral, e não embaixo... Ou seja, daí já dá pra pensar que a temperatura é BEM maior do que a medida pelo sistema da VTA5...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...