Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte danificou placa-mãe? Trocar antiga ou dar upgrade?


Posts recomendados

Boa tarde, eu estou com uma dúvida, primeiramente eu gostaria de falar um ocorrido da semana passada e gostaria de saber opinião de vocês. Na semana passada eu fui inserir no meu gabinete aqueles "Led's RGB", e eu fiz uma pequena gambiarra por falta de equipamento para ligar (liguei na fonte) e na hora que eu liguei o PC, saiu fumaça da gambiarra e o PC não ligou mais, então eu tirei o cabo de alimentação e esperei um tempo, depois de uns 2 minutos fui tentar religar e ele ligou normalmente. No outro dia eu comprei o equipamento do led e coloquei corretamente, ocorreu tudo certo, porém eu não percebi mas os 3 coolers do gabinete estavam oscilando velocidade (aumentavam e diminuíam), no outro dia eu percebi isso e fui testar ligar o pc sem os leds, bingo, os coolers voltaram ai normal, porém a entrada da placa-mãe de cabo Ethernet parou de funcionar. 

 

Gostaria de saber:

1. o que não aguentou os leds foi a fonte ou a placa-mãe? Acho que é a fonte mas é sempre bom uma opinião técnica.

2. a placa-mãe pode ter "queimado" mais alguma coisa? Ela está funcionando perfeitamente.

3. Corre risco de queimar mais alguma coisa como por exemplo minha GPU?

4. Estou a um tempo querendo trocar essa placa-mãe, deveria trocar ela por uma da mesma e continuar com o meu kit ou fazer um upgrade?

 

Dados do PC:

 

placa-mãe: H61M-A/BR

Processador: Intel Core i5 3033

Memoria RAM: 8GB 4x4 HyperX

Armazenamento: SSD 320GB

Fonte: Corsair CX 430

GPU: Gigabyte GTX 1050 GDDR5 2GB WINDCOOLER (2 COOLERS)

Coolers: Frontal e traseiro + o do processador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Raphanb0 disse:

@aerolipe No molex da fonte, como mandam normalmente nos tutoriais no youtube etc.

é bem provavel que sua fonte tenha dado algum problema quando fez as gabiarras com os led's, o ideal é você pegar uma fonte emprestada para ver se o problema persiste.

 

dificilmente aconteceu algo na placa-mãe, mas já é bom você não ligar seu computador enquanto esta com essa situação já que se for realmente a fonte pode acabar danificando outros componentes.

 

e em relação ao upgrade, não vejo muito motivo, a não ser que vá trocar a placa de video, pois seu processador leva sua placa de video muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aerolipe Mas o problema é justamente esse, a fonte está funcionando perfeitamente, ela não está dando problema, o meu unico medo é sobre essa entrada de ethernet da placa-mãe que parou de funcionar, ele parou de funcionar no ato da gambiarra, tem algum jeito de eu saber se a fonte está com um problema "silencioso"? Tipo saber se ela está trabalhando normal ? E outra coisa, essa fonte consegue segurar esse PC com folga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua fonte da Corsair tem 430W, era pra aguentar numa boa... mas se você fez alguma ligação errada nesses LEDs, com certeza pode ter ocorrido um curto. Não lembro se a CX430 que tem um projeto mais antigo tem proteção para curto circuito mas acho que tem sim.... dificilmente acho que poderia queimar a placa-mãe ou outro componente.

 

Mas se sua placa-mãe está já com a LAN queimada e outros problemas, de repente vale a pena comprar uma placa semi nova (nova não acha mais pois faz muito tempo que essa geração da Intel saiu de linha). Quanto a dar um upgrade geral no seu sistema, não posso sugerir nada sem que você diga o seu orçamento, quanto pode gastar nessa brincadeira.

 

Espero ter ajudado amigo, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Raphanb0 disse:

@torrentman Obrigado a vocês, vocês teriam algum site confiável onde eu possa comprar uma placa dessa? Ou apenas ML mesmo ?

 

Infelizmente acho que só ML mesmo amigo.... acho difícil alguma loja ter em estoque uma placa LGA1155 hoje em dia.

 

Mas no ML acha ótimas ofertas, e muitos produtos estão com frete grátis lá, dê uma pesquisada que pode achar uma barbada lá.

 

Semana passada comprei um kit de 10 lâmpadas LED Philips aqui pra casa por 115 reais com frete incluso (moro no interior do RS e o frete pra cá é caro quando é cobrado). Fiquei super satisfeito pois chegou rápido, não paguei frete e o valor unitário das lâmpadas (11,50 cada) valeu muito a pena. Andei olhando as mesmas lâmpadas da Philips aqui no interior do RS amarelas (são mais caras que as brancas) não baixa de 14~16 reais cada lâmpada.

 

Dê uma vasculhada no ML por placas 1155, pegue um vendedor platinum com frete grátis que qualquer problema que porventura aconteça com a placa-mãe, você pode devolver o produto e ter seu dinheiro de volta (através do ML mesmo, que é muito eficiente nesse sentido).

 

Abraço, boa sorte na caçada! Agora não posso, mas depois vou dar uma pesquisada e se achar uma barbada eu te passo o link, beleza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@torrentman Chegue do trabalho agora e vim dar uma olhada e percebi que os coolers ficam mudando a velocidade (rápido/lento) apenas quando uso o modo "STROBE" dos leds, esse modo deixa os leds mudando de cor bem devagar, quando é o modo "FLASH" que muda rápido, não muda nada a velocidade dos coolers, quando fica uma cor fixa também não muda nada, abraço e obrigado, tenha uma boa noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Raphanb0 disse:

@torrentman Chegue do trabalho agora e vim dar uma olhada e percebi que os coolers ficam mudando a velocidade (rápido/lento) apenas quando uso o modo "STROBE" dos leds, esse modo deixa os leds mudando de cor bem devagar, quando é o modo "FLASH" que muda rápido, não muda nada a velocidade dos coolers, quando fica uma cor fixa também não muda nada, abraço e obrigado, tenha uma boa noite.

Estranho, os fans estão ligados em adaptador molex direto na fonte ou estão ligados à placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Raphanb0 disse:

@torrentman Molex da fonte (12v amarelo/negativo preto), será que a ação de troca de cor lenta eleva muito o consumo de energia e não da tempo da fonte "ler" que precisa de mais energia do que o habitual ? Mas creio que não existe isso.

Não é o caso amigo... acho que é o fan que não está legal... pois uma fonte dessas como a Corsair jamais teria uma oscilação de tensão tão grande que fosse perceptível na rotação da ventoinha e que não desse um crash no Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...