Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Celular forçou a Fonte a Queimar a Placa de Vídeo?


Posts recomendados

Olá, pessoas! Estou aqui pra contar um caso muito bizarro. Adiantando que eu entendo um pouco sobre o hardware, mas ainda me considero leigo, então gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que realmente aconteceu.

 

Começando início...

 

Eu tinha uma fonte da Corsair 500w, uma GTX 970 e uma placa-mãe da Asus. Essa placa-mãe já vinha apresentando sintomas estranhos. Quando eu ligava ela no começo do dia, era tudo tranquilo. Mas se eu tentasse reiniciar o computador depois das coisas já estarem um pouco "quentes", ela chegava a demorar 10 minutos pra iniciar o Windows. Outro detalhe sobre essa placa, ela tem aquela tecnologia Asus Anti Surge, que supostamente desliga o computador quando algo esquenta demais. Eu desativei essa opção, pois o pc estava desligando quando eu jogava algo pesado (e sei que talvez essa não foi uma atitude muito inteligente).

Certo dia, minha internet caiu pra manutenção. E eu conectei o celular pelo USB no computador, pra usar o celular como roteador. Acontece que com isso, a bateria do celular começou a carregar. Eu não dei a mínima, nem desconfiei que isso pudesse gerar algum problema. Usando o celular como roteador, abri o Conan Exiles, um jogo consideravelmente pesado e que usava bastante do poder da 970. Mais ou menos depois de umas duas horas de jogatina, o computador simplesmente desliga. E quando eu vou tentar ligar de novo, a placa de vídeo começa a pegar fogo. Eu juro pra vocês! Pegou fogo. Eu puxei o cabo de energia rapidamente e abri o gabinete, tirei a placa de vídeo e pra minha surpresa... O pc ligou normalmente. Joguei a placa de vídeo fora.

 

Já comprei uma nova placa de vídeo e hoje já paguei o boleto pra uma nova placa-mãe, processador e memórias ram. A minha conclusão final, foi que o celular carregando a bateria usando a fonte fez minha placa de vídeo queimar. Mas eu não posso afirmar isso com 100% de certeza. E ainda me restam algumas pulgas atrás da orelha. Por exemplo, eu deveria trocar a fonte também? Estou comprando uma 1060 e sei que 500w é o suficiente pra essa placa de vídeo, mas... Fica a dúvida. A fonte já tem 4 anos!

 

Obrigado desde já por lerem e pelas respostas. E sintam-se livres pra me corrigir em qualquer coisa, como eu disse no começo, sou meio leigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RafaelFS13 disse:

E quando eu vou tentar ligar de novo, a placa de vídeo começa a pegar fogo. Eu juro pra vocês! Pegou fogo. Eu puxei o cabo de energia rapidamente e abri o gabinete, tirei a placa de vídeo e pra minha surpresa... O pc ligou normalmente. Joguei a placa de vídeo fora.

 

Já comprei uma nova placa de vídeo e hoje já paguei o boleto pra uma nova placa-mãe, processador e memórias ram. A minha conclusão final, foi que o celular carregando a bateria usando a fonte fez minha placa de vídeo queimar. Mas eu não posso afirmar isso com 100% de certeza. E ainda me restam algumas pulgas atrás da orelha. Por exemplo, eu deveria trocar a fonte também? Estou comprando uma 1060 e sei que 500w é o suficiente pra essa placa de vídeo, mas... Fica a dúvida. A fonte já tem 4 anos!

A corrente que o celular puxa, fica limitada a capacidade de fornecimento de corrente de uma porta USB, que é coisa que não passa de 1A @ 5 Volts, ou seja, insignificante pra fonte.. Se fosse pra algo dar problema, seria sua placa-mãe, não a placa de vídeo..

 

Sobre a placa, ela pegou fogo como? Foi interno ou foi nos conectores? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Matheus Muriel disse:

Cara, nem sei se isso faz muito sentido :v
Até porque o USB não vem direto da fonte, pelo que eu imagino é mais provável ter sido algo com a  placa-mãe

Hmm entendi. Acho que nem vou forçar a nova placa de vídeo antes de chegar a nova placa-mãe então.

 

3 minutos atrás, le007 disse:

@RafaelFS13 O USB tem saída de 5 volts, dificilmente foi isso o problema. Pode ser que sua VGA já estava pra queimar mesmo. Só verifique se os conectores da fonte continuam em bom estado.

valeu! Vou checar.

 

2 minutos atrás, RS Faria disse:

A corrente que o celular puxa, fica limitada a capacidade de fornecimento de corrente de uma porta USB, que é coisa que não passa de 1A @ 5 Volts, ou seja, insignificante pra fonte.. Se fosse pra algo dar problema, seria sua placa-mãe, não a placa de vídeo..

 

Sobre a placa, ela pegou fogo como? Foi interno ou foi nos conectores? 

Foi interno, pegou fogo na placa mesmo, na parte de trás, a parte oposta aos coolers, mais ou menos no meio. E bem... A placa de vídeo simplesmente ter queimado é algo que faz sentido. Só seria bastante "acaso" ter sido justamente nesse dia do celular, só pra me deixar pensativo sobre o que aconteceu. kkk

Vocês acham que eu posso ficar de boa com a fonte então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, RafaelFS13 disse:

Foi interno, pegou fogo na placa mesmo, na parte de trás, a parte oposta aos coolers, mais ou menos no meio. E bem... A placa de vídeo simplesmente ter queimado é algo que faz sentido. Só seria bastante "acaso" ter sido justamente nesse dia do celular, só pra me deixar pensativo sobre o que aconteceu. kkk


Vocês acham que eu posso ficar de boa com a fonte então?

 

Da uma verificada na parte de trás da placa, onde o fogo começou, se tem alguma solda "quebrada" ou um ponto de solda encostando no outro
As vezes você pode ter forçado tanto a placa que com o tempo a solda foi soltando e encostou em outro componente... Ai é curto, e ai é fogo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelFS13

 

O Anti-Surge de placas-mãe ASUS avisa de tensão fora dos padrões vindas da fonte.. Por experiência própria, esse função era um lixo.. Eu mesmo tinha esse problema do PC desligar do nada, usando Internet ou mexendo no Office.. Atualização de BIOS resolveu isso.. Curiosamente, uso uma CX-500 também..

 

Precisar, aparentemente não precisa, se não tem dano nos conectores e tá funcionando normal.. Mas fica a seu critério...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Matheus Muriel disse:

 

Da uma verificada na parte de trás da placa, onde o fogo começou, se tem alguma solda "quebrada" ou um ponto de solda encostando no outro
As vezes você pode ter forçado tanto a placa que com o tempo a solda foi soltando e encostou em outro componente... Ai é curto, e ai é fogo kkkk

Infelizmente eu já joguei a placa de vídeo fora.

 

24 minutos atrás, RS Faria disse:

@RafaelFS13

 

O Anti-Surge de placas-mãe ASUS avisa de tensão fora dos padrões vindas da fonte.. Por experiência própria, esse função era um lixo.. Eu mesmo tinha esse problema do PC desligar do nada, usando Internet ou mexendo no Office.. Atualização de BIOS resolveu isso.. Curiosamente, uso uma CX-500 também..

 

Precisar, aparentemente não precisa, se não tem dano nos conectores e tá funcionando normal.. Mas fica a seu critério...

Sim, sim. Antes de desligar essa função eu pesquisei na internet, até ficar confiante.

Bom aparentemente então, se o celular não foi o suficiente pra forçar demais a fonte... Creio que o problema era a própria placa de vídeo ou nessa placa-mãe já pedindo pra aposentar. As duas coisas já estão sendo trocadas. Vou ficar com essa fonte mesmo e se qualquer outra coisa estranha acontecer, eu troco ela.

Muito obrigado pelas respostas! valeu galera

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...