Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Olá!

 

Gostaria de fazer uma pequena reclamação; Participo do fórum há pouco tempo, quase dois meses, e tenho visto esse tipo de comentário com frequência.

 

image.thumb.png.d1b20d617bada4ab070058046a21f4e2.png

 

Gosto muito de ajudar e receber ajuda, entendo que muitos dos posts sobre programação são apenas os enunciados das pessoas pedindo ajuda, sem código algum feito com antecedência. Porém, acredito que todos nós, inclusive os moderadores, não deviam apenas dar um ctrl+v no post que serve como um "tenta sozinho e dps volta".

Vejo sempre o @Simon Viegas comentando e ajudando quem está com dúvidas sobre como começar um código, e isso encoraja até a mim a tentar desenvolver.

 

Peço que, por favor moderadores, parem com esses comentários chatos e padronizados. Vocês não são BOTS.

 

Grato,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Niê Olá tudo bem?

 

Sobre o lance de que um dos moderadores comentam o código, isso vai de cada um. Não são todos os moderadores que entendem de programação.

 

A "resposta automática" que menciona, foi cuidadosamente elaborada tendo em vista esclarecer de que nenhum trabalho, exercício, monografia, tcc serão feitos por alguém aqui, onde o próprio usuário é responsável pela resolução(inicial). Salvo que ele pode sim pedir ajuda, mas tem que nos ajudar a ajudar(No caso postar o código que ele tentou fazer). 

 

Também é inviável ter que digitar tudo isso, para cada pessoa que aparece postando o enunciado. Pois diariamente são centenas de tópicos como este que são postados. Então para agilizar foi criado um recurso chamado "dever de casa" que só a moderação pode acessar, que informa este texto.

 

É verdade não somos bots, mas também somos humanos e muita das vezes não temos tempo para elaborar respostas. 

 

28 minutos atrás, Niê disse:

Porém, acredito que todos nós, inclusive os moderadores, não deviam apenas dar um ctrl+v no post que serve como um "tenta sozinho e dps volta".

Como mencionei, não é simplesmente um crtl + v. É um recurso que temos, que toda a moderação pode usar, inclusive quem não entende de programação. Além disso, esse texto não serve somente para programação, mas sim para todo e qualquer exercício de qualquer matéria.

 

Grifei em negrito na citação. Isto não é uma "ordem", mas sim uma obrigação do aluno. Sim, ele tem o dever de pelo menos postar uma tentativa, mesmo que errado.  Então temos que informar isso e o texto supre bem.

 

Se coloque no lugar do aluno, ao postar um  código pronto, uma resposta bem elaborada com detalhes e toda a lógica do exercício, você acha que ele vai aprender? Não. Pelo contrário, será apenas copiado e ele não vai aprender.  Lembre-se de que o fórum não é lugar para os alunos pedirem respostas, ou postar o enunciado e esperar milagrosamente pelas respostas. 

 

Enquanto o aluno não apresentar pelo menos uma tentativa, ele sempre irá ganhar esta mesma resposta que você postou no print, justamente para ele saber que quem deve tentar primeiro é ele e não nós( os usuários do fórum)

 

Certo de sua compreensão,

Agradeço desde Já.

Moderador DiF

  • Curtir 5
  • Obrigado 1
  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que essas mensagens incomodam, eu odeio quando chego em um post com enunciado e tem um comentário assim.

 

Ninguém nasce sabendo, muito menos quem posta aqui. Entendo que nem todos os moderadores entendem de programação, mas se não entendem, por que não deixam apenas para os que entendem responderem nesta área?

Quando surge um enunciado, logo se sabe que o usuário quer apenas uma luz para iniciar o código, e/ou um start no cérebro. 90% das vezes que vocês comentam isso num post, são ignorados até aparecer alguém com uma estrutura para o tal código, NÃO É DAR O CÓDIGO DE BANDEJA, é apenas guia-lo e dizer qual caminho seguir.

 

Continuo achando errado e apesar das palavras serem bonitas, são vazias. Haja como um professor então.

19 minutos atrás, DiF disse:

e coloque no lugar do aluno, ao postar um  código pronto, uma resposta bem elaborada com detalhes e toda a lógica do exercício, você acha que ele vai aprender? Não.

Resposta automática ele conseguirá em qualquer canto, então aja como um professor.

Guie o aluno para o caminho certo, o enunciado dele não é uma prova, é um exercício para treinamento. Não dê a resposta, o guie para ela.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Niê disse:

O problema é que essas mensagens incomodam, eu odeio quando chego em um post com enunciado e tem um comentário assim.

 

Imagine como nós nos sentimos quando vemos tópicos que tem títulos toscos, que não tem conteúdo e que ainda assassinam a ortografia..

Imagine como o professor se sente ao ver um aluno superando uma tarefa sem ter aprendido a lição, aí depois o boneco chega na prova, vai mal, e ainda bota a culpa no professor.

 

A vida é feita de decepções. ;)

 

E você descreve duas situações bem diferentes.

Uma é a pessoa que quer ajuda, a outra é a pessoa que quer a solução para o problema sem ter que se esforçar para tal e, lembrando, fazer o trabalho para outros é fraude, e tem docentes que tem uma reação bem desagradável quanto a isso.

 

O pior é o aluno achar que engana o professor..

 

Enfim, se isso te incomoda tanto em um tópico, não participe dele, oras.

Todos aqui participam do fórum de forma voluntária.

 

3 horas atrás, Niê disse:

Não dê a resposta, o guie para ela.

 

É exatamente isso que a mensagem automática faz, guia a pessoa, que quer ajuda, em direção ao caminho certo.

 

Agora, se a pessoa nem sabe qual é o caminho, então ela precisa estudar mais.

 

--

 

3 horas atrás, Niê disse:

 Entendo que nem todos os moderadores entendem de programação, mas se não entendem, por que não deixam apenas para os que entendem responderem nesta área?

 

Porque não precisamos ser programadores experientes para saber que a pergunta se trata de trabalho escolar, e a moderação se ajuda em todas as áreas do fórum quando pode.

Engessar a moderação e recorrer à falácia do apelo à autoridade são duas direções bem erradas a se tomar, já aprendemos isso ao longo dos anos que estamos no ar.

 

3 horas atrás, Niê disse:

Quando surge um enunciado, logo se sabe que o usuário quer apenas uma luz para iniciar o código, e/ou um start no cérebro. 90% das vezes que vocês comentam isso num post, são ignorados até aparecer alguém com uma estrutura para o tal código

 

Você poderia nos mostrar todo o seu espaço amostral deste estudo estatístico, por favor?

Repito, se a pessoa não sabe nem por onde começar, então ela está no caminho errado.

 

PS: revise aí seu haja e aja, por favor, o corretor te sacaneou. ;)

  • Curtir 4
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×