Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Boa noite galera tudo bem, me chamo Gustavo,  Atualmente eu curso o 1º semestre de Gestão de Tecnologia da Informação, porém a grade  não me agradou pois é praticamente tudo teórico e não tem nada de programação, desde mais novo sou fascinado pela área de programação, mas por ser muito preguiçoso até o momento não aprendi nenhuma linguagem, estou pensando em mudar de curso pretendo cursar Sistema de Informação, porém estou bem desanimado pois a faculdade deixa muito a desejar, andei vendo bastante videos e lendo bastante artigos sobre a programação e vi que muuuuuuuuuitos programadores não tem ensino superior, creio que muitos aprendeu a programar por conta própria, tanto que estou estudando por conta própria Algorítimos e Lógica de programação, minha duvida é. Será que compensa continuar pagando caro em uma faculdade que não vai me ensinar praticamente nada? pois perguntei para o pessoal de S.I do 4 semestre os cara sabem menos do que eu, então estou preocupado pois a faculdade esta me tomando muuito tempo e dinheiro com um conteúdo que eu não vejo relevância com a programação. estive vendo alguns videos que o pessoal falou para estudar bem sobre uma determinada programação e procurar tirar certificações que com certeza vale mais que um diploma. Meu foco é Desenvolvimento WEB será que vale a pena investir nessa área?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@GustavoSBC Olá,

O curso em si não é voltado para programação mesmo. Mais Gestão de tecnologia.

Se quiser um curso que foque quase a metade(ou mais) em programação web há o Análise e Desenvolvimento de sistemas. Neste curso, tem cadeiras teóricas, gestão e legislação, documentações(diagramas uml etc, uma parte de redes e o resto é programação. Dependendo do curso as linguagens são diferentes. 

No meu caso(sou formado em ADS), o primeiro semestre teve cadeiras de programação com português estruturado seguido de java e um pouco de php, html+css.  A partir do segundo semestre,  tivemos cadeiras de programação orientada a objetos em java junto com cadeira de redes. No terceiro semestre, foi todo focado em desenvolvimento WEB, PHP, Javascript(com ajax), banco de dados,  no quarto semestre, foi focado em pouco de gestão empresarial, documentações e legislação..

No quinto e sexto foi focado no TCC no qual eu fiz um E-commerce baseado em compras coletivas.

Enfim, o ADS parece ser o ideal para você. Podes expandir seus conhecimentos por fora. 

Fora este curso, existe o Ciências da computação, que é muito voltado para programação. Porém ele, se não me engano, tem foco mais em C/C++ no desenvolvimento de programas. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado amigo pela resposta, estou estudando a possibilidade de Fazer analise e desenvolvimento mesmo. Muito obrigado pela atenção

Compartilhar este post

Link para o post

Opa irmão. Faço SI na Federal daqui... posso te dizer uma coisa, o curso é bem teórico, mas tem sim foco em programação.
A maior carga horaria eh de Programaçao orientada a objetos - java. 
Nesse semestre (1), estou tendo: Fundamentos da Teoria da Computação (68h) que eh uma materia de Ciencias e eh ***** pra caramba. 
Fundamentos da Tecnologia da Informação (34h) essa é teórica, foca mais em como gerenciar uma empresa, resolver problemas etc... moleza

Introdução a Administração  (68h) bem teórico mas super importante, mostra como funciona uma empresa, burocracia, etc. Bom para quem quer ser autonomo.
Algoritmos e prog orientada a objetos 1 (102h)  linguagem java, não sou muito fã de programar, estou me dando mal haha. Tenho 3 aulas na semana, 2 teoricas e 1 prática. Geralmente o professor manda fazer códigos no papel, nas aulas teóricas.

Em geral o que posso te afirmar é: você vai programar e aprender gerenciar uma empresa, lidar com problemas. Estou gostando do curso! 

Para o meu propósito que é ser um empreendedor, é uma boa pedida. Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais