Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito que reduz de 6V para 1.5V para funcionar "Ladrão de Joule".


Posts recomendados

A ideia é a seguinte, um circuito que reduz a tensão de 6V para 1.5V que vai alimentar outro circuito, um "Joule Tiefh" que por sua vez vai alimentar um abajur com um único led de 3,2V.A fonte é um carregador daqueles celulares "tijolo" antigo de 5.7V mas, medida a saída está produzindo 6V.O intuito na realidade é estudo, sou autodidata, o abajur é para minha netinha pequenina, fica aceso à noite no quarto. Mando imagens do circuito redutor, peço que me ajudem a aperfeiçoa-lo, vai ficar no quarto de uma criança e tenho que fazer algo seguro e que não pegue fogo, como ainda sou iniciante, fiquei sem confiança, no protoboard o circuito se mostra muito instável com variação na tensão, eu suspeitei que pode ser porque os componentes não estão soldados mas, na dúvida eu peço ajuda aos mestres.

6V para 1.5V.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Essa ideia não tem muito sentido, a melhor coisa a se fazer é reduzir os 6 para 3,2V e acender o Led direto.

Calcule R2 para que se tenha uma tensão de saída de 3,2V.

Na realidade mestre88 o intuito é conhecer esse circuito e também Joule Tiefh, por isso fiz desse jeito, estou aprendendo eletrônica e monto pequenos circuitos para estudo, sei que bastaria um limitador para acender o pequeno led mas, quero aprender a calcular esses resistores.

adicionado 19 minutos depois

Vejam com fiz e deu certo, esses fóruns são de muita ajuda para quem quer aprender.

6V para 1.5V ok.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BlackWidow funciona, mas não é o correto. 

R1 deve ser fixo, sempre em 220 ou 240 ohm, você só altera o valor do R2. 

Geralmente se coloca um potenciômetro no lugar dele. Mas para 1,5V pode colocar um resistor de 47R.