Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito que reduz de 6V para 1.5V para funcionar "Ladrão de Joule".


Posts recomendados

A ideia é a seguinte, um circuito que reduz a tensão de 6V para 1.5V que vai alimentar outro circuito, um "Joule Tiefh" que por sua vez vai alimentar um abajur com um único led de 3,2V.A fonte é um carregador daqueles celulares "tijolo" antigo de 5.7V mas, medida a saída está produzindo 6V.O intuito na realidade é estudo, sou autodidata, o abajur é para minha netinha pequenina, fica aceso à noite no quarto. Mando imagens do circuito redutor, peço que me ajudem a aperfeiçoa-lo, vai ficar no quarto de uma criança e tenho que fazer algo seguro e que não pegue fogo, como ainda sou iniciante, fiquei sem confiança, no protoboard o circuito se mostra muito instável com variação na tensão, eu suspeitei que pode ser porque os componentes não estão soldados mas, na dúvida eu peço ajuda aos mestres.

6V para 1.5V.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Essa ideia não tem muito sentido, a melhor coisa a se fazer é reduzir os 6 para 3,2V e acender o Led direto.

Calcule R2 para que se tenha uma tensão de saída de 3,2V.

Na realidade mestre88 o intuito é conhecer esse circuito e também Joule Tiefh, por isso fiz desse jeito, estou aprendendo eletrônica e monto pequenos circuitos para estudo, sei que bastaria um limitador para acender o pequeno led mas, quero aprender a calcular esses resistores.

adicionado 19 minutos depois

Vejam com fiz e deu certo, esses fóruns são de muita ajuda para quem quer aprender.

6V para 1.5V ok.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BlackWidow funciona, mas não é o correto. 

R1 deve ser fixo, sempre em 220 ou 240 ohm, você só altera o valor do R2. 

Geralmente se coloca um potenciômetro no lugar dele. Mas para 1,5V pode colocar um resistor de 47R. 

 

Se quer aprender a calcular o LM317 leia o datasheet ou procure aqui no fórum, a fórmula já foi citada várias vezes. 

 

Como você diz, é para fins didáticos e quer que seja seguro. 

Eu faria o abajur com 3V mesmo depois ia brincar com o ladrão de joule usando pilhas mesmo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este circuito joule thief na verdade não passa de uma fonte chaveada de topologia Flybackl. Vejam:

https://embedderslife.wordpress.com/2015/05/13/an-analysis-of-a-joule-thief-circuit/

 

Ainda por cima é auto-oscilante. 

Aqui está um artigo que fala sobre fontes flybacks auto-oscilantes: 

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2014/06/projeto-e-calculo-dos-indutores-de-uma.html

adicionado 22 minutos depois

 

Como já disse, o circuito segue a mesma teoria das fontes flybacks auto-oscilantes descritas no artigo que postei o link. 

Mas no caso deste  joule thief o circuito é mais ineficiente.

Observem que não existe nada que faça aterrar a base de Q1 quando a corrente atinge o limite ou quando a tensão de saída atinge o limite.

Isso significa que após iniciar o pulso, o transistor permanece conduzindo até que o trafo sature. Quando então satura, o campo magnético deixa de crescer no núcleo. Isso faz parar de induzir e por isso o campo se inverte, despolarizando o transistor. É aí que está a auto-oscilação. 

 

Mas a baixa eficiência está no fato que o circuito "espera" o trafo saturar para inverter o campo magnético.

Isso de deixar o trafo saturar deve fazer desperdiçar muita energia.  

 

 

image.png.0fb9c74e1f7e6e53530d3eaa743bf952.png

adicionado 37 minutos depois

No fórum eevblog eu encontrei uma versão melhorada deste joule thief:

Observem que este tem um transistor que desliga Q1 quando a corrente atinge determinados valores. 

https://www.eevblog.com/forum/projects/joule-thief-optimization-your-ideas-wanted/

 

image.thumb.png.2b2144173a130b865b8de0f4bae2cedd.png

 

adicionado 38 minutos depois

Tem até o arquivo de simulação do LTspice que eu até baixei e estou simulando. 

adicionado 43 minutos depois

Este vídeo mostra outra versão que foi projetada para uma instituição de caridade.

Mas foi projetada especialmente para não precisar da bobina de realimentação e ser mais fácil de fazer.

Mas diz o cara lá no fórum gringo que este modelo não funciona muito bem com tensões muito baixas. 

https://www.youtube.com/watch?v=qfgX93o8HzY

 

 

 

Vejam: 

http://www.earstoourworld.org/humanalight/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito do Joule Thief funciona muito bem e acende o led a partir de 0.6V, o que não está funcionando é a fonte, ela é de um celular daqueles antigo(tijolo) e tem 5.7V e 800mA, preciso transformar a tensão para 1.5V para abastecer o circuito do Joule Thief.

No proteus não consigo simular esse circuito mas, montado ele funciona muito bem.

Joule thief.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...