Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar motor CC na tomanda


Posts recomendados

Boa tarde amigos,
Tenho uma motobomba 0,55 Kw e é de corrente continua que a entrada de tensão vai de 45 a 300 cc. 
Quero fazer um teste ligando ela na tomada 220v AC. Para isso pretendo utilizar uma ponte de diodos ( não sei qual pra esta potencia).

Existe um drive que acompanha essa motobomba para ligar a tensão cc. Eu devo colocar junto a ponte de diodos alguns capacitores? será q isso é uma boa ideia ?
Essa ligação precisa ser feita de forma segura pois vai pra uma feira.
Se alguém tiver ideias ou ja fez algo do tipo e puder compartilhar eu agradeço !!! 
Uma excelente tarde para todos.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma simples ponte de diodos será o suficiente. Se desejar colocar um pequeno capacitor de 400V na saida da ponte para filtrar o faiscamento das escovas do motor tudo bem, é opcional. Pela baixa potência do motor, pode usar o popular 1N4007 na construção dessa ponte de diodos. Pela potência acredito que esse seja um motor de 4 fios, 2 para a bobina do campo e 2 para a armadura ou é de campo fixo (ímã permanente)?.

Caso seja de campo bobinado, não se atreva a ligar a armadura antes ou simultaneamente ao campo. Primeiro liga-se o campo, depois a armadura.

Com o circuito abaixo já se tem esse tempo. Um contator auxiliar (é barato) leva entre 80ms e 120ms para armar, tempo suficiente para que o campo se estabeleça. Te dará o retardo necessário.

Sem título.png

Relendo seu post, notei a existência de um driver. Possivelmente já tem tudo dentro dele, mas tem que entender que entender que alguns drivers apenas controlam a armadura e são omissos quanto ao campo, se é que seu motor possui campo bobinado. Nos fale mais desse driver, mostre fotos, fale se o motor é de 2 ou 4 fios, foto da placa do motor tb ajuda.

adicionado 12 minutos depois

O desenho que postei considera uma bobina de campo de 220Vdc, Se for de 120Vdc vai uma pequena modificação, coisa simples.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu motor é de corrente alternada e essa placa é um inversor que transforma a corrente contínua proveniente de painéis solares na tensão AC para acionamento do motor.

Caso tenha rede elétrica no local e não deseje investir em painéis solares pode ligar a bomba diretamente na rede elétrica sem precisar dessa placa. Apenas observe a tensão do motor e da rede elétrica disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Mestre88 disse:

Me parece que o motor é trifásico, logo precisa da placa para ligar no 220V monofasico. 

A melhor solução é uma ponte retificadora e um capacitor eletrolítico pra alimentar esse inversor, o ruim é que vai passar de 300Vcc ao ligar em 220Vca. 

Será que passa mesmo se colocar um capacitor pequeno ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, leaokrollew disse:

Será que passa mesmo se colocar um capacitor pequeno ?

Sim.

O capacitor serve apenas para preencher os espaços vazios da senoide. E sem um capacitor na saída dos diodos um multímetro não vai marcar a tensão de pico, pois o aparelho só mostra a tensão média.

@leaokrollew Na sua região não tem 110/127V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim.

O capacitor serve apenas para preencher os espaços vazios da senoide. E sem um capacitor na saída dos diodos um multímetro não vai marcar a tensão de pico, pois o aparelho só mostra a tensão média.

@leaokrollew Na sua região não tem 110/127V?

Aqui é 220 + neutro e 380 fase +fase  
Eu tenho um trafo 110-220  de 1100 VA posso usar ele pra dar uma rebaixada e depois retifico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Quanta complicação! Não é mais simples, barato, seguro e eficiente partir para um motor já na tensão de rede existente?

Esse equipamento vai trabalhar em um lugar remoto onde n tem energia . Usaremos placas fotovoltaica. porém onde vamos apresentar vamos ligar na energia comum e retificar pra simular uma placa solar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...