Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
leaokrollew

Ligar motor CC na tomanda

Recommended Posts

Boa tarde amigos,
Tenho uma motobomba 0,55 Kw e é de corrente continua que a entrada de tensão vai de 45 a 300 cc. 
Quero fazer um teste ligando ela na tomada 220v AC. Para isso pretendo utilizar uma ponte de diodos ( não sei qual pra esta potencia).

Existe um drive que acompanha essa motobomba para ligar a tensão cc. Eu devo colocar junto a ponte de diodos alguns capacitores? será q isso é uma boa ideia ?
Essa ligação precisa ser feita de forma segura pois vai pra uma feira.
Se alguém tiver ideias ou ja fez algo do tipo e puder compartilhar eu agradeço !!! 
Uma excelente tarde para todos.  

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

Uma simples ponte de diodos será o suficiente. Se desejar colocar um pequeno capacitor de 400V na saida da ponte para filtrar o faiscamento das escovas do motor tudo bem, é opcional. Pela baixa potência do motor, pode usar o popular 1N4007 na construção dessa ponte de diodos. Pela potência acredito que esse seja um motor de 4 fios, 2 para a bobina do campo e 2 para a armadura ou é de campo fixo (ímã permanente)?.

Caso seja de campo bobinado, não se atreva a ligar a armadura antes ou simultaneamente ao campo. Primeiro liga-se o campo, depois a armadura.

Com o circuito abaixo já se tem esse tempo. Um contator auxiliar (é barato) leva entre 80ms e 120ms para armar, tempo suficiente para que o campo se estabeleça. Te dará o retardo necessário.

Sem título.png

Relendo seu post, notei a existência de um driver. Possivelmente já tem tudo dentro dele, mas tem que entender que entender que alguns drivers apenas controlam a armadura e são omissos quanto ao campo, se é que seu motor possui campo bobinado. Nos fale mais desse driver, mostre fotos, fale se o motor é de 2 ou 4 fios, foto da placa do motor tb ajuda.

adicionado 12 minutos depois

O desenho que postei considera uma bobina de campo de 220Vdc, Se for de 120Vdc vai uma pequena modificação, coisa simples.

Editado por Sérgio Lembo
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Seu motor é de corrente alternada e essa placa é um inversor que transforma a corrente contínua proveniente de painéis solares na tensão AC para acionamento do motor.

Caso tenha rede elétrica no local e não deseje investir em painéis solares pode ligar a bomba diretamente na rede elétrica sem precisar dessa placa. Apenas observe a tensão do motor e da rede elétrica disponível.

Compartilhar este post

Link para o post

Me parece que o motor é trifásico, logo precisa da placa para ligar no 220V monofasico. 

A melhor solução é uma ponte retificadora e um capacitor eletrolítico pra alimentar esse inversor, o ruim é que vai passar de 300Vcc ao ligar em 220Vca. 

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, Mestre88 disse:

Me parece que o motor é trifásico, logo precisa da placa para ligar no 220V monofasico. 

A melhor solução é uma ponte retificadora e um capacitor eletrolítico pra alimentar esse inversor, o ruim é que vai passar de 300Vcc ao ligar em 220Vca. 

Será que passa mesmo se colocar um capacitor pequeno ?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
26 minutos atrás, leaokrollew disse:

Será que passa mesmo se colocar um capacitor pequeno ?

Sim.

O capacitor serve apenas para preencher os espaços vazios da senoide. E sem um capacitor na saída dos diodos um multímetro não vai marcar a tensão de pico, pois o aparelho só mostra a tensão média.

@leaokrollew Na sua região não tem 110/127V?

Editado por Mestre88

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim.

O capacitor serve apenas para preencher os espaços vazios da senoide. E sem um capacitor na saída dos diodos um multímetro não vai marcar a tensão de pico, pois o aparelho só mostra a tensão média.

@leaokrollew Na sua região não tem 110/127V?

Aqui é 220 + neutro e 380 fase +fase  
Eu tenho um trafo 110-220  de 1100 VA posso usar ele pra dar uma rebaixada e depois retifico. 

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, leaokrollew disse:

Aqui é 220 + neutro e 380 fase +fase  
Eu tenho um trafo 110-220  de 1100 VA posso usar ele pra dar uma rebaixada e depois retifico. 

Ah sim. 

Com o trafo fica beleza, sem risco de queimar o motor e a placa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Quanta complicação! Não é mais simples, barato, seguro e eficiente partir para um motor já na tensão de rede existente?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Quanta complicação! Não é mais simples, barato, seguro e eficiente partir para um motor já na tensão de rede existente?

Esse equipamento vai trabalhar em um lugar remoto onde n tem energia . Usaremos placas fotovoltaica. porém onde vamos apresentar vamos ligar na energia comum e retificar pra simular uma placa solar.

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Tem razão. 

Mas no caso é fazer funcionar com coisas que estão disponíveis, pois é para teste. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais