Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relé e resistor no Arduino


caio546

Posts recomendados

Boa tarde, não entendo nada de eletrônica e estou precisando fazer um projeto que utiliza um relé SSR-25DA da marca Fotek.

A minha dúvida é: preciso utilizar um resistor entre o pino 7 do arduino e o relé? Se sim, qual o valor da resistência?

Segue imagem do circuito em anexo.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do jeito que está funciona. Note que esse circuito consome 7.5mA. Se considerarmos que a maioria dos MCUs suportam entre 20 e 25mA na saída esse valor até pode parecer pouco, mas não é. Vai ter que sustentar um mínimo de 2,4V na saída com essa corrente e o limite de corrente por pino não pode ser multiplicado pela quantidade de saídas do MCU. Existe o limite máximo por pino e o limite máximo do MCU, que está longe de ser limite_pino x quantidade de pinos.  Respeitados esses limites sua ideia dará certo.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda! Segundo as informações que encontrei, o limite máximo por pino é de 40mA e o limite máximo total da placa é de 200mA. Além do circuito com o relé, um leitor de temperatura MAX6675 e um cooler será ligado no Arduino conforme as imagens. Terei algum tipo de problema se fizer o circuito dessa forma?

circ1.jpg

Arduino-Connections.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando para as informações acima:

Cooler < 4mA na base do transistor

rele = 7,5mA

modulo termopar < 1mA nos pinos de data

Conclusão:

consumo individual < 40mA = pass

consumo total < 200mA = pass

 

adicionado 7 minutos depois

Apenas uma observação de refinamento de circuito: mantenha sempre separados os GNDs de potência e controle. Vá buscar o zero volt do cooler (emissor do transistor) diretamente na fonte e não na placa do Arduíno (controle). Nesse circuito talvez a influência disso seja pequena, mas em circuitos de PWM em potência esse tipo de erro costuma provocar instabilidades e em casos mais extremos até travamento do processador. Pelo mesmo motivo, procure trazer o GND que irá alimentar os módulos auxiliares diretamente da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...