Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
caio546

Relé e resistor no Arduino

Recommended Posts

Boa tarde, não entendo nada de eletrônica e estou precisando fazer um projeto que utiliza um relé SSR-25DA da marca Fotek.

A minha dúvida é: preciso utilizar um resistor entre o pino 7 do arduino e o relé? Se sim, qual o valor da resistência?

Segue imagem do circuito em anexo.

Sem título.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do jeito que está funciona. Note que esse circuito consome 7.5mA. Se considerarmos que a maioria dos MCUs suportam entre 20 e 25mA na saída esse valor até pode parecer pouco, mas não é. Vai ter que sustentar um mínimo de 2,4V na saída com essa corrente e o limite de corrente por pino não pode ser multiplicado pela quantidade de saídas do MCU. Existe o limite máximo por pino e o limite máximo do MCU, que está longe de ser limite_pino x quantidade de pinos.  Respeitados esses limites sua ideia dará certo.

Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda! Segundo as informações que encontrei, o limite máximo por pino é de 40mA e o limite máximo total da placa é de 200mA. Além do circuito com o relé, um leitor de temperatura MAX6675 e um cooler será ligado no Arduino conforme as imagens. Terei algum tipo de problema se fizer o circuito dessa forma?

circ1.jpg

Arduino-Connections.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhando para as informações acima:

Cooler < 4mA na base do transistor

rele = 7,5mA

modulo termopar < 1mA nos pinos de data

Conclusão:

consumo individual < 40mA = pass

consumo total < 200mA = pass

 

adicionado 7 minutos depois

Apenas uma observação de refinamento de circuito: mantenha sempre separados os GNDs de potência e controle. Vá buscar o zero volt do cooler (emissor do transistor) diretamente na fonte e não na placa do Arduíno (controle). Nesse circuito talvez a influência disso seja pequena, mas em circuitos de PWM em potência esse tipo de erro costuma provocar instabilidades e em casos mais extremos até travamento do processador. Pelo mesmo motivo, procure trazer o GND que irá alimentar os módulos auxiliares diretamente da fonte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, muito obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×