Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC 12F675 em chocadeira


Posts recomendados

Olá. Gostaria de saber se alguém sabe algum site/ documento ou qualquer outra fonte de conhecimento que seja possível eu programar um pic 12F675 para que o mesmo possa temporizar e atuar como termostato ao mesmo tempo. Ou alguém que possa desenvolver pra mim esse projeto. Agradeço caso possam ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2018 às 19:21, aphawk disse:

@Oderlando R. Silva ,

 

Nada como o Google ....

 

http://www.romanblack.com/shift1/sh1_p2.htm

 

Paulo

Esse esquema não serviria. O temporizador que desenvolvi e o termostato que estou desenvolvendo se mostram mais simples que o esquema proposto. Perguntei aqui porque me disseram que o uso de pic tornaria mais simples pelo emprego de menos componentes. Montei os circuitos da forma mais simples e confiável que encontrei, tendo em vista de desenvolver sistemas simples e baratos :). Mas nunca usei pic...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oderlando R. Silva ,

 

Bom, se o seu circuito permite controlar vários ciclos de tempos em torno de 6 horas e a temperatura com razoável precisão, e permite ajustar tudo isso de uma maneira simples e sem display,  e ainda ficou mais simples e barato do que o circuito utilizado no link, não precisa mesmo de nenhum microcontrolador...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Sérgio ! Tudo bem com você ? A minha intenção era desenvolver um timer com temporização fixa e um termostato com uma faixa de temperatura também fixa. O objetivo do desenvolvimento de tais hardwares seriam para uso em chocadeira. Tendo em vista esse objetivo, consegui baratear bastante o projeto. Mas, a custo de curiosidade e por não conhecer o uso de pic, decidi investigar como seriam circuitos equivalentes a estes, fazendo uso de pic. Ja vi uns circuitos timer com temporização fixa que sao realmente bem simples. É isso que fiquei curioso, a simplicidade de tais circuitos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oderlando R. Silva , dá para se fazer com micro controlador com uso mínimo de componentes. Se for para produção seriada, dá para se fazer a leitura de ADC sem uso de referência de tensão externa. No geral (vale a pena ler o datasheet do MCU selecionado) os ADCs oferecem entrada de referência externa e interna. A interna pode ser de valor único ou de uma gama de tensões a ser selecionada (mais uma vez ler o datasheet).. O problema das referências internas é que muitas delas não possuem boa exatidão, podem variar 10% sobre o valor nominal, o que representa um desastre quando se deseja razoável precisão na operação. A boa notícia é que possuem precisão (repetibilidade), então se uma referência de 1,10V nominais tiver 1,02V reais, esses 1,02 reais são estáveis e poderá contar com ele esteja frio ou quente, em 5 anos de operação os 1,02V ainda estarão presentes e firmes. A saída de baixo custo para essa situação requer umas simples rotina de calibração. Usando uma fonte externa de de valor conhecido e rígidamente constante (consegue-se isso com um barato TL431) o MCU faz a leitura e, por conhecer o valor que está sendo lido, consegue estabelecer a relação volts por bit, grava essa constante na EEprom e se tem um sistema calibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...