Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 8400 esquentando muito!


Posts recomendados

Por favor alguém me ajuda!

A mais ou menos 2 semanas fiz um upgrade no meu pc, comprei um i5 8400 + placa-mãe aorus z370 + memória ram ddr4 + water cooler corsair h80i, e estou notando que o meu processador está esquentando muito, agora só com o google aberto ele está em 66°, além do water cooler tenho mais um na parte frontal do gabinete puxando o ar pra dentro. Quando jogo o processador chega fácil aos 98° e isso está me deixando um pouco assustado. Noto que o clock memory está sempre em torno de 3900 Mhz sendo que o clock base é de 2.8 Mhz, cara isso é normal? Ajudem por favor

Obs.: Fonte 500w Casemall - 1050ti - ssd 120 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Lemes Caraca, aqui o i5-8400 pega 70-75ºC em full load, isso com o cooler box mesmo, nem me dei ao trabalho de trocar a pasta térmica que veio junto.

 

O air flow do gabinete está correto? E quantas fans você possui no gabinete?

 

1 hora atrás, João Lemes disse:

Noto que o clock memory está sempre em torno de 3900 Mhz sendo que o clock base é de 2.8 Mhz, cara isso é normal?

Absolutamente normal, o i5-8400 possui uma tecnologia chamada Turbo Boost, onde, quando necessário, o processador alcança clocks maiores.

 

No caso do 8400, ele deveria alcançar até 4.0GHz, mas se eu não me engano ele só alcança essa quantidade em placas-mãe Z370, e quando ativada a opção MCE (Multicore Enhancement) na BIOS que já vem desativada por padrão.

Em placas mais simples, como a H310, ele alcança até 3.9GHz.

 

[EDIT]: Não tinha lido que você disse "está sempre em torno de 3.9GHz", acho que não é normal ele estar SEMPRE usando o máximo dele, principalmente se você não estiver com nada relevante aberto. Provavelmente é alguma configurações na BIOS ou algo nesse sentido, infelizmente não sei te informar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Bardo indecente disse:

Ja tentou trocar a pasta termica?

Ja sim!

 

9 horas atrás, adcarvalho disse:

@João Lemes Essa sua fonte não é lá grande coisa, talvez ela pode ser a causa. Veja o teste dela:

 

 

@adcarvalho teria como a fonte causar o superaquecimento da cpu? 

adicionado 7 minutos depois
8 horas atrás, juniorasmj disse:

@João Lemes Caraca, aqui o i5-8400 pega 70-75ºC em full load, isso com o cooler box mesmo, nem me dei ao trabalho de trocar a pasta térmica que veio junto.

 

O air flow do gabinete está correto? E quantas fans você possui no gabinete?

 

Absolutamente normal, o i5-8400 possui uma tecnologia chamada Turbo Boost, onde, quando necessário, o processador alcança clocks maiores.

 

No caso do 8400, ele deveria alcançar até 4.0GHz, mas se eu não me engano ele só alcança essa quantidade em placas-mãe Z370, e quando ativada a opção MCE (Multicore Enhancement) na BIOS que já vem desativada por padrão.

Em placas mais simples, como a H310, ele alcança até 3.9GHz.

 

[EDIT]: Não tinha lido que você disse "está sempre em torno de 3.9GHz", acho que não é normal ele estar SEMPRE usando o máximo dele, principalmente se você não estiver com nada relevante aberto. Provavelmente é alguma configurações na BIOS ou algo nesse sentido, infelizmente não sei te informar.

Cara to achando que o problema esta no h80i v2 porque eu nao to conseguindo fazer a placa-mãe reconhecer a entrada usb dele, montei tudo certinho não tem nem como errar, os fans funcionam o led acende mas não reconhece na placa-mãe, acho que não está funcionando estou pensando em montar com o cooler box pra ver se a temperatura normaliza, se normalizar vou solicitar um RMA. Se tiverem alguma solução pro meu problema será bem-vinda. Obs.: na bios o cpu fan marca 0 rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João Lemes disse:

Ja sim!

 

@adcarvalho teria como a fonte causar o superaquecimento da cpu? 

adicionado 7 minutos depois

Cara to achando que o problema esta no h80i v2 porque eu nao to conseguindo fazer a placa-mãe reconhecer a entrada usb dele, montei tudo certinho não tem nem como errar, os fans funcionam o led acende mas não reconhece na placa-mãe, acho que não está funcionando estou pensando em montar com o cooler box pra ver se a temperatura normaliza, se normalizar vou solicitar um RMA. Se tiverem alguma solução pro meu problema será bem-vinda. Obs.: na bios o cpu fan marca 0 rpm.

A bomba do WC está ligada no conector CPU_Fan, amigo? Se for, a bomba está parada e justifica a temperatura alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@torrentman Está sim amigo! Coloquei o cooler box original e a temperatura normalizou. Agradeço a ajuda de vocês, realmente esse WC está ruim, terei que solicitar o RMA infelizmente.

EDIT: O cabo usb pro corsair link não interfere no funcionamento da bomba correto? vi que conectei ele em uma saída SYS_FAN e não USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Lemes disse:

@torrentman Está sim amigo! Coloquei o cooler box original e a temperatura normalizou. Agradeço a ajuda de vocês, realmente esse WC está ruim, terei que solicitar o RMA infelizmente.

EDIT: O cabo usb pro corsair link não interfere no funcionamento da bomba correto? vi que conectei ele em uma saída SYS_FAN e não USB.

Ótimo, acione a garantia o mais breve possível... eu pessoalmente não gosto de WC, seja selado como o seu ou desses de montar as mangueiras e tal.

 

Sou da moda antiga, do velho e bom air cooler mesmo, esse não falha, só se você instalar errado mesmo. Esteticamente o air cooler não é tão interessante como um WC selado da Corsair por exemplo, mas confio bem mais no meu 212X do que se tivesse um WC selado da Corsair ou Coolermaster.

 

Boa sorte na garantia amigo! Qualquer dúvida, poste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Boa noite jovenzinho, então agora pouco eu estava tranquilamente jogando Far  Cry 5 e tomei um baita susto, estava chovendo e  eu de Headset, e comecei a ouvir um barulho igual de uma turbina, quando olho no cantinho da tela o painel do afterbaner mostrando o i5 8400 em 72º sai do jogo e desliguei o pc, abri a tampa, verefiquei se o cooler do radiador estava a funcionar, tentei apertar mais ainda a base da bomba do watercooler e estava simplesmente em ordem, até encostei a mão no dissipador dos VRMS, como é a primeira vez que estou utilizando watercoller e diga-se de passagem a TEC LAB provou que esse é o melhor  da categoria 120m o Riotoro Bifrost e realmente não tinha problema nele, e meu gabinete é super refrigerado com 4 fans, a temperatura em jogos do i5 8400 é em media 37º porém isso é o que o afterbaner mostra, mas pelo app da placa-mãe é medido separadamente o processador e o vrm então ele fica em 28º mas recomendo sempre usar o aferbaner pra ajustar as  fans, então liguei o pc entrei no aplicativo da gigabyte que é uma b360 aorus gaming 3 e descobri que ela estava com o alerta de temperatura ativo, ativei e já abri o faar cry 5 novamente, e o jogo fiicava fechando quando ia carregar o ultimo ponto salvo. Eu to pra dizer que foi o jogo que causou isso, pois não vi nada errado, depois joguei por uma hora seguida e a temperatura seguiu ao normal. É no minimo bisarro isso.

Configuração da máquina

cpu: I5 8400

placa-mãe: B360

Memória ram: 8g crucial ddr4 2400 mHz

Placa de vídeo: GTX 1060 6 GB Rog Strix ASUS overclocker edition

Fonte: Corsair 500w white

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edenilson Ribeiro disse:

i5 8400 em 72º

qual é o problema amigo? 72º é uma temperatura totalmente aceitavel em jogos para o processador.

 

1 hora atrás, Edenilson Ribeiro disse:

a temperatura em jogos do i5 8400 é em media 37º

Tem certeza disso? 37º é temperatura em idle..

 

Poderia detalhar mais a sua preocupação?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rusty1 disse:

qual é o problema amigo? 72º é uma temperatura totalmente aceitavel em jogos para o processador.

 

Tem certeza disso? 37º é temperatura em idle..

 

Poderia detalhar mais a sua preocupação?.

Sou eu o Edenilson, o site bugou e não to conseguindo logar, respondendo sua pergunta; sim ele ficava em media 37º em jogos, agora o problema continuou, o pc ligado no menu da bios da placa-mãe ta indo pra 60º testei tudo, watercoller ta funcionando e todas as ventoinhas, uma mangueira quente e a outra fria, led do watercooler tambem ligado, troquei a pasta termica, desconectei todos os hds desconfiado de ser a fonte, tirei até a placa de video pra reduzir ainda mais a energia da fonte em uso, mudei para outro slot a memoria ram, resetei a bios, e descobri que apenas um núcleo do i5 ta funcionando, e a 100% só abri o jogo mais leve que tinha o cs 1.6 pra ativar o afterbanner, e por sorte tenho a informação dos seis núcleos e temperaturas deles o cpu 1 100% os demais 0%, dai vi que minha bios estava na versão F2 tentei atualizar via softerware e simplesmente o app center bugou, tentei pelo qflash pelo menu da placa-mãe com o pendrive, deu: no disk

dai mudei porta usb em todas nao funcionou, agora arrisquei mais, desistalei o app center do sistema, fui la no modo de inicialização do Windows e marquei para inicializar com os 6 núcleos, que não funcionou, apos ter desinstalado o app center baixei de novo, funcionou mas ta faz 30 minutos instalando a bios F4 e nada de terminar, pra piorar ainda, o app da gigabyte que monitora os fans, memoria  e processador, exibe tudo com ponto de interrogação, os fans e as temperaturas. não sei mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente foi meu water cooler mesmo, com 16 dias de uso queimou, demorei descobrir, pois esse tipo de hardware não aparenta falhas, to usando o cooler box novamente, nunca tinha usado refrigeração liquida e nem sei se um dia irei querer usar de novo depois dessa, to mais afim de comprar um cooler grande, pois meu gabinete fica deitado com a placa na posição tipo bancada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...