Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Custom Loop - Maelstrom 240T modificado


Posts recomendados

Configuração:

Ryzen 5 1400 3.7Ghz 1.350mV

XFX HD 7950 3Gb 384Bits 800/1250Mhz@1100/1500Mhz

1x8Gb DDR4 2400Mhz Avexir Core Series

Mobo MSI B350 PC Mate

SFX500 Sharkoon SilentStorm

SSD 240Gb Radeon R3

HD 1Tb + 2x500Gb

 

Gabinete Hummer MC preto <- ventilação mais ou menos

1x Cooler em cima <- removendo ar

1x Cooler atrás <- removendo ar

2x Coolers na frente, puxando ar para dentro - através do radiador <- provavelmente não a melhor das ideias - Mas ta tudo meio apertado agora.

 

--

Temperatura com 240T apenas, processador(P95 FPU test):

Em torno de 5c acima do ambiente em idle, até 25c acima da ambiente em carga.

--

Com loop, FANs de saida a 900RPM -- FANS de entrada a 1300RPM -- Bombas a 1700RPM:

--- Dados do processador, aaaaaaah, acabou a porcaria da minha pasta térmica, mds o que eu faço...Com a greve, só mes que vem para pegar mais. SOS halp halp SOS

coloquei a rapa da rapa no processador e tive que manter o que ja tinha antes nele - que tava super fino e meio seco -, não tem o suficiente.

 

Temp do processador 8~10c acima do ambientne em idle, até 35c acima do ambiente em carga.  <-- Até troca de pasta, dados irrelevantes. --->

 

 

Estou falando de temperatura acima do ambiente, porque desde quando fiz os testes com cooler stock a temperatura ambiente subiu de 9~14c para 24c.

 

Teste de temperatura x Overclock no Shadow of Mordor

 

data_mordor.thumb.JPG.374fb8641306810412f2e2bfc83b94c9.JPG

*em graus acima da temperatura ambiente

Valores em azul, temperatura ambiente estava 12c ~aproximadamente

Valores em laranja, temperatura estava a 24c ~aproximadamente

Para ter a temperatura real, no momento do teste. faça valor + ambiente = x

 

--

 

5b0aed4100d7a_ndice.thumb.jpg.f5c32acec212e16796c630f6ef715869.jpg

 

Ta meio, mais ou menos. Meus cabos sleevados estão em algum lugar entre Curitiba e Porto Alegre, quando chegarem vou dar uma melhorada na organização.

E sim, mantive a carcaça e o plate interno da 7950, para refrigerar o VRM e os modulos de memoria.

 

--

 

Depois vou postar um post la no blogzin para registrar, com os links para peças e algumas considerações, dai atualizo aqui.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pequena atualização.

 

Removi a carcaça da GPU, ja que ela limitava a refrigeração do VRM, e adicionei um cooler 80mm posto diretamente nos VRMs, sobre seu dissipador. Cortei o cabo anterior do cooler stock para soldar neste cooler, e ele ser alimentado diretamente pela GPU.

 

Nisso, não tenho como prender o bloco adequadamente, até pegar uma furadeira emprestada.

 

Então....Usei uns pedaços de mangueira para fazer pressão sobre o bloco.

 

 

 

BEHOLD

IMG_20180528_211533.thumb.jpg.6b1f4fd7a72101ca925c9dc2fdb256fe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Da hora mano...acabei de ver no blog.

 

To começando a me coçar pra fazer algo custom, mas sinceramente ainda falta dinheiro e coragem.

 

Dica: Pra galera que for usar água comum, ferva a aguá e dps utilize um Neutralizador de Cloro(Vendido por menos de R$5 em qualquer loja de Aquarismo).

 

Dúvidas básica:

1°- Chegou a fazer Fan Push and Pull no radiador? 

2°- Se sim, li que p/ o radiador é melhor uma FAN com maior pressão de ar(mm H2O), do que Fluxo(CFM). Sabe se isso realmente procede?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi  1. Pouco espaço, estou fazendo só pull, através do radiador e a frente do gabinete. Fluxo esta bem legal até(melhor do que eu esperava), não chega no proc, ou melhor, não da para sentir no proc...Mas na GPU chega, e é sugado pelo mini-fan no VRM.

Consegui 1175mhz core e 1525Mhz no VRAM sem problemas, 46% de OC.

 

2. Tenho a minima ideia, talvez @Contiusa possa ajudar

 

 

Proximo passo, vai ser prender o bloco da GPU no die, de forma apropriada, e estou vendo para adaptar o meu Wraith Stealth para empurrar ar para baixo em direção ao VRM do CPU.

 

Sobre ferver a Agua...Eu ia fazer isso...Dai esqueci que tinha deixado a agua fervendo, ela evaporou toda...dai meio que não deu vontade de fazer de novo e meti agua com fluido de radiador direto :lol:

adicionado 2 minutos depois

aah, olha só. Você ja tem um 240T. Pode fazer algo basicão, só trocar as mangueiras, paguei 3,50 nessas mangueiras trançadas, o metro.

 

(achei mais bonita que as lisas) e usei acetona para limpar a escrita.

 

E depois adicionar um bloco para GPU + reservatório, ou só o bloco. Nem precisaria da bomba auxiliar provavelmente, talvez eu remova a que esta aqui e teste mais para frente, espaço é bem apertado nesse gabinete, mas como esta, eu deixo as duas a 40~50% da capacidade e ja tem um fluxo bem legal de agua, sem muito barulho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Atretador disse:

e estou vendo para adaptar o meu Wraith Stealth para empurrar ar para baixo em direção ao VRM do CPU.

nossa...muito trabalho pra mim, prefiro instalar um Fan normal mesmo(Eu sou daqueles que gosta de deixar o item padrão e guardado na caixa p/ hora da revenda. Alias guardo a caixa e até os plásticos originais p/ a hora da revenda).

 

Vi uma vez um projeto que montaram uma canaletas e apêndices aerodinâmicos p/ direcionar o fluxo do ar e tal.

 

6 minutos atrás, Atretador disse:

aah, olha só. Você ja tem um 240T. Pode fazer algo basicão, só trocar as mangueiras, paguei 3,50 nessas mangueiras trançadas, o metro.

Meu gabinete (Sharkoon AM5 Silent - pesa 9Kg saporra) chegou há umas 2 semanas e nesse FDS eu instalei o 240T, pro meu kit ele dá e sobra(44°C aberto e 49°C no Prime95).

 

To com uma grana guardada mas pretendo guardar mais pra fechar o R5 2600 e uma Mobo que não frite os VRM! O gabinete é muito fechado e vedado(ele é coberto internamente com um isolamento acústico) e acho que o fluxo interno não será tão bom p/ resfriar sozinho, ou terei que partir p/ uma solução.

 

Porém a distância entre a parte de encaixe do radiador(frontal) até o socket da CPU deixou 1 das mangueiras um pouco esticadas.

Algum perigo?

Somente trocando a mangueira há uma melhora efetiva por conta do fluxo maior ou algo do tipo?

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai adicionar mais líquido ao sistema, que pode ajudar.

 

Aqui o 240t ficava impossível por as mangueiras para baixo, simplesmente não chegava no socket, pelo que vi essas mangueiras são meio curtas.

 

Sobre deixar esticada, não tem fitting nem cola, nem braçadeira ou nada do gênero segurando a mangueira no bloco ou no radiador, só pressão, e como ela é emborrachada, esticando ela vai estar fazendo força para contrair, então não recomendo, vai que solta...

 

Você pode, se quiser aumentar a quantidade de líquido, fazer estilo pobrex e meter um pote de pepino de vidro ou plástico, ou semelhantes, fazer furo na tampa para a mangueira e colar a parte de baixo no gabinete e as mangueiras na tampa. Quase que eu fiz isso, mas Dae, aproveitei frete grátis e que vinha fittings e braçadeiras, e peguei um reservatório já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pietro Luigi disse:

2°- Se sim, li que p/ o radiador é melhor uma FAN com maior pressão de ar(mm H2O), do que Fluxo(CFM). Sabe se isso realmente procede?

 

Sim porque o radiador tem uma trama fechada. Os fans de fluxo não vão ter pressão suficiente para refrigerar o radiador de forma adequada. Precisa ser um fan de pressão, preferencialmente dos 3 mm-H2O para cima. Os radiadores custom costumam ter FPI menor (malha mais aberta), aí dá para usar fans mais fracos, mas a pressão ainda é importante.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2018 às 15:37, Atretador disse:

E sim, mantive a carcaça e o plate interno da 7950, para refrigerar o VRM e os modulos de memoria.

 

Quando comecei a pensar em blockar a Vega, pensei nisso. Usar a carcaça e fazer o mod nela. Daria tranquilamente e ainda se eu cortasse no lugar certo, ficar um design bem massa com o bloco original.

 

Eu só trocaria essa mangueira pela Crystal, compra uns 3 metros por 2 reais em alguma loja de construção. Isso pois já que tem tanta coisa no sistema, tem que ter um acompanhamento bem detalhado, pois está muito fácil ter corrosão galvânica ao utilizar água normal apenas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Atretador disse:

Sobre deixar esticada, não tem fitting nem cola, nem braçadeira ou nada do gênero segurando a mangueira no bloco ou no radiador, só pressão, e como ela é emborrachada, esticando ela vai estar fazendo força para contrair, então não recomendo, vai que solta...

Cheguei em casa ontem a noite e fui direto ver essa questão.

Comprovei que uma mangueira está justa no comprimento (a outra está bem folgada) mas não está esticada(tensionada), falta cerca de 0,5mm p/ começar a tensionar(:cool:).

 

Mas já estou fazendo cálculos pra aumentar a quantidade de líquido no sistema sem a necessidade de um reservatório, só aumentando o diâmetro e comprimento das mangueiras.

 

Alias, você conseguiu informações mais técnicas sobre a bomba d'água do 240t?

Dei uma pesquisada mínima aqui e não achei muitos detalhes:

 

image.png.6c9adcee3656b21f7eb72e56f2816648.png

 

E quando retirar a 2° bomba d'água me avisa como o seu sistema se comportou e se bomba do 240T é suficiente.

 

13 horas atrás, Contiusa disse:

 

Sim porque o radiador tem uma trama fechada. Os fans de fluxo não vão ter pressão suficiente para refrigerar o radiador de forma adequada. Precisa ser um fan de pressão, preferencialmente dos 3 mm-H2O para cima. Os radiadores custom costumam ter FPI menor (malha mais aberta), aí dá para usar fans mais fracos, mas a pressão ainda é importante.

 

Obrigado mano! Por enquanto vou manter as Fans originais que vieram no WC, e como eu tinha outro gabinete DeepCool antes, tenho mais 2 fan's idênticas p/ fazer o Push&Pull, o único problema será o dB(A) gerado p/ atingir o máximo de Pressão de Ar. Mas vou testando até encontrar um meio termo.

 

image.png.0b8b0aba7ede917a5d2a69a7b1a83f16.png

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso ver, se eu não ficar atolado de trabalho no fim de semana, de fazer um teste de distancia entre as duas bombas.

 

Coloco elas apontando para fora, regulando a tensão, medindo de digamos... 4V até 12V com incrementos de 1V e medir a distancia de disparo de ambas. Atualmente ambas estão operado em torno de 1600RPM, porém, não sei como isso se traduz em volume que elas conseguem mover de agua.

 

sobre aumentar a quantidade de liquido, não sei como vai fazer isso...Os "espigões" do 240T, do bloco e do radiador são de 1/4, em torno de 6,1~6,3mm interno, teria que ser uma mangueira que fixe bem nesses encaixes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

utilizei algumas peças que estavam "sobrando" dos brackets do 240T para prender o bloco da GPU.

 

Infelizmente, a pasta térmica esta rasa de mais(deixei o shim cair, perdeu parte da pasta, dai a rapa acabou escorregando no plate...aaaah...), então tive que instalar uma 1050Ti temporariamente e retirar a 7950 até eu poder por ela de volta no sistema.

 

5b11b0a60cd00_IMG_20180531_1303191.thumb.jpg.722e124b4c6a79451582910732dd5e64.jpg

 

 

Removi a bomba auxiliar, se eu conseguir pasta térmica decente por aqui(ja que deu ruim nos correios), por um preço aceitável. Posto os resultados sem a bomba auxiliar, mas, pelo visto, a que vem com o 240T é o suficiente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Duas atualizações, logo havera mais uma.

 

Movi o reservatório para fora do gabinete, até pegar\fazer um maior.

loop_rese.thumb.jpg.c793a18a580bfea6c8f6b074a77f8099.jpg

Spoiler

*caixinha de som xing linx eXbom de R$20,00 ftw*

Rachei minha janela lateral, fui limpar, caiu e *pah*

 

Peguei uma XFX RX480 8Gb Reference Black Edition, atualmente não esta no loop.

loop_lighen.thumb.jpg.0bcd1039bf00dc745995cb305a4a7414.jpg

 

Preciso de um bloco que me permita aproveitar a refrigeração de VRAM e VRM que ja vem com ela. Coloquei dois coolers abaixo dela, nao devem ajudar em muita coisa, ja que nao tem uma entrada de ar dedicada pra eles.

 

adicionado 55 minutos depois

@ClinkLinck Ae, você que tinha me falado que queria por um rad fora do gabinete.

 

Coloquei o reservatório por falta de espaço :D

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

Peguei uma XFX RX480 8Gb Reference Black Edition, atualmente não esta no loop.

Pegou por quanto? Foi daquelas usadas para mineração?

 

Meus pêsames pela sua janela lateral.

Eu ia colocar as fans entre o gabinete e o radiador, mas seria tudo dentro, hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Atretador disse:

@ClinkLinck Diz o vendedor que nao foi usada, paguei 1.000 + frete expresso (yeap), unico modelo reference com back plate que achei xD

 

Dai estava disposto a pagar um pouco mais do que valia

Ah, achei que tinha sido mais barato (tipo, 700~800 reais).

Mas pelo menos ainda é mais barata que a RX 580 4GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...