Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jehssyk

VisualG Função que receba dois números inteiros x e y

Recommended Posts

Escreva uma função que receba dois números inteiros x e y. Essa função deve verificar se x é divisível por y. No caso positivo, a função deve retornar 1, caso contrário zero. Escreva também um algoritmo para testar tal função exibindo uma mensagem de acordo com o resultado. 

NÃO SEI NEM COMO COMEÇAR, DE 20 SÓ NÃO CONSEGUI 3, ESSE QUE NÃO SEI COMO, E MAIS DOIS MAIS OU MENOS, SE ALGUÉM PODER ME AJUDAREM E EXPLICAR! AGRADEÇO.

OBS. no visualG (portugol)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@jehssyk       você precisa criar essa função que verifica , colocando ela lá no inicio logo depois das variáveis, e dentro dela você faz a verificação usando o comando mod  , então se x mod y for igual a zero é por que é divisível e não sobra nada , e nesse caso retorne 1 , senão retorne 0 , e no loop principal coloque as variáveis x e y com o valor que você quiser e usando outra variável para pegar o resultado de retorno chame essa função que faz a verificação , e em seguida veja se a variável de retorno é 1 então imprime que é divisível senão imprima que não é divisível  .

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
var
   x,y:INTEIRO

Procedimento Soma(A, B:Inteiro)
   Escreva("Soma de dois numeros", A+B)
FimProcedimento

inicio
   Escreval("Digite um valor para x:")
   leia(x)
   Escreval("Digite um valor para y:")
   leia(y)
   Se (x %y =0) então
      escreval("Divisao sem resto")
      escreval("Soma",x+y)
      escreva(retorne 1)
   Senao
      escreval("Divisao com resto")
      escreval("Soma:",x+y)
      escreva(retorne 0)
   fimse
fimalgoritmo

Eu tentei, mais fica dando [division by zero], o que eu fiz de errado ?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

Está usando qual versão do Visualg?

adicionado 22 minutos depois

@jehssyk, seu código (apenas subi o então, que estava na linha de baixo) aqui no Visualg está rodando normalmente... e está no caminho certo...

Mas está com erro de sintaxe (regras do Visualg) e erros de lógica (não está de acordo com o enunciado).

Em 28/05/2018 às 15:12, jehssyk disse:

escreva(retorne 1)

Essa estrutura está errada...  Nem muito menos está sendo pedido a "soma dos números"... não tem nada a ver. Pode tirar também... ;)

Em fim... minha sugestão é a seguinte: primeiro faça esse algoritmo sem uso de função ou procedimentos... apenas "receba x e y e informe se tem resto ou não". Faça um código novo!!!

Ai depois te explicamos como fazer com função, assim como está sendo pedido.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais