Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Não sei nem por onde começar


Posts recomendados

Estou com dois exercícios para entregar amanhã mas nem sei  por onde começar.

 

1) Escreva uma função que calcule o cosseno de um ângulo entre 0 e pi/2 radianos utilizando os primeiros 30 termos da série:  cosseno (x) =1 -x/2!+x/4!-x/6!+x/8!.Faça um programa que utilize esta função para mostrar na tela o cosseno dos ângulos de 0 a 1, com incrementos de 0,1.

 

2) Escreva uma procedure que receba por parametro uma matriz 5x5 e forneça como saída (por parâmetros) a soma dos elementos da diagonal principal e a soma dos elementos da diagonal secundária. Faca um programa que use a procedure.

 

Sou nova em C e estou totalmente perdida.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é bem um problema de C, mais um problema de matemática e lógica... Divida os problemas em partes e resolva cada uma das partes, e no fim chegará a solução.

 

Vamos reescrever a somatória do cosseno(x):

 

cosseno (x) =1 - x/2! + x/4! - x/6! + x/8! + ...

cosseno(x) = 1+ x(-1/2!) + x(1/4!) + x(-1/6!) + x(1/8!) + ...

 

Vamos chamar o Fi o i-ésimo elemento que multiplica x na somatória. Então note que:

 

F1 = -1/2! = -1/(1*2)

F2 = 1/4! = 1/(1*2*3*4) = (1/(1*2)) * (1/(3*4)) = (-1/(1*2)) * (-1/(3*4)) = F1 * (-1/(3*4))

F3 = -1/6! = -1/(1*2*3*4*5*6) = (1/(1*2*3*4)) * (-1/(5*6)) = F2 * (-1/5*6)

 

E daí já dá pra ver o padrão, ou seja:

Fi = F(i-1) * (-1/( (2*i-1) * (2*i) ))

 

Então você pode calcular o elemento atual que multiplica x na somatória multiplicando o elemento anterior por (-1/( (2*i-1) * (2*i) )).

 

Agora sabendo disto basta fazer um ciclo rodar 30 vezes, para calcular 30 elementos multiplicá-los por x e ir somando aos anteriores, para obter a somatória que resulta no cosseno de x.