Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para Renderização Ryzen 5 2600, gargalo?


Posts recomendados

Bom dia, povo que entende, preciso de uma opinião técnica.
Seguinte, eu trabalho com Renderização de maquete 3D, com dois programas diferentes, com logicas diferentes, o Lumion 8 é baseado quase que puro GPU (Precisando do gerenciamento do CPU, recomendado pelo desenvolvedor, tu ter uma CPU de 4 núcleos, com a maior frequência possível, e não reconhece mais do que 4 núcleos, não adianta colocar um octacore.)

E segundo software é o V-Ray (para 3ds ou sketchup), que praticamente não usa gpu, é todo baseado na CPU e seus Threads.

 

Ou seja, na teoria, precisa de duas maquinas diferentes, ou uma bem cara.

 

Tenho disponível um valor de R$~4mil para investir, e consegui montar com esse valor duas configurações, mas ai acaba meu conhecimento, e não sei se não estou agargalando a config. Queria a opinião de vcs, e sugestões também.

 

Opção 1 

  • Processador AMD Ryzen 5 2600 c/ Wraith Stealth Cooler, Six Core, Cache 19MB, 3.4GHz (Max Turbo 3.9GHz) AM4
  • placa-mãe Asus PRIME A320M-A DDR4 AM4
  • 2x Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT Red 8GB 2400MHz
  • Placa de Vídeo GeForce GALAX GTX 1060 EXOC 6GB 60NRH7DVM6EC GDDR5 PCI-EXP
  • Fonte PCYES Electro V2 600W 80 Plus Bronze PFC ATIVO

 

Opção 2

  • Processador AMD Ryzen 7 1700 c/ Wraith Spire, Octa Core, Cache 20MB, 3.0GHz (3.7GHz Max Turbo) AM4

  • placa-mãe GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 - CHIPSET AMD B350 - SOCKET AM4

  • 2x MEMORIA OXY 8GB 2400MHZ DDR4

  • FONTE COUGAR VTE 500W 80 PLUS BRONZE - CGR BS-500

  • PLACA DE VIDEO GIGABYTE GEFORCE GTX 1060 3GB WINDFORCE 

 

(alguém me perguntou porque não uso a 1050TI, que tem 4Gb de memoria, e é mais barata, mas nos benchmarks, ela leva uma sura da 1060 3gb)

 

Ai a duvida fica, se o Ryzen 5 da primeira opção, não agargalar a 1060 6gb. eu prefiro muito mais a opção 1, porque o lumion precisa de muita GPU, cenas complexas, com muitas arvores e objetos animados. Eu sei que o ideal seria o R7 com a 1060 6gb, mas ainda não vai ser dessa vez. tenho que optar por algo dentro do orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson_989  A 1050TI pode perder em jogo mas duvido que vá perder na renderização, eu ficaria com uma placa de 4GB e não precisa ser a Ti.

Aliás para renderização o melhor seria pegar uma placa da linha Quadro.  Mas elas custam muito.

https://nvidiastore.com.br/?gclid=EAIaIQobChMI7InkkpOr2wIVToCRCh0vPwMmEAAYASAAEgLxofD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, 

Eu sei que a linha Quadro, é muito mais voltada para o trabalho profissional, porém o custo beneficio se perde, pois o Lumion demanda muita Ram da GPU, e com o valor que eu consegui nas GeForce de 6GB, eu nao compro uma 2GB da Quadro.

E também li bastante sobre a preferência do Lumion por placas "gamer" em questão do do framebuffer.

adicionado 4 minutos depois

@Menko Sobre a Frequencia da RAM, eu não tenho conhecimento, mas acho que li algo nas especificações dessa MOBO, não sei se ela suporta 3000 de frequência da RAM.

 

Ainda sobre a RAM, não seria melhor eu usar 2 slots com 8gb em cada, para usar em DUAL CHANNEL?

adicionado 6 minutos depois

@Angern Obrigado pela resposta, pois é, na loja onde montei essa config, esta em falta uma 550. sei que sempre tenho que deixar a Fonte "sobrando", mas não sei ate onde esta o consumo com um R5 + 1060 6gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson_989 Qual ficou a diferença de valor pegando o Ryzen 7? 

Se não for muito gritante no valor eu iria nele, já que um dos programas é todo baseado em CPU acho que os 4 threads a mais irão fazer muita diferença.

Ai para encaixar mais no seu orçamento eu optaria por uma GPU usada, tem GTX 970 barata e que imagino que ira suprir e muito a sua demanda de GPU.

Se você tivesse um orçamento melhor daria para comprar tudo zerado, mas nesse caso. Eu pensaria em GPU semi nova, junto com o Ryzen 7 e memoria 2666mhz 2x8 ou se a 2400mhz estiver bem abaixo, eu iria nela mesmo. Diferença de clock não irá afetar nada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André_Bez Obrigado pela resposta, não, não teve diferença no valor das duas opções porque na 1 eu coloquei o R5 com a 1060 6gb , e na opção 2 eu coloquei o R7 com a 1060 3gb (apesar de ficar um pouco receoso por ter a metade da ram na GPU). 

 

Pois é.. ate andei pensando em ver uma VGA usada, mas fico um pouco receoso. Se conseguisse alguma VGA boa com benchmark acima de 10.000 e no minimo uns 4gb de RAM, ate da pra pensar.

 

@Angern Pois é, eu tava lendo que o consumo desses componentes são baixos, mas se eu colocar menos de 500w, fica ruim para fazer um Upgrade no futuro, colocar mais memória, ou trocar de VGA.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma memória de 3000 com latência de 15 vai trabalhar em 2666 com latência 13 ou 14. Não compre memória com latência 16, é meio lerda. Tem uma Crucial 2666 CL15 que testei e achei boa. Mas prefiro clock mais alto. E sempre em dual channel. 2X8GB seria o recomendado para seu sistema.

 

Agora esse princípio não se aplica à fonte. Se o consumo ficar na faixa de 200w uma fonte de 400w seria o recomendado. Uma bobagem que o pessoal faz é comprar fonte com potência 3X mais do que o necessário. Aí não entra na faixa de eficiência da fonte. Na configuração sua até uma CX 450 serviria, que é uma fonte de 500w. Uma CX550 dá e sobra para o futuro. Recomendo ler este tópico:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson_989 Veja o benchmark da GTX 970, elas vem com 4GB de memoria se bobear podem lhe atender melhor do que você imagina, no ML você encontra varias com procedência e vendedor confiável. Ai logo você pode investir em periférico melhor, acredito que você precisará de SSD pra esses tipos de trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...