Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Alysson JS

Minha fonte liga, mas só quando não está conectada a placa-mãe

Recommended Posts

Olá pessoal! Sou novo aqui no Clube do Hardware. Esses dias fui fazer uma limpeza em um computador que estava "parado" aqui em casa e ao terminar, instalei todos os componentes normalmente, mas quando fui iniciar o computador a fonte simplesmente não ligava, nem nada, daí eu resolvi testar a fonte fora e ela estava funcionando perfeitamente, só não funciona quando plugo os cabos nos outros componentes. O que poderia ser ?

Desde já agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

Primeiramente ligue a placa dando curto nos pinos Power_sw do painel frontal, pode ser que o botão de ligar esteja ruim. Se não der tire o cabo P4 de 12v (aquele de 4 pinos que fica perto do processador) e tente ligar o pc, veja se o cooler roda sem o conector.

Editado por Daniel Lee

Compartilhar este post

Link para o post

Ao montar a placa de volta você colocou os espaçadores entre o gabinete e a placa?? Testou com outra fonte? Pode que sua placa-mãe esteja em curto e a fonte automaticamente corta a energia no momento que você tenta dar partida no sistema...

Veja também se o chicote do POWER do gabinete está nos pinos corretos da sua placa-mãe (pegue o manual da mesma na caixa ou pela internet mesmo e confira se está ligado certo).

Depois poste se resolveu. Boa sorte, abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Confira se colocaste os plugs de 8 vias EPS (alimenta a CPU) e PCI-e (alimenta placas de vídeo)

de modo correto, sem inversão entre os mesmos.

Confira ai as diferenças:

O plug, chamado de EPS-12V, não se pode ser confundido com o plug PCI-e também de 8 pinos.
Ambos tem 4 fios pretos e quatro fios amarelos.
O que diferencia os mesmos é, além da polarização diferente de seus encapsulamentos plásticos, é a posição do gancho, o anzol plástico que mantém o plug no lugar.
No conector EPS-12V, que alimenta a CPU, esse gancho se encontra do mesmo lado que estão os 4 fios amarelos.
No conector PCI-e, que alimenta placa de vídeo, esse gancho se encontra do mesmo lado em que estão os 4 fios pretos.
Evidente que se trocares um pelo outro, e com um pouco de força para vencer a polarização distinta do invólucro de plástico, vais conseguir dar um tremendo curto circuito na linha de 12 Volts de sua fonte. Tomara que ela aguente e se proteja..

Conector EPS-12V
image.png.97ebc194c149015b7e1f6ac3813db13f.png

Conector PCI-e
image.png.5c97b7c2d223d0f6be41cc0bdd3016e5.png

Portanto cheque sempre pela cor do fio, se possível. Amarelo na lingueta é alimentação da CPU, conector EPS..

A inversão de um pelo outro, ou mesmo a inserção de um deles no lugar do outro, põe sua fonte em curto circuito e, pela sua proteção ela não liga..

Editado por faller

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
Em 30/05/2018 às 14:24, Daniel Lee disse:

Primeiramente ligue a placa dando curto nos pinos Power_sw do painel frontal, pode ser que o botão de ligar esteja ruim. Se não der tire o cabo P4 de 12v (aquele de 4 pinos que fica perto do processador) e tente ligar o pc, veja se o cooler roda sem o conector.

O problema é que ele não tem o Power_sw, ou pelo menos eu não consegui encontrar, o mais próximo disso foi um que tinha algo AC e alguns números. Na verdade ele tem poucos cabos que são oriundos do painel frontal. Uma das possibilidades já foi descartada até aqui, resta testar a 2ª alternativa.

adicionado 6 minutos depois
23 horas atrás, torrentman disse:

Ao montar a placa de volta você colocou os espaçadores entre o gabinete e a placa?? Testou com outra fonte? Pode que sua placa-mãe esteja em curto e a fonte automaticamente corta a energia no momento que você tenta dar partida no sistema...

Veja também se o chicote do POWER do gabinete está nos pinos corretos da sua placa-mãe (pegue o manual da mesma na caixa ou pela internet mesmo e confira se está ligado certo).

Depois poste se resolveu. Boa sorte, abraços!

Na verdade eu não retirei a placa, eu deixei do jeito que estava. Infelizmente não tenho outra fonte pra testar. Eu já considerei essa possibilidade, caso ela realmente esteja em curto o problema seria a placa em si e eu teria que troca-la ?

Então, eu não consegui encontrar o chicote do POWER, o mais próximo disso foi um que tinha algo AC e alguns números.

Editado por Alysson JS

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Alysson JS disse:

O problema é que ele não tem o Power_sw, ou pelo menos eu não consegui encontrar, o mais próximo disso foi um que tinha algo AC e alguns números. Na verdade ele tem poucos cabos que são oriundos do painel frontal. Uma das possibilidades já foi descartada até aqui, resta testar a 2ª alternativa.

adicionado 6 minutos depois

Na verdade eu não retirei a placa, eu deixei do jeito que estava. Infelizmente não tenho outra fonte pra testar. Eu já considerei essa possibilidade, caso ela realmente esteja em curto o problema seria a placa em si e eu teria que troca-la ?

Então, eu não consegui encontrar o chicote do POWER, o mais próximo disso foi um que tinha algo AC e alguns números.

Estranho mesmo... os cabos do painel frontal você removeu para limpar ou deixou como estava? Se mexeu neles, estou desconfiado que você ligou o cabo do botão power (energia liga/desliga) errado... passe sua configuração completa para analisarmos e tentarmos te ajudar amigo.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu fiz todos os testes e todas as soluções acima ditas, mas nenhuma funcionou, então acho que realmente é algum problema com a placa-mãe como um de vocês citou em uma das respostas. Mesmo assim agradeço a todos vocês por tentarem ajudar !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais