Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha fonte liga, mas só quando não está conectada a placa-mãe


Posts recomendados

Olá pessoal! Sou novo aqui no Clube do Hardware. Esses dias fui fazer uma limpeza em um computador que estava "parado" aqui em casa e ao terminar, instalei todos os componentes normalmente, mas quando fui iniciar o computador a fonte simplesmente não ligava, nem nada, daí eu resolvi testar a fonte fora e ela estava funcionando perfeitamente, só não funciona quando plugo os cabos nos outros componentes. O que poderia ser ?

 Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao montar a placa de volta você colocou os espaçadores entre o gabinete e a placa?? Testou com outra fonte? Pode que sua placa-mãe esteja em curto e a fonte automaticamente corta a energia no momento que você tenta dar partida no sistema...

 

Veja também se o chicote do POWER do gabinete está nos pinos corretos da sua placa-mãe (pegue o manual da mesma na caixa ou pela internet mesmo e confira se está ligado certo).

 

Depois poste se resolveu. Boa sorte, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Confira se colocaste os plugs de 8 vias EPS (alimenta a CPU) e PCI-e (alimenta placas de vídeo)

de modo correto, sem inversão entre os mesmos.

Confira ai as diferenças:

 

O plug, chamado de EPS-12V, não se pode ser confundido com o plug PCI-e também de 8 pinos.
Ambos tem 4 fios pretos e quatro fios amarelos.
O que diferencia os mesmos é, além da polarização diferente de seus encapsulamentos plásticos, é a posição do gancho, o anzol plástico que mantém o plug no lugar.
No conector EPS-12V, que alimenta a CPU, esse gancho se encontra do mesmo lado que estão os 4 fios amarelos.
No conector PCI-e, que alimenta placa de vídeo, esse gancho se encontra do mesmo lado em que estão os 4 fios pretos.
Evidente que se trocares um pelo outro, e com um pouco de força para vencer a polarização distinta do invólucro de plástico, vais conseguir dar um tremendo curto circuito na linha de 12 Volts de sua fonte. Tomara que ela aguente e se proteja..

Conector EPS-12V
image.png.97ebc194c149015b7e1f6ac3813db13f.png

Conector PCI-e
image.png.5c97b7c2d223d0f6be41cc0bdd3016e5.png


Portanto cheque sempre pela cor do fio, se possível. Amarelo na lingueta é alimentação da CPU, conector EPS..

A inversão de um pelo outro, ou mesmo a inserção de um deles no lugar do outro, põe sua fonte em curto circuito e, pela sua proteção ela não liga..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/05/2018 às 14:24, Daniel Lee disse:

Primeiramente ligue a placa dando curto nos pinos Power_sw do painel frontal, pode ser que o botão de ligar esteja ruim. Se não der tire o cabo P4 de 12v (aquele de 4 pinos que fica perto do processador) e tente ligar o pc, veja se o cooler roda sem o conector.

O problema é que ele não tem o Power_sw, ou pelo menos eu não consegui encontrar, o mais próximo disso foi um que tinha algo AC e alguns números. Na verdade ele tem poucos cabos que são oriundos do painel frontal. Uma das possibilidades já foi descartada até aqui, resta testar a 2ª alternativa.

adicionado 6 minutos depois
23 horas atrás, torrentman disse:

Ao montar a placa de volta você colocou os espaçadores entre o gabinete e a placa?? Testou com outra fonte? Pode que sua placa-mãe esteja em curto e a fonte automaticamente corta a energia no momento que você tenta dar partida no sistema...

 

Veja também se o chicote do POWER do gabinete está nos pinos corretos da sua placa-mãe (pegue o manual da mesma na caixa ou pela internet mesmo e confira se está ligado certo).

 

Depois poste se resolveu. Boa sorte, abraços!

Na verdade eu não retirei a placa, eu deixei do jeito que estava. Infelizmente não tenho outra fonte pra testar. Eu já considerei essa possibilidade, caso ela realmente esteja em curto o problema seria a placa em si e eu teria que troca-la ?

Então, eu não consegui encontrar o chicote do POWER, o mais próximo disso foi um que tinha algo AC e alguns números.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alysson JS disse:

O problema é que ele não tem o Power_sw, ou pelo menos eu não consegui encontrar, o mais próximo disso foi um que tinha algo AC e alguns números. Na verdade ele tem poucos cabos que são oriundos do painel frontal. Uma das possibilidades já foi descartada até aqui, resta testar a 2ª alternativa.

adicionado 6 minutos depois

Na verdade eu não retirei a placa, eu deixei do jeito que estava. Infelizmente não tenho outra fonte pra testar. Eu já considerei essa possibilidade, caso ela realmente esteja em curto o problema seria a placa em si e eu teria que troca-la ?

Então, eu não consegui encontrar o chicote do POWER, o mais próximo disso foi um que tinha algo AC e alguns números.

Estranho mesmo... os cabos do painel frontal você removeu para limpar ou deixou como estava? Se mexeu neles, estou desconfiado que você ligou o cabo do botão power (energia liga/desliga) errado... passe sua configuração completa para analisarmos e tentarmos te ajudar amigo.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...