Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nathaniel B F

RESOLVIDO Sobre conexões wi-fi 5 ghz e compatibilidades

Recommended Posts

Oi, pessoal!

Estou com uma dúvida aqui sobre esses tipos de conexões.

Estou pensando em comprar o roteador Archer C60 (Roteador Wireless Dual Band AC1350) da TP-LINK (https://www.tp-link.com/br/products/details/cat-9_Archer-C60.html#overview) o qual suporta conexões wi-fi 2.4 ghz e 5 ghz.

Citação

Padrões Wireless (desse roteador)

IEEE 802.11ac/n/a 5GHz
IEEE 802.11b/g/n 2.4GHz

Mas para eu poder me conectar a uma rede 5 ghz, preciso de um aparelho que receba tal conexão, obviamente. 

Então, estou pensando em comprar este notebook: Acer Aspire A515-51G-58VH (https://www.hardstore.com.br/notebook/notebook/acer-aspire-a515-51g-58vh-intel-core-i5-7200u-2-5ghz-3-1ghz-turbo-8gb-ddr4-1tb-hdd-led-15-6-geforce-940mx-windows)

Citação

Conectividade (desse notebook)

Rede10/100/1000 Mbps

Wireless802.11 b/g/n/ac

1) Bem, a princípio acho que eles são compatíveis... mas, como isso é novo para mim, gostaria de ter certeza com alguém que já entende.

2) Outra dúvida: qual seria mais ou menos o alcance de uma conexão de 5 ghz... dei uma pesquisada e vi que elas tem um alcance menor apesar de terem mais velocidade e estabilidade se próximos ao roteador.

3) Tenho um modem (TD5137 da Technicolor) que pretendo usar em conjunto com esse roteador que quero comprar, os dois seriam compatíveis (isto é, no funcionamento em geral, incluindo o uso do wi-fi 5 ghz) ou daria algum problema? Obs.: Desativarei a função wi-fi do modem da OI.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Nathaniel B F disse:

1) Bem, a princípio acho que eles são compatíveis... mas, como isso é novo para mim, gostaria de ter certeza com alguém que já entende.

sim, sera compativel

7 minutos atrás, Nathaniel B F disse:

2) Outra dúvida: qual seria mais ou menos o alcance de uma conexão de 5 ghz... dei uma pesquisada e vi que elas tem um alcance menor apesar de terem mais velocidade e estabilidade se próximos ao roteador.

depende da area, se tiver muitas paredes ou equipamentos q gerem interferencia como telefones sem fio, microondas, etc, reduz bastante.. mas numa area relativamente pequena, é suficiente.. eu uso aqui o roteador na banda 5ghz e no meu apto em todos os comodos a intensidade é bem boa, apesar de algumas paredes no caminho..

9 minutos atrás, Nathaniel B F disse:

3) Tenho um modem (TD5137 da Technicolor) que pretendo usar em conjunto com esse roteador que quero comprar, os dois seriam compatíveis (isto é, no funcionamento em geral, incluindo o uso do wi-fi 5 ghz) ou daria algum problema? Obs.: Desativarei a função wi-fi do modem da OI.

modem é modem em qualquer ocasiao.. o que importa é o cabo com a internet q sai dele e entra no roteador..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sim, sera compativel

depende da area, se tiver muitas paredes ou equipamentos q gerem interferencia como telefones sem fio, microondas, etc, reduz bastante.. mas numa area relativamente pequena, é suficiente.. eu uso aqui o roteador na banda 5ghz e no meu apto em todos os comodos a intensidade é bem boa, apesar de algumas paredes no caminho..

modem é modem em qualquer ocasiao.. o que importa é o cabo com a internet q sai dele e entra no roteador..

Obrigado por sanar as dúvidas! 

Tipo, moro em um apartamento e não é muito grande... Têm apenas duas paredes da sala (onde ficará o roteador) para o meu quarto. E se eu colocar o roteador mas perto do corredor que dá acesso ao meu quarto acho que não vou ter problema, não é?

Outra dúvida, que esqueci de perguntar: Um notebook com essa especificação abaixo citada, tem suporte a conexão de 5 ghz do roteador acima? 

Citação

802.11 b/g/n

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Nathaniel B F disse:

Obrigado por sanar as dúvidas! 

Tipo, moro em um apartamento e não é muito grande... Têm apenas duas paredes da sala (onde ficará o roteador) para o meu quarto. E se eu colocar o roteador mas perto do corredor que dá acesso ao meu quarto acho que não vou ter problema, não é?

provavelmente nao.. o ideal é colocar ele num ponto o mais centralizado possivel.. aqui na minha casa nao tem como fazer isso e o modem/roteador ficam no meu quarto, porém mesmo dentro dele e com paredes e portas, o sinal é bom pros principais comodos q sao sala/cozinha e até banheiro.. fica um pouco fraco quando vai pro ultimo quarto mas a distancia ai é bem maior, mas ainda assim chega.. 

3 horas atrás, Nathaniel B F disse:

Outra dúvida, que esqueci de perguntar: Um notebook com essa especificação abaixo citada, tem suporte a conexão de 5 ghz do roteador acima? 

Citação

802.11 b/g/n

para 5ghz, a banda tem q ser 11ac.. 11 b/g/n é a tradicional de 2.4ghz

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Citação

5 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

para 5ghz, a banda tem q ser 11ac.. 11 b/g/n é a tradicional de 2.4ghz

@rodrigo.dcvieira

É que vi umas informações divergentes na net quanto a isso e acabei ficando na dúvida.

Valeu mesmo cara!

Todas dúvidas sanadas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais