Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passei o Windows para o SSD, mas não dá boot


Posts recomendados

Olá

 

Usei o programa EaseUS ToDo Backup para passar a instalação do Windows para o SSD. O problema é que depois eu não consigo dar o boot pelo SSD. Já troquei a ordem do boot, tirei o HD e deixei só o SSD conectado na placa-mãe, troquei a porta SATA do SSD e nada. Inclusive refiz o processo de clonagem com a opção "Otimizar para SSD" marcada e também não adiantou.

 

Quando eu tento dar o boot pelo SSD, fica piscando uns tracinhos na tela e depois volta para a tela da UEFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá um reset na placa-mãe e marque para carregar configurações básicas, se não der certo, tente refazer a mbr no ssd, ai vai precisar do dvd de instalação.

Eu particularmente acho uma besteira esse tipo de operação, nada como uma instalação limpa e do zero, instalando drivers atualizados, isso porque uma instalação antiga provavelmente já tem algum grau de corrompimento, etc,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, misterjohn disse:

Dá um reset na placa-mãe e marque para carregar configurações básicas, se não der certo, tente refazer a mbr no ssd, ai vai precisar do dvd de instalação.

Eu particularmente acho uma besteira esse tipo de operação, nada como uma instalação limpa e do zero, instalando drivers atualizados, isso porque uma instalação antiga provavelmente já tem algum grau de corrompimento, etc,

Mas eu fiz a instalação nesse disco aqui tem nem 1 mês, maior trabalho instalar tudo de novo, e neste tempo eu poderia estar fazendo outras coisas.

 

Como eu refaço a MBR do SSD? No caso, a partição dele é GPT.

 

Uma pergunta: fazendo deste jeito os programas vão continuar no HD? Pois tudo no registro vai estar direcionado pra letra do disco referente ao HD? Se for assim, melhor instalar tudo do zero mesmo, porque vou querer passar os programas todos pro SSD também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho ssd e 6 hds normais, eu faço do seguinte modo:

- Começou a ficar ruim eu formato e vou instalando os programas na medida do necessário, aproveito e baixo as últimas versões dos drivers e programas, para instalar o windows 7 no ssd é uma média de 20 minutos, como disse o resto vou instalando na medida do necessário.

Porque optou por utilizar GPT já que esse tipo de partição é indicado para hds maiores que 2 TB?

Todo programa de clonagem irá transferir o conteudo do disco C antigo para o disco C novo, isso inclue os vínculos que tenha com demais componentes porque a grosso modo falando, o programa irá ripar seu hd igual se faz com DVD e BDs, então tem que ficar igual, só acho que não vale a pena pelos motivos dito acima.

Já usei o Ghost Image, ele permite criar uma imagem do disco C e salvar em qualquer disco/partição e até em pasta, mas é como falei, quando precisei estava um monte de coisa desatualizada, de modo que abandonei, isso vale para criar DVD de instalação personalizado também, no meu entender, você não terá trabalho de instalar drivers, programas, nada, mas ficará com tudo desatualizado e para criar apenas uma imagem clonada para agilizar, teria que ser assim: instala o windows apenas e já faz a clonagem, porque se deixar para fazer mais para frente, além dos programas já pegará um windows não tão redondo como o recém instalado...se o tempo de restaurar a imgem for grande também não compensa, é melhor instalar tudo novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como esse EaseUS faz o trabalho? Dentro do sistema rodando? Ou ele tem uma mídia inicializável?

 

Pois com o Symantec Ghost -- minha escolha para essas tarefas --, se for feito a partir de uma mídia inicializável, é super confiável. Apenas recomendo que a mídia seja inicializada no mesmo modo em que a instalação do Windows foi feita (UEFI ou Legacy/CSM). Parece que o Ghost é esperto o bastante para, mesmo ao rodar sobre o sistema live em CSM, manter todas as propriedades do particionamento GPT. Ele apenas não conseguirá atualizar as variáveis do firmware. Contudo, se você não tiver dual boot, o sistema clonado deverá funcionar através do fallback EFI\boot\bootx64.efi. Não lembro se a variável anterior é mantida, levando em conta que o disco mudou. Ou se o que importa para o firmware é o serial do sistema de arquivos FAT da EFI System Partition (ESP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Como esse EaseUS faz o trabalho? Dentro do sistema rodando? Ou ele tem uma mídia inicializável?

 

Pois com o Symantec Ghost -- minha escolha para essas tarefas --, se for feito a partir de uma mídia inicializável, é super confiável. Apenas recomendo que a mídia seja inicializada no mesmo modo em que a instalação do Windows foi feita (UEFI ou Legacy/CSM). Parece que o Ghost é esperto o bastante para, mesmo ao rodar sobre o sistema live em CSM, manter todas as propriedades do particionamento GPT. Ele apenas não conseguirá atualizar as variáveis do firmware. Contudo, se você não tiver dual boot, o sistema clonado deverá funcionar através do fallback EFI\boot\bootx64.efi. Não lembro se a variável anterior é mantida, levando em conta que o disco mudou. Ou se o que importa para o firmware é o serial do sistema de arquivos FAT da EFI System Partition (ESP).

O EaseUS faz o trabalho com o sistema rodando mesmo.

 

1 hora atrás, ciro-mota disse:

Qual a marca e modelo do seu SSD?

 

Tente utilizar a Acronis True Image para a clonagem completa do disco.

O meu é um SanDisk SSD Plus 240 GB (SDSSDA-240G-G26).

 

Galera, vocês demoraram a responder e eu acabei desistindo e instalando tudo de novo. Até que não deu muito trabalho, visto que o SSD é rápido. Daria mais trabalho mesmo tentando realizar essa clonagem.

 

Rodei os seguintes testes com o CrystalDiskMark. O primeiro foi com o cache ativado:

 

5b105b4a4bef8_cacheativado.png.2c9905776d95552b18ef85bf74cb66d1.png

 

O segundo com cache desativado:

 

5b105b5bc263e_cachedesativado.png.02feb99b83000bb72780061c9aa5ea3d.png

 

Desativar o cache melhorou a leitura, mas piorou a escrita. Os valores estão bons? A especificação do fabricante diz que a leitura é de até 530 MB/s, mas e leitura seria até 440 MB/s...

adicionado 3 minutos depois
3 horas atrás, misterjohn disse:

Porque optou por utilizar GPT já que esse tipo de partição é indicado para hds maiores que 2 TB?

Porque é mais moderno, só por isso. Realmente não faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Rafael Timbu disse:

O EaseUS faz o trabalho com o sistema rodando mesmo.

 

O meu é um SanDisk SSD Plus 240 GB (SDSSDA-240G-G26).

 

Galera, vocês demoraram a responder e eu acabei desistindo e instalando tudo de novo. Até que não deu muito trabalho, visto que o SSD é rápido. Daria mais trabalho mesmo tentando realizar essa clonagem.

 

Rodei os seguintes testes com o CrystalDiskMark. O primeiro foi com o cache ativado:

 

5b105b4a4bef8_cacheativado.png.2c9905776d95552b18ef85bf74cb66d1.png

 

O segundo com cache desativado:

 

5b105b5bc263e_cachedesativado.png.02feb99b83000bb72780061c9aa5ea3d.png

 

Desativar o cache melhorou a leitura, mas piorou a escrita. Os valores estão bons? A especificação do fabricante diz que a leitura é de até 530 MB/s, mas e leitura seria até 440 MB/s...

adicionado 3 minutos depois

Porque é mais moderno, só por isso. Realmente não faz diferença.

Para mim você tomou a atitude certa, nada como uma instalação limpa, principalmente por estar migrando de um hd mecânico para um ssd, com certeza seu windows já não estava tão redondo e você não iria aproveitar todo o potencial desse novo tipo de hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou gostando muito do desempenho do SSD em relação ao HD.

 

Vou aproveitar o tópico pra tirar outra dúvida. Minha mãe tem um notebook, cujo processador é um Celeron 1007U e possui 4 GB de memória RAM, rodando Windows 10. Ela só usa o notebook para acessar a internet. Valeria a pena a troca do HD por um SSD, ou esse processador é tão defasado que seria melhor comprar outro notebook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2018 às 12:28, Rafael Timbu disse:

Estou gostando muito do desempenho do SSD em relação ao HD.

 

Vou aproveitar o tópico pra tirar outra dúvida. Minha mãe tem um notebook, cujo processador é um Celeron 1007U e possui 4 GB de memória RAM, rodando Windows 10. Ela só usa o notebook para acessar a internet. Valeria a pena a troca do HD por um SSD, ou esse processador é tão defasado que seria melhor comprar outro notebook?

 

Você teria um ganho inegável de desempenho neste notebook com a adição do SSD. Mesmo que ele rode em SATA II, os ganhos de desempenho serão notáveis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ciro-mota disse:

 

Você teria um ganho inegável de desempenho neste notebook com a adição do SSD. Mesmo que ele rode em SATA II, os ganhos de desempenho serão notáveis.

 

23 horas atrás, misterjohn disse:

Se o NB está funcionando, não há porque não instalar um ssd nele, mesmo porque você pode trocar ele, o NB, e instalar esse mesmo ssd no novo. Com o hd do NB você compra um case no ML e usa ele como hd externo.

Valeu galera, vou falar pra minha mãe trocar então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rafael Timbu disse:

Outra dúvida: seu SSD está chegando a 65º, isso é normal?

Como esse valor foi obtido? O melhor "termômetro" é o tato, ligue o pc com a tampa aberta e coloque o dedo para sentir a real, claro que não irá obter o valor mas terá uma noção se é algo errôneo ou não...tenho no nb e em dois pcs, sempre se manteve nesses valores:

 

XU1CZJo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, ciro-mota disse:

Não é normal essa temperatura toda, e normalmente ele não atingiria temperatura tão alta, o SSD foi instalado em local com boa ventilação?

18 horas atrás, misterjohn disse:

Como esse valor foi obtido? O melhor "termômetro" é o tato, ligue o pc com a tampa aberta e coloque o dedo para sentir a real, claro que não irá obter o valor mas terá uma noção se é algo errôneo ou não...tenho no nb e em dois pcs, sempre se manteve nesses valores:

 

XU1CZJo.jpg

 

Acho que vi no lugar errado. No S.M.A.R.T. mostra esse valor, mas parece que não é essa a temperatura. Também não faço ideia do que seja esse valor.

 

5b16d6958f5ff_Semttulo.png.b228e7826a679a9d1ff0d0f8fd378ee9.png

 

A valor correto está aqui, 40ºC:

 

5b16d6d0c6843_Semttulo2.png.35c830703aed0cbc99847bf94ee3a556.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...