Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
lucandmendes

Transformar 12v ou não? L298N H Bridge

Recommended Posts

Oi pessoal,

eu tenho uma placa  L298N l298n.jpg.f9dff1b27c1302781d1f5e5585b2546a.jpg e liguei tudo já conforme segui tutorial de um forum para que ela funcione com os GPIOS da raspberry pi.

A dúvida que eu tenho é minha bateria externa tem 12v  e os motores que estou ligando nela são motores bem fracos (são 2 motores de 3.3v,  cada um) Eu preciso diminuir os 12v para 5v antes de entrar nesse circuito ? (L298N) ou posso ligar direto os 12v no mesmo e a placa manda para os motores somente os 3.3 ou 5v...

Eu ví que esse circuíto em específico tem um jumper de 5v como abaixo:
l298n2.thumb.jpg.52a02881bf4a2b8a0f900720aaf40bfa.jpg

mas não entendi muito bem se ele é para a saída do circuito, no caso a energia que vai para os motores..

Caso tenha que baixar a tensão , pode ser também tenho um circuito desses de cigarro usb de carro e tal..que irá fazer esse trabalho...Mas caso não precise, não gostaria de usar.

Agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que esses seus motores de 3,3V sejam de passo. Se forem, esse módulo é o mais pobre de todos. Vai ter baixo rendimento quando desejar altas acelerações, velocidade e torque. O circuito apenas faz o chaveamento, não controla a corrente. Para se ter um excelente performance em motores de passo prefira módulos como este: Driver DRV8825 para Motor de passo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais