Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar um cooler sem controlador de velocidade, mas com um resistor?


Posts recomendados

Pesquisei no YouTube e percebi que posso retirar o fio que controla a velocidade do cooler e que isso não geraria um problema (a não ser a redução da vida útil do cooler). Mas sei que uma das consequência de se fazer isso, é o barulho gerador pelo cooler que as vezes chega a ser insuportável( mesmo no notebook que é o dispositivo em questão ). Mas a minha dúvida é:

- Será que, depois de cortado o fio que controla a velocidade cooler, eu posso corta o fio positivo (ou negativo, tanto faz) e depois soldar esse fio novamente mas com um resistor no meio?

Exemplo: o cooler funciona com 12v, ai eu colocaria um resistor para ele funcionar com 5v ou 9v.

- Isso funcionaria normalmente? ou o resistor poderia queimar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fez a experiência prática de ligar esse seu cooler utilizando apenas a alimentação e deixando o fio de controle solto? Talvez o ruído não seja tão alto assim. No caso der um ventilador a matemática é um pouco mais chatinha, a começar pelo fato da resistência do vento se elevar ao cubo da rotação, fica complicado enxergar o motor como  um resistor equivalente para se calcular o valor de uma resistência a ser posta em série.

De uma forma prática, pode ir tentando colocar resistores de diversos valores até alcançar o resultado desejado. Isso não irá oferecer nenhum prejuizo ao motor. Sobre o resistor queimar, basta que tenha a potência necessária. Desconheço a corrente nominal do seu motor mas possívelmente um resistor entre 33R e 51R x 1/2 Watt deverá ser suficiente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...