Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ndbf

Descarga eletrica ontem a noite

Recommended Posts

Ontem teve um temporal aqui na minha cidade e acabou acontecendo uma descarga eletrica e queimou meu monitor e minha fonte.

A fonte ela da energia na placa-mãe mas não liga o pc quando aperto para ligar.

Troquei hoje por uma outra fonte e os componentes todos estão funcionando normalmente.

Já o monitor ele não da nem sinal de vida , não acende nenhuma luz.

Gostaria de saber se tem como arrumar essa fonte ainda e se o monitor tb pode ter concerto.

Acredito que a fonte deve ser algum capacitor e o monitor deve ser a fonte dele.

 

Por incrível que pareça tinha o modem + uma luminaria ligados no mesmo filtro de linha que o monitor e a cpu e eles não chegaram a queimar.

 

O que sera que aconteceu que so queimou os dois ne? 

 

Fora que nao chegou a cair a energia na hora

IMG_20180601_150629.jpg

IMG_20180601_150633.jpg

IMG_20180601_150638.jpg

IMG_20180601_150654.jpg

Compartilhar.jpg

IMG_20180601_154615.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ndbf Se a fonte for nova e é o que parece mesmo, entre em contato com a corsair para solicitar o rma da mesma, você deverá enviar a fonte para a corsair e eles irá analisar o produto e ver o que ocorreu, tanto que se ela já estiver fora de linha eles lhe mandam uma nova.

 

Mas lembre não abra a fonte pra nada, se ela ainda estiver na garantia só envie para corsair.

 

O monitor seria o mesmo, o ideal é entrar com solicitação de rma com a fabricante do mesmo.

 

Se os equipamentos estão ligados só a filtro de linha não tem com o que se preocupar, pois terá sim acesso ao rma e garantia do mesmo, mas se foram ligados a estabilizador(exemplo), a garantia é perdida.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ndbf que filtro de linha é esse? A instalação tem aterramento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abre um ticket de RMA com a Corsair (ou com a loja que você comprou essa fonte se ainda tem garantia)... já o monitor recomendo levar ele numa eletrônica de confiança e peça um orçamento sem compromisso, pode ser algo simples, mas tudo depende, não dá pra dizer nada à distância, entende? Alguém tem que abrir esse monitor e investigar o que detonou e o que se salvou... já a fonte terá que mandar pra fora do BR se for com a Corsair o RMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você sabe o que são protetores contra surtos de tensão????  Percebi....

É para salvar sua config e periféricos que se usa os mesmos, e se salva os equipamentos..

Mas tem de botar, adotar dos bons (Clamper por exemplo) antes de acontecer os surtos de tensão como esses derivados dos raios e tempestades elétricas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resolvi criar este tópico com o intuito de auxiliar a todos os usuários que necessitam saber mais sobre as devidas proteções contras surtos elétricos que podem ser tomadas afim de mitigar os problemas causadas por eles em seus equipamentos eletrônicos, em especial os computadores e notebooks. Ressalto que nenhuma medida é 100% eficaz, porém há uma diminuição significativa nos problemas em que um surto pode causar em seus sistemas além de que as somas das dicas passadas aqui aumentam ainda mais a confiabilidade das proteções e diminui muito as chances de terem danos causados por descargas indesejadas.

 

Primeiro de tudo é importante frisarmos que para uma proteção ser eficaz é preciso de uma série de recomendações a serem seguidas:

 

1)      É importante utilizarmos um correto sistema de aterramento na residência pois ele auxilia no “escoamento” da corrente de fuga presente em carcaças que por algum problema de isolamento acabaram por ficar energizadas, por problemas em um motor que perdeu sua correta proteção de isolação assim como auxiliar os sistemas de proteções a drenar o surto para a terra. Todo o sistema deve ser feito por um profissional qualificado pois não é só posicionar uma haste metálica na terra, mas sim deve ser dimensionado corretamente utilizando-se como parâmetro a resistência do solo em dissipar a energia, quantidade de hastes, distância entre elas, local de instalação e usando ferramentas como terrômetro para a correta medição. Não vou entrar em detalhes técnicos como qual tipo de aterramento utilizar pois não é o intuito do tópico mas ressalto que é necessário este sistema pois sem ele há uma perca significativa na proteção e você não poderá usar alguns sistemas que informarei abaixo, além disso ele é obrigatório pela NBR 5410.

2)      O próximo sistema que mencionarei não está relacionado diretamente com a proteção contra surtos elétricos, mas julgo interessante repassar a informação a vocês pois ele detecta fuga de correntes que possam haver em sua instalação. Uma fuga de corrente além de causar aumento substancial no consumo de energia, causam riscos a integridade física. Consulte seu eletricista sobre a instalação dos IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) ou DDR’s (Disjuntor Diferencial Residual – este com função de disjuntor). Obrigatório pela NBR 5410.

3)      Correto dimensionamento de cargas em sua residência, com disjuntores bem dimensionados, seção dos condutores correta, qualidade da instalação em geral também auxiliam no sistema de proteção. Obrigatório pela NBR 5410.

 

Com os passos citados acima podemos seguir com os sistemas de proteções contras surtos propriamente dito.    

 

O que é um surto elétrico:

Surto elétrico é uma onda transitória de corrente, tensão ou potência que tem a característica de uma elevada taxa de variação por um período curto de tempo.  Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar danos aos equipamentos eletroeletrônicos além de causarem riscos a integridade física das pessoas.

 

Surtos elétricos são comumente provenientes a:

 

1) Raios que caem diretamente na rede elétrica, rede de telefonia e "viajam" em toda a rede até chegar em seu "destino" e realizar o estrago rapidamente ou diminuir a vida útil do componente eletrônico;

2) Raios que caem nas proximidades e que geram campo eletromagnético que podem também causam problemas, assim como raios que caem diretamente nas antenas.

3) Manobra na concessionária de energia, o que causa carga nos transformadores ou até manutenção nos equipamentos que podem não conter as proteções necessárias;

4) Motores de 'grande porte", elevadores, cargas e etc.

Ressalto que um surto de tensão pode causar estrago no momento, como diminuir a vida útil do equipamento e são imprevisíveis e difíceis de mensurar seu estrago, além disso não adianta realizar as proteções elétricas se não realizar as proteções nas redes cabeadas, RJ11, RJ45, COAXIAL, portanto a proteção deve ser completa e em toda a rede elétrica, lógica e comunicação.

 

Como se proteger:

 

DPS CLASSE 1: É mais utilizada para locais aonde possuem SPDA (Sistema de proteção conta descargas atmosféricas) - ou seja: PARA RAIO. Estes DPS são posicionados aonde há o escoamento de cargas elevadas. Não é comum em casa pois dificilmente encontrará uma casa com para raios, porém o SPDA juntamente com o DPS classe 1 está presente em edificações prediais. Informo também que um SPDA é um sistema para proteção da edificação (contra raios que caem diretamente nela - e servem para evitar danos, incêndio e propagar as ondas eletromagnéticas corretamente para o solo) e não protege os equipamentos internamente da casa, pois são sistemas com finalidades diferentes, assim como o fio terra que serve para proteção e escoamento da energia e não tem relação direta com a proteção contra surtos. Não é porque tem fio terra que não irá ter problema pois ele é um meio do escoamento utilizados pelos DPS. – Esta classe não é obrigatória pela norma e não é comum vermos em casas pois são especificas.

 

DPS CLASSE 2: Instalando DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) no quadro de energia. Existem marcas como Clamper, Siemens, GE, Schneider e etc... e devem acompanhar de aterramento. Este é responsável pelo desvio do surto alto na tensão e é o mais utilizado e deve ser instalado junto com a entrada do padrão. É obrigatório pela NBR e deve ser instalado por um profissional capacitado, que medira de quantos Ka’s o DPS será necessário para sua região.

 

DPS CLASSE 3: É utilizado para a proteção "fina" e ligado diretamente com o aparelho na tomada, nesta classe também temos os dispositivos que protegem as redes lógicas (RJ 11, RJ 45..) assim como as proteções coaxial e afins. No Brasil temos a empresa Clamper, pioneira neste segmento a muito tempo mas acredito que em um futuro surjam outras marcas interessantes. Ressalto que aqui incluem os filtros de linha que ligamos nos computadores. Nesta classe nem todos os dispositivos exigem um pino terra por realizar a descarga no neutro, porém a proteção não será tão eficaz quanto se houvesse aterramento.

 

Acredito que consegui explanar as proteções necessárias de uma forma simples e de fácil entendimento para todos sem me aprofundar na parte técnica. Caso queiram se aprofundar mais nos termos sugiro canais como “Mundo da Elétrica” e “Engehal” além do esforço de cada um em buscar informação. Caso em sua região não tenham profissionais capacitados, como foi o meu caso, você pode realizar estudos e “pedir para fazer”.

Dúvidas estou à disposição para ajudar todos.

Sds

 

Post original que postei no fórum Baboo

https://forum.baboo.com.br/index.php?/topic/789241-proteções-conta-surtos-elétricos-–-descargas-atmosféricas-e-afins/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×