Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Assembly Indicação de livros de Assembly para x86, x64 e ARM


Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Pessoal, preciso que me indiquem uns bons livros de Assembly para x86, x64 e ARM, do basico ao avançado, não me importo se forem em inglês (entendo um pouco e posso usar o google tradutor para me ajudar), por que alem de assembly ser bem util em varias situações eu também estou com um pequeno projeto, um mini sistema operacional com interface grafica (baseada no OpenGEM), em C eu já tenho um bom conhecimento mas assembly só sei o basico, e antes que digam que só vou reinventar a roda, se isso fosse ruim não existiriam tantos SOs por ai...

 

Nota: já estou usando linux (ubuntu 18.04) e também instalei os programas: qemu, virtual box, bochs, nasm, fasm e uma ide assembly multiplatafora (SASM). Quanto ao bootloader, acho que vou usar o GRUB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Assembly  x86 hoje esta em desuso e perdeu boa parte de seu proposito de linguagem de baixo nível, já que as instruções x86 ainda precisam ser decodificadas em microcódigos e esses sim serão executados fisicamente pela CPU...

 

As poucas exceções que precisam de programação em baixo nivel x86 seria engenharia reversa de software ou o  desenvolvimento de BIOS e firmwares UEFI, e nesse caso você desce abaixo do assembly, pois cada família de CPUs precisa de microcódigos específicos pra serem inicializadas, ativação dos múltiplos núcleos, definição de prioridade no acesso a memoria, etc... 

 

Caso queira seguir adiante em assembly x86 mesmo sabendo dessas limitações um bom livro seria o Professional Assembly Language do autor Richard Blum, esse livro é focado em programação assembly em ambiente linux e a sintaxe AT muda do padrão windows...

 

No caso do ARM ha manuais disponíveis gratuitamente em domínio publico pra que domina a leitura em inglês:

 

http://infocenter.arm.com/help/topic/com.arm.doc.100511_0401_10_en/arm_cortexa9_trm_100511_0401_10_en.pdf

 

http://infocenter.arm.com/help/topic/com.arm.doc.den0024a/DEN0024A_v8_architecture_PG.pdf

 

Desconheço qualquer obra nacional que cubra esse assunto, é um nicho de programação bastante especifico que geralmente só se faz necessário pra engenheiros.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...