Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel BOLÃO COPA 2018 - Parâmetros de acerto de placar sozinho e em conjunto.


Ir à solução Resolvido por Valteson,

Posts recomendados

Olá galera! Gostaria da ajuda de vocês. Estou construindo uma planilha para um bolão da copa 2018 para o pessoal de onde trabalho. O pessoal determinou apenas 2 regras/parâmetros que não estou conseguindo fazer. 

ACERTAR O PLACAR = 3 pontos

ACERTAR O VENCEDOR = 1 ponto

Fiz apenas a pontuação de 3 pontos, de forma bastante arcaica, com algumas células de apoio abaixa da tabela que ficarão ocultas.

Tabela anexa.

Ex.: gostaria que "Beltrano" ficasse com 1 ponto, pois acertou o vencedor; e "Fulado" ficasse com 3 pontos, pois acertou o placar exato e não somasse mais 1 ponto por ter acertado o vencedor. A pontuação do acerto de placar prevalecesse na pontuação de acerto de vencedor, visando não somar/acumular 3+1 = 4 pontos. 

Muito obrigado.

 

 

WBOLÃO DGAI - COPA DO MUNDO 2018 - VERSÃO TESTE.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ficaria se o fulano apostasse em um empate? Nesse caso ele não estaria apontando um vencedor.

Também não entendi a referencia a $D$27 que você está fazendo na contagem das pontuações de cada apostador. (Altrano está recebendo a pontuação de D27 ... -_-'  .. kkk).

Consegui colocar mais uma fórmula no espacio vazio que você deixou lá embaixo. Ficou assim:

 

- O que você já fez foi mantido;

- Se o jogador acertou o placar, a contagem do vencedor zera automaticamente;

- Se ele não acertou o placar, nem apostou em empate (preciso saber ainda o que acontece em empate), chequei a posição do time que fez mais gols (vencedor) e comparei com a posição apostada atribuindo 1 para igualdade.

- Por fim alterei a contagem que você fez item a item e coloquei soma(D:AH).

 

Veja o que achou da planilha e dê um retorno.

Abraços.

 

 

 

WBOLÃO DGAI - COPA DO MUNDO 2018 - VERSÃO VALTESON.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Valteson disse:

Como ficaria se o fulano apostasse em um empate? Nesse caso ele não estaria apontando um vencedor.

Também não entendi a referencia a $D$27 que você está fazendo na contagem das pontuações de cada apostador. (Altrano está recebendo a pontuação de D27 ... -_-'  .. kkk).

Consegui colocar mais uma fórmula no espacio vazio que você deixou lá embaixo. Ficou assim:

 

- O que você já fez foi mantido;

- Se o jogador acertou o placar, a contagem do vencedor zera automaticamente;

- Se ele não acertou o placar, nem apostou em empate (preciso saber ainda o que acontece em empate), chequei a posição do time que fez mais gols (vencedor) e comparei com a posição apostada atribuindo 1 para igualdade.

- Por fim alterei a contagem que você fez item a item e coloquei soma(D:AH).

 

Veja o que achou da planilha e dê um retorno.

Abraços.

 

 

 

WBOLÃO DGAI - COPA DO MUNDO 2018 - VERSÃO VALTESON.xlsx

@ValtesonMuito obrigado. Resolveu esses dois parâmetros.

Em relação ao empate, o pessoal do trabalho optou por pontuar apenas quem acertar o placar ou acertar o vencedor, empate não acarretaria pontos. Vou ver se eles mudam de ideia, e pensam em pontuar em empate.

A referência D27 eu esqueci de apagá-la, estava testando outras fórmulas nela... foi mau kkkk. 

E como vai ficar essa referência D27, posso deixá-la na fórmula da pontuação??? Tem como corrigir essa coluna da pontuação?

Além disso, se não for pedir muito, tem como fazer que a coluna do nome dos participantes seja alterado automaticamente com o decorrer dos jogos e pontuação? Exemplo, Fulano atualmente está em 7º, caso ele esteja com a maior pontuação ele fique em primeiro automaticamente, bem como os outros em suas colocações conforme a pontuação.

Valteson, muito obrigado e desculpe-me incomodar. Sou leigo em excel, estou buscando aprender um pouco.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou aprendendo, William. Essa referência D27 pode ficar, mas como não está sendo usada é melhor remover. Basta apagar toda a estrutura do SE e deixar apenas a fórmula de soma.

 

Para mostrar os participantes ranqueados; existem várias formas:

- Pode ordenar/classificar manualmente o intervalo das pontuações (C10:C25) do maior para o menor, expandindo a seleção; 

- Pode criar uma macro ligada a um botão que faça tal tarefa.

 

 - - - - - - - - 

Se essas respostas foram últeis, curta o post, desde já desejo boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Valteson. valeu mesmo. 

Ainda estou com outra dúvida, e gostaria, se possível, de sua ajuda mais uma vez ou de qualquer outro membro.

Tô tendo problemas no ranking, estou buscando um ranking que deverá ser alterado automaticamente no decorrer de cada participante pontuar, consegui realizar em parte fazendo 4 colunas (A, B, C e D) atualmente expostas, mas que deverão ficar ocultas. A questão é: no momento que algum participante pontue, quero que a planilha altere automaticamente a colocação desse participante no ranking (consegui isso), mas que toda sua linha de placares registrados também vá junto com o nome do participante (não consegui isso). Não sei se fui bem claro. 

Por exemplo, conforme a planilha anexa: 

"Taciana" acertou os 2 primeiros jogos (6 pontos) é a que obteve mais pontos, então deve ficar na 1ª colocação. Beleza! Consegui fazer. Todavia, sua linha de palpites (placares dos jogos) não acompanha a participante "Taciana", a linha (22) com início na célula "I22" em diante deveria desloca-se para a linha (9) com início na célula "I9" em diante.

Gostaria que esse fenômeno acontecesse com todos os outros participantes. Como faço esse procedimento???

Além disso, refiz algumas coisinhas na planilha, coloco-a anexa mais uma vez.

Antecipadamente, mais uma vez muito obrigado e desculpem-me pelo incomodo.

WBOLÃO DGAI - COPA DO MUNDO 2018 - VERSÃO 4.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Desculpa pela demora. Só consegui um tempo de responde agora.

 

Consegui resolver o problema do ordenamento criando uma macro que transcrevi abaixo ( se você não souber ainda como elas funcionam e como criá-las, procura as aulas de Alessandro Trovato, são muito boas). Para acionar a macro basta clicar no trofeu copa do mundo 2018 ( transformei ele em um botão).

 

Temos outro problema, quando ordeno aqueles simbolos de 1, 2, 3 ... lugar se embaralham completamente.

Macro criada.

Sub Ordenar()
'
' Ordenar Macro
' Ordena a classificação do maior para o menor
'

'
    Range("D9").Select
    Range(Selection, Selection.End(xlDown)).Select
    ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort.SortFields.Clear
    ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort.SortFields.Add Key:=Range("D9"), _
        SortOn:=xlSortOnValues, Order:=xlDescending, DataOption:=xlSortNormal
    With ActiveWorkbook.Worksheets("Plan1").Sort
        .SetRange Range("B9:EB24")
        .Header = xlNo
        .MatchCase = False
        .Orientation = xlTopToBottom
        .SortMethod = xlPinYin
        .Apply
    End With
    Range("C9").Select
End Sub

 

WBOLÃO DGAI - COPA DO MUNDO 2018 - VERSÃO 5. pdf.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patropi e Valteson,

Observei que está dando erro na coluna de pontos (D9:D24) quando se coloca o placar oficial do jogo em 0 x 0.

Verifiquei as fórmulas da planilha, mas não encontrei o erro. Tô ruim mesmo em Excel. kkkk

 

Em anexo, encaminho o arquivo com o primeiro do jogo (Rússia x Arábia Saudita) com o placar de 0x0 e consequente alteração dos pontos dos participantes (aumento exagerado dos pontos).

 

WBOLÃO DGAI - COPA DO MUNDO 2018 - VERSÃO 5.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Valteson e Patropi, a planilha está quase pronta, faltando apenas corrigir um probleminha que está aparecendo.

Sabemos que deve-se colocar primeiro os palpites dos participantes antes do placar oficial do jogo, mas quando coloco palpites a coluna (D) de pontos fica #NÚM!, gostaria que ficasse com a pontuação "0" (zero) mais a figura da setinha que defini, conforme aumenta ou diminui a pontuação. E esse erro na coluna de pontos (D) fica sempre aparece em todos os jogos. 

Em anexo, planilha mostrando o erro.

WBOLÃO DGAI - COPA DO MUNDO 2018 - VERSÃO 6 FINAL TELA CHEIA. pdf - Copia.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite @WILLIAM ROSENDO

 

Veja se eu entendi a tua dúvida.

Na célula D9 copie e cle a formula abaixo e arraste até a célula D24:

=SEERRO(SOMA(E34:EB34);0)

Na célula F38 copie a cole a formula abaixo e arraste até a célula F43:

=SEERRO(SE(E9="";0;SE(E28=3;0;SE(CORRESP(MAIOR(E$8:F$8;1);E$8:F$8;0)=CORRESP(MAIOR(E9:F9;1);E9:F9;0);SE(E(E$8<>F$8;E9<>F9);1;0);0)));0)

Não se esqueça de clicar em Curtir.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patropi,

A Planilha do bolão está completa, como eu queria. Os parâmetros eram:

ACERTO DE PLACAR: 3 PONTOS;

ACERTO DE VENCEDOR: 1 PONTO.

 

Todavia, o pessoal aqui no trabalho optaram também em inserir outro parâmetro:

ACERTO DE EMPATE: 1 PONTO (quando o resultado for empate e o palpite do participante for também empate, todavia com um placar diferente).

Tem como inserir esse parâmetro na tabela???

No aguardo, e desculpem-me pelo pedido e o incomodo.

Em anexo, planilha versão 7.

 

 

WBOLÃO DGAI - COPA DO MUNDO 2018 - VERSÃO 7.rar

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joaopaulo1979 disse:

Excelente material. Até comecei fazer uma, mas meu básico de Excel não deixou :o|

 

 

Obrigado amigo, eu apenas fiz mais uma maquiagem na planilha, pois a maior parte dos méritos são de Valteson e Patropi, agradeço muito a eles. Também tõ no "basicão" de Excel, com essa planilha to aprendendo um pouco.

Pra você vê, tô vindo com mais dúvidas e mais parâmetros para incrementar na planilha.

Enfim, ainda não terminei essa planilha do Bolão.

Além disso, fique a vontade de usá-la, caso queira. Eu ficaria honrado. :D 

valeu.

adicionado 1 minuto depois
9 horas atrás, WILLIAM ROSENDO disse:

Patropi,

A Planilha do bolão está completa, como eu queria. Os parâmetros eram:

ACERTO DE PLACAR: 3 PONTOS;

ACERTO DE VENCEDOR: 1 PONTO.

 

Todavia, o pessoal aqui no trabalho optaram também em inserir outro parâmetro:

ACERTO DE EMPATE: 1 PONTO (quando o resultado for empate e o palpite do participante for também empate, todavia com um placar diferente).

Tem como inserir esse parâmetro na tabela???

No aguardo, e desculpem-me pelo pedido e o incomodo.

Em anexo, planilha versão 7.

 

 

WBOLÃO DGAI - COPA DO MUNDO 2018 - VERSÃO 7.rar

Agora, gostaria da ajuda da galera com relação a minha dúvida, caso possível. Obrigado a todos. valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...