Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led 5mm 15000 mcd com bateria de Lítio 3V


Posts recomendados

Boa noite!

 

Não entendo muita coisa de eletrônica...então estarei explicando para o que e como pretendo, para me dizerem se dá certo, se há melhores formas, etc.

 

Desejo criar um circuito simples para colocar em uma caixinha de 10x10x10 cm, logo acredito que apenas 01 led de 5mm com mais ou menos 15000 mcd, deve dar conta de prover uma boa iluminação para a mesma. Além disso, para ganhar espaço e praticidade, achei melhor usar uma bateria de lítio de 3V, daquelas tipo moeda, pelo que pesquisei ela seria capaz de acender o led, além disso pretendo colocar um interruptor para estar ligando e desligando. Ai começam as minhas dúvidas... esse sistema é viável? Ou seria possível construir um melhor com mais ou menos o mesmo valor que gastaria para esse? Saberiam me informar qual seria a autonomia dessa bateria, simulando que o sistema ficasse ligado por mais ou menos 6 horas diárias e no caso pretendo usar o led na cor branca fria ou quente (parece que isso interfere de alguma forma, eu acho). Enfim é isso.

 

Lembrando que pretendo comercializar um produto com tal circuito e para tal não poderia ser muito caro ou se tornaria inviável, mas também não quero, um sistema que não tenha uma boa autonomia. Digamos que para tal sistema eu desejaria gastar entre R$ 3,00 a R$ 5,00 no máximo, além disso espaço e peso são fatores importantes também.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @Adriano HGM, como vai?

 

Vamos lá:

 

Você disse que quer montar um circuito com uma bateria de lítio de 3V e gostaria de saber a autonomia da bateria. Para isso temos que nos atentar aos seguintes parâmetros: qual a tensão nominal do respectivo led? qual sua corrente de trabalho e qual a capacidade de armazenamento da bateria (mAh).

 

Para os led's comuns, de 5mm no mercado, trabalham com corrente nominal de 20mA ou 0.02A e geralmente com uma queda de tensão de 2V. 

 

Mas... baseando-se num datasheet de uma bateria qualquer de lítio de 3V, de 240mAh, nós temos a seguinte tabela em anexo. 

 

Ali, marcado em vermelho mostra uma aplicação típica da bateria com uma corrente de 0.19mA e tensão de trabalho em 2,9V e uma carga de 15kohms. A vida útil, nessas condições, é de 1263 horas. 

 

Baseando-se por esses valores do datasheet, lembra que a corrente de trabalho do led é de 20mA? Então basta multiplicar 0.19ma por 100 que você vai ter 19mA. Agora, basta dividir 1263 horas por 100 e terás o tempo de vida útil relativo de 13horas.

 

Uma ideia melhor seria colocar 2 pilhas recarregáveis de NIMH em série, que além de existir modelos de 4700mAh, lhe fornece uma tensão de 2.4V (ideal para trabalhar com leds), aumentando a vida útil do mesmo. Até duas pilhas, daquelas Duracell, terás uma autonomia melhor.

 

Abraços

 

Datasheet: http://data.energizer.com/pdfs/cr2032.pdf

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Portug4l disse:

Caro @Adriano HGM, como vai?

 

Vamos lá:

 

Você disse que quer montar um circuito com uma bateria de lítio de 3V e gostaria de saber a autonomia da bateria. Para isso temos que nos atentar aos seguintes parâmetros: qual a tensão nominal do respectivo led? qual sua corrente de trabalho e qual a capacidade de armazenamento da bateria (mAh).

 

Para os led's comuns, de 5mm no mercado, trabalham com corrente nominal de 20mA ou 0.02A e geralmente com uma queda de tensão de 2V. 

 

Mas... baseando-se num datasheet de uma bateria qualquer de lítio de 3V, nós temos a seguinte tabela em anexo. 

 

Ali, marcado em vermelho mostra uma aplicação típica da bateria com uma corrente de 0.19mA e tensão de trabalho em 2,9V e uma carga de 15kohms. A vida útil, nessas condições, é de 1263 horas. 

 

Baseando-se por esses valores do datasheet, lembra que a corrente de trabalho do led é de 20mA? Então basta multiplicar 0.19ma por 1000 que você vai ter 19mA. Agora, basta dividir 1263 horas por 1000 e terás o tempo de vida útil relativo de 13horas.

 

Uma ideia melhor seria colocar 2 pilhas recarregáveis de NIMH em série, que além de existir modelos de 4700mAh, lhe fornece uma tensão de 2.4V (ideal para trabalhar com leds), aumentando a vida útil do mesmo. Até duas pilhas, daquelas Duracell, terás uma autonomia melhor.

 

Abraços

 

Datasheet: http://data.energizer.com/pdfs/cr2032.pdf

Sem título.png

 

Realmente depois de pesquisar mais um pouco eu decidi por 2 pilhas AA comum em série, o que me geraria uma tensão de 3V, que o que o led que tenho precisa de acordo com suas especificações. Acredito que terá uma autonomia melhor que as lítios, mas não muito diferente, porém fica uma opção de a pessoa depois de adquirir o produto comprar pilhas alcalinas, o que já terá uma significativa melhora, pois pelo que pesquisei elas possuem cerca de 2000 mAh.

 

De qualquer forma, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...