Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tojo GR100a + Pré-amplificador + Receptor bluetooth


Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal! 

Andei pesquisando bastante sobre o assunto mas não achei algo parecido com o que pretendo fazer até agora, e preciso de ajuda pra saber se vai funcionar como espero. 

Pergunta:

Ligando um receptor e um pré-amplificador em um Tojo GR100a funcionaria? Ficaria bom? Alguém já fez algo parecido?

 

Contexto:

Tenho um Chevette e um Tojo, queria montar um som antigo nele mas não queria abrir mão do conforto de ter Bluetooth e USB. Poderia montar um som moderno no porta-luvas, mas é mais caro e ocupa mais espaço. Poderia também adaptar um receptor no circuito de um toca-fitas, mas também é caro e mais difícil encontrar em bom estado (sem contar a mão de obra pra realização do serviço). Considerando tudo isso me veio a seguinte ideia: de usar um receptor e um pré-amp diretamente no tojo. Quando comprar o toca-fitas no futuro, só precisaria de um circuito pra trocar as entradas do tojo entre o toca fitas e o "kitzinho" (ou som moderno). 

 

Então a ideia é ligar a placa decodificadora (primeiro link) com dois amplificadores, um para cada canal (segundo link), ligando tudo isso então no tojo. Tem inclusive um produto que parece que faz isso que procuro, mas acredito que não tenha a mesma potência do que pretendo montar (terceiro link). Se reparar a frente é a mesma inclusive.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-803185171-placa-decodificador-usb-p-caixa-ativa-mp3-fm-aux-pen-drive-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-978276149-amplificador-60w-mono-1-canal-classe-d-12-24-volts-tpa3118-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-900052417-modulo-pre-amplificador-hayonik-1000-bt-usbbluetoothfmmp3-_JM

 

Daria pra instalar isso no porta luvas sem ocupar muito espaço e seria uma opção barata. Isso sem contar o fator professor Pardal Do It Yourself, kkkkkkkk. 

 

O que vocês acham? Dicas, sugestões? 

 

EDIT1: A minha ideia é ter um som ambiente dentro do carro, não quero nenhum "pancadão". 

 

Agradeço desde já,

Abraços!

1.PNG

2.PNG

3.PNG

4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse aparelho do link abaixo faz tudo o que você precisa e sai bem mais barato que o conjunto apresentado por você:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1010747770-amplificador-potncia-bluetooth-p-caixa-de-som-dvd-pc-note-_JM

A saída dele pode ser ligada diretamente ao Tojo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP eu vi esse aparelho, o problema pra mim é o frete, se mandar pra minha cidade (Joinville) fica 56 reais. Se eu mandar pra casa dos meus pais em Curitiba fica 36 reais mas eu tenho que ir lá buscar ainda. As placas amplificadoras eu consigo retirar em mãos aqui em Joinville, e a placa decodificadora é só 13 reais de frete. 

Mas é uma boa opção mesmo, vou estudar e esperar os preços do frete estabilizarem, parece que estão flutuando e subindo... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um rapaz aqui na minha cidade estava vendendo um Bosch Miami IV e um Tojo GR180 por R$150,00, estavam parados a mais de 10 anos e não sabia se estava funcionando, arrematei! 

 

@BCP sabe o esquema de ligação deste rádio? Tentei testar mas não sei se fiz certo. Ele fez aquele ruído grave "boom" de quando liga e acendeu a luz "FM", mas não fez mais som nenhum, nem de estática. Fez apenas alguns ruídos inicialmente quando movimentei o knob do balance, mas depois parou. 

 

Conectei:

O vermelho no positivo da bateria

O vermelho com preto, que sai do parafuso da carcaça, no negativo da bateria

O preto nos negativos das caixas

O verde e o azul um pra cada positivo de cada caixa

 

Algumas dúvidas:

É melhor abrir outro tópico para isso?

É assim que liga mesmo?

Onde vai a antena?

Ele tem uma espécie de conector em baixo na parte de trás, sabe pra que serve? (Apontado com a caneta)

O que significa as posições das chaves nos comandos do toca fitas?

 

Abraço!

 

EDIT: Levei o aparelho e as caixas que tenho aqui pra testar no carro, não usei fonte de PC, usei a bateria do carro mesmo, 12v.

 

WhatsApp Image 2018-06-08 at 14.28.04.jpeg

WhatsApp Image 2018-06-08 at 14.27.31.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Hehehehe!!! Quanta dúvida!!!!.... Vamos lá!

Pode deixar a dúvida nesse tópico mesmo.

No fio grosso vermelho, tinha que ter o porta fusível, e ele é o positivo da alimentação (Bateria)

O negativo, pode ser usado tanto esse fio no parafuso como o preto dos canais, (São comuns).

Os positivos dos canais são os azul e verde mesmo, Você ligou tudo correto!

Aquele ponto de contato que a caneta indica é um ponto de terra também (negativo da bateria ou falantes).

A entrada de antena desse toca fitas é aquele "Buraco" no lado esquerdo da segunda foto, na foto abaixo eu indico com uma seta vermelha a entrada da antena...

Bosch.png

Agora vamos aos comandos do toca fitas.

Da esquerda para direita, as setas duplas, são de avanço e retrocesso da fita, elas estão uma apontada para a outra porque o avanço e retrocesso dependerá se a fita esta girando para direita ou para esquerda (Esse toca fitas é auto-reverso), A próxima chave é para equalização para fitas de Metal, a outra chave logo a direita é a liga/desliga do loudness, a próxima é para Eject da fita, e a última é para acionar o auto-reverso, ou seja, a fita esta tocando o lado A, e ao acionar essa chave (Botão) o toca fitas passa a tocar o lado B da fita...

 

PS: Foi uma boa aquisição, mas talvez você terá que trocar o CI amplificador dele e eventualmente as borrachinhas do Tape...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Obrigado pelas respostas! Mandei revisar todos os equipamentos (Miami IV, GR100 e GR180). No teste que fizemos aparentemente uma das saídas do som está com problemas e o mecanismo da fita precisa dar uma geral também (a fita não "para" no lugar). Quanto aos tojos, aparentemente é só o CI amplificador deles também. Ficarão prontos durante a semana, aí consigo dizer certinho o que teve de ser feito.

 

Achei também na casa dos meus pais um outro amplificador, que ninguém sabe de onde surgiu. Pra você ter uma ideia ele estava sendo usado de peso de ratoeira no sotão! Hahahahaha. Já mandei pra revisão também, segue fotos. 

 

Pelo que pesquisei é um amplificador antigo também, mas não consegui encontrar mais informações...

@BCP conhece o equipamento? 

 

 

WhatsApp Image 2018-06-10 at 16.15.29 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-06-10 at 16.15.29.jpeg

adicionado 32 minutos depois

Uma fotos dos brinquedos antes de mandar revisar e a outra de como ficarão instalados no carro (esse "servicinho" no console foi feito pelo antigo dono do carro, não fui eu! Hahahahah)

WhatsApp Image 2018-06-06 at 12.39.53.jpeg

WhatsApp Image 2018-06-06 at 16.03.50.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Tenho saudades desses aparelhos! Hehehehe!!!!...

O amplificador mostrado na primeira foto era um em formato "Push-Pull" classe B, com transformadores acoplando as entradas e saídas, a maioria possuíam apenas dois transistores e alguns resistores e capacitores, eles davam até um reforço legal no som! Lógico, nada comparado com as potências de hoje!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com duas ideias agora:

1) Puxar um auxiliar do próprio circuito do som e usar com o celular, eliminaria a placa receptora. Aí ficaria o som ligado no tojo e o PB80 ligado nas saídas traseiras do Tojo, pra dar uma força extra pros 6"9" atrás. 

2) Ou então usar esse PB80 como amplificador para a placa receptora/decodificadora, aí trocar a entrada do Tojo entre o som e esses dois. Mais ou menos como a ideia original. 

 

@BCP Na sua opinião, o que você acha melhor? 

 

PS.: Estou achando que não terá espaço para usar falantes 6"9", teria que usar quatro de 6" mesmo. Então a opção dois talvez seja melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Ah, entendi! Vou fazer isso então. Pra fazer a troca das entradas, precisa bolar algum circuito ou uma chave de 6 pinos já resolve? (Trocar os dois canais de entrada do tojo né)

 

Exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-951298642-1-chave-prova-d-agua-on-off-on-6-pinos-barcocarro-_JM

 

adicionado 3 minutos depois

Outra dúvida: você falou na distorção, esses amplificadores aumentam a potência para 100w, ou aumenta em 100w? (No caso do tojo, por exemplo)

Achei que se eu ligasse os dois ficaria com 180w, viagem minha então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

As potências se somam somente no consumo! Em potência sonora agradável, não ocorre da mesma forma pois cada amplificador tem seus limites de saída que é, se tivesse 100% de rendimento, P = V²/R, onde P = Potência em Wats, V é a tensão de alimentação e R é a impedância do falante; esse cálculo é bem superficial!

Então ficaria P = (13,8)² / 4 (Menor impedância que esses amplificadores suportavam) que é = 47,6W. (Aproximadamente)

Essa potência era o máximo que poderíamos extrair de um amplificador ligado numa bateria de carro por canal, se os falantes forem de 8 Ohms, a potência seria 23,8W (Aproximadamente).

Então pode se entender que esses amplificadores aumentam para 100W (Com som legal sem distorções), e não aumentam em 100W chegando por exemplo, a 180W!

 

Sua outra dúvida, se entendi, você quer comutar as entradas dos amplificadores, hora jogando a saída de som para um amplificador, hora para outro, ficou vago como esta ligado as saídas dos amplificadores! Essas saídas não podem estar ligadas nos mesmos falantes!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
6 horas atrás, LemosMatheus disse:

@BCP Legal! 

Mas uma duvida que surgiu agora, eu ligando conforme a imagem não vai ter o problema de qualidade que você falou né? Visto que o de 80w estaria "antes" do Tojo?

Teria que testar! Pode ser que não distorça, mas se o sinal de entrada do tojo for muito alta, acredito que distorcerá também!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP O técnico que pedi pra dar uma geral no som disse que puxar um auxiliar ia ficar ruim pois o circuito estava esquentando, com o auxiliar esquentaria ainda mais (ele ligaria no lugar da fita, que não está funcionando). 

 

Na minha saga de tentar colocar um auxiliar nesse som, tive outra ideia mirabolante, me diga se faz sentido ou se estou viajando... 

Lembra daquelas TVs antigas que não possuíam áudio/vídeo? Se usava uma "caixinha" que ligava na antena, aí você sintonizava em um canal específico e tava lá o vídeo-game, no canal 4 por exemplo. 

Pensei em bolar algo igual para o rádio, uma antena "fake" que sintoniza uma rádio específica que é o meu auxiliar. Já usei uma vez um daqueles transmissores FM, mas a qualidade não é tão boa e fica sujeito a interferência. Então a ideia seria utilizar o sinal que esses transmissores geram, mas puxar um fio do transmissor direto para antena do radio, sem de fato transmitir o sinal... Faz sentido? Loucura?

5b3bcf0c0c7b7_WhatsAppImage2018-07-03at16_01_52.thumb.jpeg.07b0286278218016518c7de29fb5e2d4.jpeg5b3bcf0ab728a_WhatsAppImage2018-07-03at16_03_26.thumb.jpeg.b378b7799e5df7f25bb7e213cf5919e0.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Essa ligação não funcionaria ao contento, pois você estaria unindo dois circuitos com terras diferentes e com entradas e saídas diferentes.

Já vi esses transmissores de FM que você acopla na tomada do acendedor de cigarros, e com bastante qualidade! Um estéreo perfeito e bom volume!

Talvez o que você testou não era bom, mas faça uma pesquisa, eles podem ser a solução mais viável em seu caso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Boa noite amigos, desculpa reativar o tópico, porém foi o mais próximo que achei da minha dúvida.

 

vamos la

adquiri um equalizador Tojo gr1500, vou ligar em um Pioneer moderno com os capacitores nos positivos do rádio eliminando os negativos, como manda a regra. minha dúvida eh a seguinte:

posso adicionar mais um booster, no caso um Tojo ab2000 na saida de som do GR, pra somente depois ligar as saídas do Ab nos alto-falantes. peço isso, pois tem um sub no meu som, e creio q se ligar direto na saída do GR, não vai tocar, vai ficar fraco, precisava ser algo mais potente. ou até mesmo um outro modulo tipo booster mais novo q possuo e mais potente. Sera que daria certo, alguém tem uma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde galera, terminei de ligar meu sistema, um radio Pioneer novo, um gr1500 e um modulo ab 2000. coloquei capacitores de 1000 por 35v. tudo ligou bonitinho. o caso é que com o tojo ligado o volume fica menor que com ele desligado, mesmo sem o ab2000, no caso direto nos falantes. alguém tem alguma ideia do q possa ser?????

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...