Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
lucandmendes

Trocar motor DC? Bateria muito pesada?

Recommended Posts

Oi,

Eu construí este robô:
berta1.thumb.jpg.a86044f816ff24f5d7130523efd38315.jpg

E ele tem uma bateria 12v 7ah como você pode ver aqui:
berta2.thumb.jpg.1eba7fb010922b461edfd895e3f0bd65.jpg

Agora estou enfrentando um problema porque estou usando, para o projeto, meu antigo carrinho, para fazer o movimento do robô (rodas)

Mas agora usando a bateria que tem 2kg e meu velho carrinho não roda no chão, quer dizer, se eu rodar ele  sem atrito, ele roda, mas o atrito no chão faz com que os motores não funcionem.

Eu tentei usar duas pontes L298N para fornecer mais energia para cada motor, mas ainda tenho o mesmo problema mencionado acima.
berta3.thumb.jpg.24885750e2f45f328c087d5c86b1be29.jpg

Tudo está funcionando, mas talvez porque a bateria é pesada, o motor não funciona mais no chão?

Eu não conheço os volts dos motores, mas acho que o motor dianteiro é bem pequeno, talvez 3,3v, e o traseiro, talvez mais potente, porque é maior do que o da frente.

Mas eu sei que o adaptador AC / DC que veio com o velho carrinho  foi: Saída: DC 4.8V - 250mA.

Preciso mudar os motores? Quais modelos eu tenho que usar para mover o robô?

Eu preciso da bateria, porque ela fornece energia para o PI 3, circuito de som, webcam e os dois L298N.

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)
4 horas atrás, lucandmendes disse:

Preciso mudar os motores?

Sim.

Os motores com tensões abaixo de 5V não tem força pra carregar todo esse peso.

4 horas atrás, lucandmendes disse:

Quais modelos eu tenho que usar para mover o robô?

Não sei ao certo, mas seria mais interessante que os motores fossem de 12V pra aproveitar toda a tensão que sua bateria fornece.

Editado por Mestre88
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos kilos tem o robô? Note que não será necessário muita potência, até porque se esse carrinho tentar ir muito rápido o robô desequilibra. Tem uns motores DC de 12V com grandes reduções, um torque fantástico.  Isso nos leva a algumas medições:

A velocidade que deseja e a seleção de rotação do motoredutor a ser adquirido:

- Definir a velocidade desejada e ver quantos RPM isso significa nas rodas que tem.

- Caso a tração não seja direta, verificar a redução existente e calcular o RPM necessário no motor a ser adquirido.

- Na hora da compra adquirir motor com rotação um pouco acima da calculada, tente não passar de 50%. Vai ter que calcular tb o torque necessário, pois motor é rotação e torque.

- A medição de torque é simples, precisa de uma mesa, barbante e pesos conhecidos (pacote de sal = 1kg, pacote macarrão = 500g, sachê molho tomate = 340g e por aí vai. O resto é física básica com equações de 1º grau.

Divirta-se e boa sorte.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais