Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte muito quente tensão acima do normal?


Posts recomendados

17 horas atrás, .Solutionn. disse:

Em qual posição no gabinete fica a fonte? Se for na parte de cima ela tende a esquentar mais mesmo pois está sendo 'resfriada' pelo ar quente os componentes.

fica em cima obrigado pela ajuda

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@LUCAS CAMARGO VIANA

 

Nos informe qual o hardware instalado e qual a fonte exatamente.

Processador Intel G620, 2.60GHZ 3MB - placa-mãe Gigabyte GA-H61M-S1 - MEMORIA RAM 2GB DDR3 - FONTE K-MEX PK300PF - HD DISCO RIGIDO 500GB Seagate

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUCAS CAMARGO VIANA

 

Tira uma foto legível da etiqueta que tem colada nessa fonte e deixa ela aqui.

 

Aparentemente essa tua fonte deve estar no limite de fornecimento de energia por estar esquentando muito ( ela talvez forneça pouco mais que 100W como acontece geralmente com genéricas ).

 

Parece que a distribuição de potência dela ainda segue padrões antigos em que a potência da linha de 12V deve ser menor para PCs de hoje e por isso esquenta a julgar pela distribuição dos cabos tendo conectores antigos como para floppy e molex.

 

Não instale mais do que um HD nesse PC porque a fonte não deverá suportar. Por estar trabalhando no limite há risco de queima ou avaria de algum componente como memórias com o passar do tempo.

 

Sempre usei genéricas nos meus PCs antigos e só uma esquentava muito.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@LUCAS CAMARGO VIANA

 

Tira uma foto legível da etiqueta que tem colada nessa fonte e deixa ela aqui.

 

Aparentemente essa tua fonte deve estar no limite de fornecimento de energia por estar esquentando muito ( ela talvez forneça pouco mais que 100W como acontece geralmente com genéricas ).

 

Parece que a distribuição de potência dela ainda segue padrões antigos em que a potência da linha de 12V deve ser menor para PCs de hoje e por isso esquenta a julgar pela distribuição dos cabos tendo conectores antigos como para floppy e molex.

 

Não instale mais do que um HD nesse PC porque a fonte não deverá suportar. Por estar trabalhando no limite há risco de queima ou avaria de algum componente como memórias com o passar do tempo.

 

Sempre usei genéricas nos meus PCs antigos e só uma esquentava muito.

.

Irei trazer uma foto ainda hoje para verificar,eu verifiquei na BIOS a tensão está normal,Só pra constar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUCAS CAMARGO VIANA

 

É 12V x 16A deve estar no limite mesmo considerando estes valores nominais.

 

Tenho uma IceAge aqui que esquenta bastante em um PC velho ( AMD soquete 462  Atlhon XP ) com placa de vídeo off mas em outro também velho ( AMD soquete AM2 Sempron ) com vídeo onboard fica quase fria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@LUCAS CAMARGO VIANA

 

É 12V x 16A deve estar no limite mesmo considerando estes valores nominais.

 

Tenho uma IceAge aqui que esquenta bastante em um PC velho ( AMD soquete 462  Atlhon XP ) com placa de vídeo off mas em outro também velho ( AMD soquete AM2 Sempron ) com vídeo onboard fica quase fria.

Estranho pois na bios marca a temperatura stock,eu não uso placa off, meu processador é g260 2.6ghz ,ram 2gb,hd Seagate 500 7200rpm. 

Acho que vale a pena considerar o que

@Foxwaltfalou ali em cima,sem desmerecer seu conhecimento,o que me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LUCAS CAMARGO VIANA disse:

Estranho pois na bios marca a temperatura stock,eu não uso placa off, meu processador é g260 2.6ghz ,ram 2gb,hd Seagate 500 7200rpm. 

Acho que vale a pena considerar o que

@Foxwaltfalou ali em cima,sem desmerecer seu conhecimento,o que me diz?

 

Nunca tomei conhecimento de haver sensor de temperatura em fontes ou que algum BIOS mostrasse a temperatura de fontes. As tensões podem estar dentro de seus limites normais mesmo estando quente que deve ser o seu caso. Se alguma tensão estivesse realmente fora do normal você já estaria percebendo problemas no seu PC.

 

programas costumam mostrar tensões loucas e eu só vejo utilidade se tiver um monitoramento diário como meio de alerta caso haja alguma variação nelas o que indicaria alguma degradação da fonte ( é o que costumo fazer nos meus velhos PCs usando o antigo Motherboard Monitor no Windows 7 e o Conky no Linux ).

 

O @Foxwalt tem um conhecimento mais profundo sobre fontes mas as fontes ditas genéricas costumam entregar em torno da metade do que anunciam em seus rótulos e você pode perceber isso pelo calor que ela exala como um meio prático a grosso modo de saber se está sendo forçada como comentei a respeito de minha IceAge.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante,vou dar uma olhada diariamente,e também irei ver esse motherboard monitor,o que faria distinguir uma fonte genérica,ou seja como reconhecê-la?

Tem um site que mostra/fiz teste de Watts de acordo com meus hardwares irei mandar aqui,gostaria que olhasse e desse opinião.

Obrigado pela ajuda,agradeço de verdade.

Segue link do Site,suponho que já conhece,tem vídeo de um professor do CDB usando esse site:
https://outervision.com/power-supply-calculator

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, LUCAS CAMARGO VIANA disse:

Interessante,vou dar uma olhada diariamente,e também irei ver esse motherboard monitor,o que faria distinguir uma fonte genérica,ou seja como reconhecê-la?

Tem um site que mostra/fiz teste de Watts de acordo com meus hardwares irei mandar aqui,gostaria que olhasse e desse opinião.

Obrigado pela ajuda,agradeço de verdade.

Segue link do Site,suponho que já conhece,tem vídeo de um professor do CDB usando esse site:
https://outervision.com/power-supply-calculator

 

 

Esse programa, Motherboard Monitor 5, é muito antigo e foi descontinuado mas ainda dá para usar ele em PCs antigos com até dois núcleos. Eu o deixei todo configurado ( deu trabalho ) para me alertar para variações em cada linha acima ou abaixo de determinados percentuais. Durante alguns meses não devem ocorrer variações mas depois a tendência é que ocorra. Existem outros que talvez façam o mesmo trabalho como o CoreTemp, SpeedFan, Everest e o HWMonitor mas eu gostei muito do MBM 5 que também acompanha temperaturas e rotação dos coolers.

 

Esse site de cálculo de consumo é muito antigo e é um modo de saber quanto um PC deve consumir mas isso aproximadamente com tendência a um consumo máximo ou de pico no resultado ( na prática o consumo costuma ser menor ).

 

Para saber se uma fonte é do tipo genérica você tem que saber mais ou menos quais as que não são como as Corsair, XFX, Cooler Master, PCYes, Seasonic, e algumas outras mas isso a grosso modo pois entre estas podem haver as que não são tão boas ( esta é a forma prática de eu saber sem ficar lendo reviews em sites gringos especializados ). Primeiro levanto a suspeita de ser genérica pra depois pesquisar pelo modelo em busca de detalhes como preço, tipo de conectores que possui, distribuição de carga entre as linhas de tensão e testes que tenham sido feitos. Aprendi bastante nos fóruns com o passar dos anos mas sempre procuro o lado prático cruzando com experiências com as fontes que uso e por isso sou de tendência a usar fontes genéricas principalmente em PCs sem placa de vídeo off e com um HD apenas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

 

Esse programa, Motherboard Monitor 5, é muito antigo e foi descontinuado mas ainda dá para usar ele em PCs antigos com até dois núcleos. Eu o deixei todo configurado ( deu trabalho ) para me alertar para variações em cada linha acima ou abaixo de determinados percentuais. Durante alguns meses não devem ocorrer variações mas depois a tendência é que ocorra. Existem outros que talvez façam o mesmo trabalho como o CoreTemp, SpeedFan, Everest e o HWMonitor mas eu gostei muito do MBM 5 que também acompanha temperaturas e rotação dos coolers.

 

Esse site de cálculo de consumo é muito antigo e é um modo de saber quanto um PC deve consumir mas isso aproximadamente com tendência a um consumo máximo ou de pico no resultado ( na prática o consumo costuma ser menor ).

 

Para saber se uma fonte é do tipo genérica você tem que saber mais ou menos quais as que não são como as Corsair, XFX, Cooler Master, PCYes, Seasonic, e algumas outras mas isso a grosso modo pois entre estas podem haver as que não são tão boas ( esta é a forma prática de eu saber sem ficar lendo reviews em sites gringos especializados ). Primeiro levanto a suspeita de ser genérica pra depois pesquisar pelo modelo em busca de detalhes como preço, tipo de conectores que possui, distribuição de carga entre as linhas de tensão e testes que tenham sido feitos. Aprendi bastante nos fóruns com o passar dos anos mas sempre procuro o lado prático cruzando com experiências com as fontes que uso e por isso sou de tendência a usar fontes genéricas principalmente em PCs sem placa de vídeo off e com um HD apenas.

Excelente amigo,muito bom,também procuro saber bem na prática,tenho um multimetro vou ver vale a pena medir tensão na fonte só por desencargo de consciência,mas tenho conhecimento que essa minha fonte seja genérica mesmo,li alguns tópicos inclusive aqui no CDH sobre ela,aaah segue a imagem que fiquei devendo amigo

 

captura fonte recomendada.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...