Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionando um relé 5V pela rede


Posts recomendados

Olá pessoal! Gostaria da ajuda de vcs pra acionar um relé 5V pela rede. Eu precisava que ele fizesse uma lâmpada de 100W acender toda vez que escurecesse..

Depois de muito quebrar a cabeça pra fazer um circuito aproveitando umas peças de sucata que tenho por aqui cheguei ao circuito abaixo. A bobina do relé e o LDR estão com símbolo de resistores porque no LTSpice eu não encontrei esses componentes disponíveis e exatamente por isso não tem como simular...

Gostaria de saber de vcs se tem algo errado no circuito, se corre risco de dar fogo ou coisa do tipo... e se não estiver legar, se puderem me sugerir alterações e/ou outros circuitos fico grato.

Outra pergunta, os capacitores de 1u são de 400V. Pra uma tensão de 127 eles aguentam? Desde já obrigado.5b167d075ad8f_rel2.JPG.36e6eb66af9eb6cf339dd9d1e81dda75.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua fonte vai consumir no mínimo 11W o que representa 8kWh/mês. Em apenas 2 meses de uso te terá custado mais que um carregador de celular de 5 V que consome quase nada. Qualquer carregador de 5V com 120mA ou mais de saída dá conta disso.

adicionado 5 minutos depois

No regulador shunt, se o zener D1 puder ser em torno dos 5V será melhor. Com o atual valor a bobina do relé vai ficar com uns 40% de sobrecarga em potência dissipada.

adicionado 8 minutos depois

A ideia básica do circuito depois da fonte é interessante mas apresenta instabilidade. Vai ter que adicionar um pequeno histerese para operação estável.

adicionado 12 minutos depois
Em 05/06/2018 às 09:08, Daniel Resende disse:

Outra pergunta, os capacitores de 1u são de 400V. Pra uma tensão de 127 eles aguentam? Desde já obrigado.

127Vac resultam em 180Vpico. 200V ainda fica em cima, 250V já é tranquilo, 400V pode ser usado até em circuitos de 220Vac.

adicionado 56 minutos depois

A proposta abaixo foi pensada para fonte de 5V que pode ser essa capacitiva ou uma de 5V comercial com corrente =>100mA.

Sem título.png

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Sérgio Lembo.  Vou montar o circuito que você propôs. Com relação ao carregador de celular, eu tenho aqui uns 3 que poderia usar e todos, quando medi, davam 6 ou 7 volts... isso acontece porque estavam sem carga e quando estiverem com a carga estabilizam nos 5 volts ou eu tenho que montar um zener 5 volts na saída deles?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há necessidade de zener, o circuito suporta tensões maiores sem danos. Alguns cuidados na montagem:

- Proteger o quanto possível o LDR da incidência de luz produzida pela lâmpada.

- Desconheço o quanto de luz é o seu mínimo, portanto o valor de R1 pode variar muito dependendo de cada usuário.

- O valor de R6 é o que faz a histerese, talvez tenha que ser reduzido drasticamente. Tenha em mãos, além dos 100k propostos resistores de 51k, 33k, 22k, 10k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...