Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
itzpepperony

quero saber se o nobreak vai servir!

Recommended Posts

Primeiramente bom dia, boa tarde ou boa noite. Seguinte eu moro numa zona que é relativamente longe da cidade, mais pra  zona rural, e aqui temos problemas na rede elétrica, quase todo dia a energia cai e volta na mesma hora, ou demora uns 3-5 segundos e volta, fazendo com que todos os equipamentos conectados na energia desliguem. Já liguei para a assistência daqui e eles falaram que não tem muito o que fazer, que isso acontece quando tem algum impacto na rede elétrica (um pássaro se batendo num fio por exemplo) e automaticamente a energia é desligada para evitar danos. Como eu sempre to usando o PC quando isso acontece me prejudica demais, as vezes to jogando uma Ranked no Dota 2 e tomo low priorit, ou tem vezes que to com a arma mirando na cabeça do inimigo no PUBG e do nada tudo desliga. A solução que eu encontrei pesquisando na net foi um NoBreak, mas aparentemente são todos muito caros, eu encontrei esse [https://www.kabum.com.br/produto/25298/nobreak-sms-1200va-bivolt-station-ii-27392-] que aparentemente parece servir, só que essa é exatamente a minha dúvida, ele vai servir? Eu não quero nada que mantenha o computador ligado por 5, 10 ou 20 minutos, só algo que aguente essa queda de energia que cai e volta na mesma hora, então só precisa segurar a rede por no máximo 2 minutos, provavelmente menos. Segue abaixo minhas configurações

Monitor LG IPS Led 21.5
Fonte 600W da EVGA 80PLUS (Aquela de 80 de Eficiência)
GPU: GTX 960 Zotac
CPU: I5 4460
MB: Gigabyte H97-Gaming 3
Dois HD's: 1TB Seagate, 500GB Samsung
8GB de RAM

Acho que isso é mais do que necessário para saber se esse NoBreak é suficiente, desde já obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega, esse aí é short-breake, ou seja, fornecerá energia por um período de tempo curto(uns 17min) de forma segura.

Além do mais ele tem uma saída de onda aproximada e deve provocar algum tipo de oscilação no funcionamento do PC.

A Wattagem está OK, desde que só esteja a CPU e o Monitor.

Já usei esse tipo em fazenda, mas não acho seguro continuar jogando, deve interromper, salvar e aguardar a energia voltar.

O ideal é um nobreake senoidal de uns 1500VA e com uma bateria externa tipo automotiva, aí sim pode continuar na jogatina.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@PedraX Como falei é somente por um curto período, é porque eu li alguns tópicos e vi que tem algumas pessoas que fala que o nobreak danifica a fonte, mas no meu caso não vejo muita solução, se estiver tudo OK eu compro ele, e faço isso sempre que possível, salvar e sair até a energia voltar

Compartilhar este post

Link para o post

Não gasta seu dinheiro com isso não cara, vai atrapalhar sua fonte que é ótima - quando trabalhando só com filtro ou direto na tomada.

Aqui tenho um no-break SMS 600VA só para o modem da NET... quando falta energia eu tenho mais de 2h de autonomia (modem consome muito pouco) de internet, sem ter que gastar os dados móveis do celular enquanto não tem energia.

Fora isso eu acho que é colocar dinheiro fora comprar no-break para PC com fonte de PFC ativo, selo 80plus bronze, etc.

Minha opinião apenas, depois de muita leitura... se os colegas quiserem complementar meu comentário, fiquem à vontade.

Abraço amigo!

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, itzpepperony disse:

@PedraX Como falei é somente por um curto período, é porque eu li alguns tópicos e vi que tem algumas pessoas que fala que o nobreak danifica a fonte, mas no meu caso não vejo muita solução...

Ora, você não deve ter entendido muito bem ou esses que falaram não sabem do que falam..

No-break decente,  com geração de forma de onda senoidal pura não danifica a fonte nem coisa nenhuma..

O que danifica as fontes, principalmente as modernas e boas como essa sua, são os no-breaks que geram formas de onda retangulares ou senoidal por aproximação que aliás deveriam ser chamados de short-brakes...

Compre um no-break decente com dupla conversão, que gere forma de onda senoidal pura e tenha ai em sua casa energia da melhor qualidade mesmo que falte a energia comercial..

Simples demais...

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@faller Existe algum nobreak desse que não custe mais do que uns 500 reais? Somente para o PC e para aguentar ele ligado por no máximo 5 minutos

adicionado 3 minutos depois

@faller a única razão de comprar um nobreak é para poder desligar ele com segurança, por isso não quero algo muito caro. A respeito do short-break danificar a fonte, como funciona isso? Tipo quando que ela vai ser danificada? Continuamente quando o computador tive ligado diretamente a ele ou quando faltar energia e ele tiver que mandar para o computador? Obrigado pela ajuda desde ja

adicionado 17 minutos depois

@faller Desculpa por atrapalhar com tantas perguntas, mas esse no-break serviria sem risco de queimar minha fonte? (https://www.kabum.com.br/produto/35834/nobreak-apc-1200va-600w-bivolt-8-tomadas-bz1200-br) se tem risco, qual seria ele? esse não é senoidal pura (eu acho).

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, itzpepperony disse:

@faller Existe algum nobreak desse que não custe mais do que uns 500 reais? Somente para o PC e para aguentar ele ligado por no máximo 5 minutos

Resposta:  Um no-break, que embora não seja de dupla conversão mas que entregue forma de onda senoidal pura, como o é a da energia comercial, é esse dai. Não sei muito de sua qualidade, procure pela internet relatos acerca do mesmo. Está no preço que desejas, se adapta a sua fonte (gera forma de onda senoidal) e seu único problema é ainda conviver com um maldito estabilizador que só atrapalha as fontes..

Mas veja bem que adotar um no-break de dupla conversão vai custar acima de R$ 1.000,00, com certeza..

https://www.zoom.com.br/lead?oid=59894841&sortorder=7&index=0&searchterm=&pagesize=15&channel=1

adicionado 3 minutos depois

@faller a única razão de comprar um nobreak é para poder desligar ele com segurança, por isso não quero algo muito caro. A respeito do short-break danificar a fonte, como funciona isso? Tipo quando que ela vai ser danificada? Continuamente quando o computador tive ligado diretamente a ele ou quando faltar energia e ele tiver que mandar para o computador? Obrigado pela ajuda desde já

Resposta: Os no-breaks baratos, esses short breaks, agridem a fonte de dois modos:

1) Enquanto se tem energia elétrica ele, o no-break, fica tentando inútil e desnecessariamente, através do estabilizador que tem dentro, escolher uma tensão mais adequada para seu PC. Ora, os PC,s modernos tem fontes com PFC ativo e podem ser alimentados com tensões que podem variar de 90 a 264 Volts isso sem mesmo alterar chave de seleção nenhuma e mais, sem nenhum stress. Stress mesmo é provocado pelo estabilizador que tem de desalimentar seu PC e realimentá-lo com a nova tensão, coisa de 3 a 10 Volts maior ou menor. Claro, fazem isso em décimos de segundos de modo que seu PC sequer desligue mas a fonte sente o baque dessa ação......

2) Ao faltar energia esses no-breaks passam a gerar, a partir da energia acumulada em sua bateria, uma tensão cuja forma de onda em muito pouco se aproxima do formato usual da energia elétrica, que é o senoidal puro.. Isso prejudica as fontes principalmente aquelas com PFC ativo..

Aqui mesmo no fórum tem alguns tópicos que falam sobre as diferenças, vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de no-break, por exemplo: 
https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-é-a-salvação/

adicionado 17 minutos depois

@faller Desculpa por atrapalhar com tantas perguntas, mas esse no-break serviria sem risco de queimar minha fonte? (https://www.kabum.com.br/produto/35834/nobreak-apc-1200va-600w-bivolt-8-tomadas-bz1200-br) se tem risco, qual seria ele? esse não é senoidal pura (eu acho).

Resposta: Basta leres nas característica ai escritas na página de quem vende para ler isso dai:

Observação:

*Não utilize o no-break para alimentar equipamentos movidos a motor (liquidificadores, geladeiras, furadeiras, etc.), computadores que possuam fonte com PFC ativo e equipamentos de sustentação da vida e/ou monitoramentos de funções vitais.

Sua fonte é justamente uma moderna fonte com PFC ativo, portanto nâo utilize esse tipo de no-break, com forma de onda senoidal por aproximação, semi senoidal, retangular ajustada por PWM, etc.

Leia mais, pesquise..

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais