Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Guilherme Montelo

Antivírus - Gratuitos ou Open Source para uso corporativo

Recommended Posts

Prezados,

Recentemente assumi o cargo de técnico de informática em uma entidade governamental, e me deparei com o uso intenso de programas não licenciados sendo utilizados, venho realizando a substituição por outros gratuitos ou open source, como é o caso do compactador Winrar sendo substituído pelo 7-zip, e o Libre Office fazendo as vezes do Microsoft Office, no entanto venho encontrando dificuldades em encontrar alternativas para o antivírus, em minhas pesquisas somente encontrei o ClamWin, no entanto queria algumas outras alternativas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

@Guilherme Montelo

Em Linux uso o Sophos Free que possui escaneamento on-demand e on-access e se autoatualiza.

Para baixar ele tem que fazer um cadastro por exigência do governo inglês.

@Henrique - RJ,

Primeiramente obrigado pela dica, mas eu esqueci de incluir a informação de que as maquinas são todas Windows, sendo desde XP a Windows 10, neste caso acredito que o Sophos não serviria.

Compartilhar este post

Link para o post

@Guilherme Montelo

Eu uso a suíte gratuita em português, Comodo Internet Security Premium, que faz algum tempo era tanto para usuários comuns quanto para empresas.

É uma suíte muito leve que uso em 4 PCs antigos de 10 anos. Ela possui antivírus, firewall, autocontenção ( sandbox ), verificação na nuvem, HIPS ( Host Intrusion Protection System ), web filter, DNS security, VirusScope e algumas ferramentas extras.

Se a quiser testar, depois de instalada, configure-a para " proactive protection " que a suíte irá cuidar do resto. Se houver alguma tentativa de ataque ao sistema um alerta irá aparecer em português explicando o que fazer.

Download da suíte: https://download.comodo.com/cis/download/installs/1000/standalone/cispremium_only_installer.exe

No Windows 10 essa suíte instala alguns pacotes de atualização da Microsoft para haver compatibilidade.

Esse software não expira.

Para Windows XP tem que usar uma versão antiga ( versão 8.2.0.4792 ou próximas ) se for PC com processador 32 bits pois as novas não são mais compatíveis e sem instalar o módulo de antivírus desativando também as atualizações.

Essas versões antigas pode encontrar no filehorse.com ou no filehippo.com ( foi o que fiz em dois PCs mais antigos ). Nessas versões antigas deve desmarcar tudo que tiver além de antivírus e firewall ( Geek Buddy, Dragon etc ) logo no início da instalação.

Antivírus para Windows XP é difícil de achar hoje pois é um sistema antigo. ( o chinês Baidu e o Qihoo 360 devem rodar ainda nessa plataforma mas são mal falados ).

.

Compartilhar este post

Link para o post

Utilize as ferramentas de segurança que a própria Microsoft disponibiliza para o Windows.

Caso o contrario terá que comprar licenças... Kaspersky, ESET, Panda, Avira, Bitdefender são os melhores atualmente. Panda é o melhor gratuito alta taxa de detecção baixa taxa/quase nula de falso-positivo, não trava, ótimo antivírus. Mas não sei se o Panda na sua versão free será permitido utilizar no seu caso... Recomendo ler o contrato de licença do antivírus.

Não recomendo o COMODO ele tem uma taxa muito alta de falso-positivo e falso-negativo. fazendo dele um antivírus não confiável. Alem de ser muito pesado para utilizar em qualquer computador ou notebook.

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Oscar_Mark disse:

Utilize as ferramentas de segurança que a própria Microsoft disponibiliza para o Windows.

Caso o contrario terá que comprar licenças... Kaspersky, ESET, Panda, Avira, Bitdefender são os melhores atualmente. Panda é o melhor gratuito alta taxa de detecção baixa taxa/quase nula de falso-positivo, não trava, ótimo antivírus. Mas não sei se o Panda na sua versão free será permitido utilizar no seu caso... Recomendo ler o contrato de licença do antivírus.

Não recomendo o COMODO ele tem uma taxa muito alta de falso-positivo e falso-negativo. fazendo dele um antivírus não confiável. Alem de ser muito pesado para utilizar em qualquer computador ou notebook.

Comodo nunca teve alta taxa de falso positivo ( não sei de onde tirou isso ). Também não é pesado caso contrário não o usaria em 4 PCs de quase 10 anos de existência. Só não dá para garantir se fluirá sem bugs pois podem ocorrer.

Todos esses antivírus a que se referiu só permitem o uso em desktops de usuários domésticos e não em empresas ou organizações onde terá que pagar por uma licença e escolher versões corporativas.

.

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique - RJ

Desculpe meu caro, mas passei a não confiar no COMODO quando ele começou a certificar sites inseguros(Phishing) como seguros e programas seguros alertando como Malware. Mas se isto não acontece mais ótimo! Mas ainda terei que testar ele. para poder recomendar. Desde já obrigado por me informar.

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, Oscar_Mark disse:

Henrique - RJ

Desculpe meu caro, mas passei a não confiar no COMODO quando ele começou a certificar sites inseguros(Phishing) como seguros e programas seguros alertando como Malware. Mas se isto não acontece mais ótimo! Mas ainda terei que testar ele. para poder recomendar. Desde já obrigado por me informar.

Talvez sejam algumas certificações que foram furtadas faz tempo da Comodo que autenticaram esse site inseguro que você visitou mas isso foi evento raro e não tem a ver com a suíte.

E talvez tenha se equivocado com relação a esse alerta emitido pelo Comodo em relação a algum programa seguro que muito provavelmente ocorreu porque esse programa não tinha assinatura do fornecedor ou ela não era reconhecida. Neste caso aparece um alerta de aviso explicando o que ocorre e não apontando como malware.

Essa suíte aqui já deve ter me evitado contaminação umas 3 vezes. Uma que me lembre veio por pendrive que havia acabado de comprar nas Lojas Americanas. Outra foi quando acessei site de risco em que um executável estranho foi baixado na pasta temporária do sistema pelo navegador.

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Talvez sejam algumas certificações que foram furtadas faz tempo da Comodo que autenticaram esse site inseguro que você visitou mas isso foi evento raro e não tem a ver com a suíte.

E talvez tenha se equivocado com relação a esse alerta emitido pelo Comodo em relação a algum programa seguro que muito provavelmente ocorreu porque esse programa não tinha assinatura do fornecedor ou ela não era reconhecida. Neste caso aparece um alerta de aviso explicando o que ocorre e não apontando como malware.

Essa suíte aqui já deve ter me evitado contaminação umas 3 vezes. Uma que me lembre veio por pendrive que havia acabado de comprar nas Lojas Americanas. Outra foi quando acessei site de risco em que um executável estranho foi baixado na pasta temporária do sistema pelo navegador.

Certamente, Mas por essas e outras não escolho Comodo por em quanto. Ainda confio mais na Kaspersky, Panda, Avira, Bitdefender, ESET.

Não é apenas eu que recomendo estas solução, alguns profissionais reconhecidos pela Microsoft recomendam.

Não vejo esses profissionais colocando as soluções da Comodo como um dos melhores.(Exceto o Comodo Firewall) Estão atualmente recomendo Kaspersky. 

Mas se você utiliza esta solução e não apresenta problemas para você então, seja feliz! E lembre de impedir o AutoPlay de dispositivos removíveis no Windows.

O que um MVP do Windows disse sobre programas da COMODO:

Eu particularmente jamais usaria qualquer software da Comodo. Ela é uma empresa que fornece assinatura digital até para trojans e distribui em seu produto o PrivDog, que é um adware que consegue ser pior do que o Superfish. Além disso, a AV-Test mostra que a proteção da Comodo é fraquíssima, enquanto duas outras (AV-Comparatives e Virus Bulletin) nem perdem mais tempo testando ele. Sobre o firewall da Comodo, eu sugiro você continuar utilizando o firewall do próprio Windows que é suficiente para o dia-a-dia. Aurélio "Baboo" 25/09/17

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Oscar_Mark disse:

Certamente, Mas por essas e outras não escolho Comodo por em quanto. Ainda confio mais na Kaspersky, Panda, Avira, Bitdefender, ESET.

Não é apenas eu que recomendo estas solução, alguns profissionais reconhecidos pela Microsoft recomendam.

Não vejo esses profissionais colocando as soluções da Comodo como um dos melhores.(Exceto o Comodo Firewall) Estão atualmente recomendo Kaspersky. 

Mas se você utiliza esta solução e não apresenta problemas para você então, seja feliz! E lembre de impedir o AutoPlay de dispositivos removíveis no Windows.

O que um MVP do Windows disse sobre programas da COMODO:

Eu particularmente jamais usaria qualquer software da Comodo. Ela é uma empresa que fornece assinatura digital até para trojans e distribui em seu produto o PrivDog, que é um adware que consegue ser pior do que o Superfish. Além disso, a AV-Test mostra que a proteção da Comodo é fraquíssima, enquanto duas outras (AV-Comparatives e Virus Bulletin) nem perdem mais tempo testando ele. Sobre o firewall da Comodo, eu sugiro você continuar utilizando o firewall do próprio Windows que é suficiente para o dia-a-dia. Aurélio "Baboo" 25/09/17

Esse comentário do Baboo é muito antigo, da época em que o PrivDog foi oferecido a quem quisesse instalar ele ( não era obrigatório ) junto com o Comodo ( era um provedor de pesquisa tipo Google para evitar resultados de malwares ). Essa de a Comodo oferecer assinatura digital para trojans deve ser derivada daquilo que comentei sobre o furto de certificados ( ocorreram também com a Symantec se me recordo bem ) que saiu até na imprensa. E testes mais recentes feitos pela AV-Test provaram que a detecção do módulo de antivírus da Comodo tem chegado a níveis máximos. Essa pinimba do Baboo com a Comodo vem do tempo em que faziam uma campanha contra essa empresa por ela oferecer uma barra de pesquisa de navegador associada a adware e que até mais tarde outras CIAs de antivírus passaram a usar também como o Avira por exemplo. Na época a comunidade internacional voltada para segurança em TI e as CIAs de antivírus não aceitaram a entrada da Comodo no mercado com suítes completas gratuitas pois era contra seus interesses.

Como vê, isso é papo que rende. O Baboo acerta muitas coisas mas ele, no meu ponto de vista, continua errando grosseiramente em indicar o Panda como o melhor antivírus gratuito. Conhecendo o modo de proteção da suíte da Comodo eu jamais a trocaria por esse Panda e até por um produto da Kaspersky. Essa minha opinião não foi sempre a mesma, ela se modificou com o passar dos anos á medida que fui conhecendo mais a fundo o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais