Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MathCosta

hd com barulho estranho e forte ao ligar o pc!

Recommended Posts

Olá amigos! Meu problemas é o seguinte: 

Ao ligar o PC o HD (WD Caviar BLUE 320gb) está fazendo um forte barulho do tipo (rrrrruuuuuummmm), mouse e teclado acendem mas não dá boot e o barulho não cessa. 

Hoje a tarde fiz um teste retirando o cabo SATA de alimentação durante o boot e reiniciei o pc pelo botão do gabinete, dessa vez deu boot e foi direto para a página de recuperação de disco do Windows (Uso Win10), após toda a verificação o PC aparentemente reiniciou mas sem dar vídeo. Deixe a máquina ligada, e do nada ela desligou, e agora mantém um led aceso na MoBo (segue foto) não sei se tem a ver. E ao tentar ligar a máquina novamente, o barulho continua. 

PS: Um dado curioso, este é o segundo HD que dá o mesmo tipo de defeito nesse meu PC. O outro era também da mesma marca só que com 500gb, começou a dar este mesmo problema (acredito eu porque não desligava o Pc, só o colocava para hibernar) "algo que não fiz com esse HD novo foi usar a hibernação, sempre desligava normal" e nesse HD antigo pude rodar O HdTune e pude constatar várias trilhas corrompidas (os blocos vermelhos). Com esse HD antigo o Win7 dava Tela Azul direto, por isso fiz a troca.

PS²: Será que esse defeito tem a ver com a lentidão que o Pc apresenta? Pois para um I3 com 4Gb ram, que só tem apps básicos que hoje não é mais usado para jogar e sim somente para navegar na internet e office ele tá oferecendo cerca de 40% do desempenho esperado. Pc com cerca de 6 anos de uso. 

O que devo fazer?  

Config: 

MoBo: PcWare IPMH61R2

Processador: I3 2100 3.1GHz 

Memória: 4GB 

Placa Gráfica: Geforce GT520 1Gb 

P_20180605_195302_1_p.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a fonte desse PC? Usa estabilizador? Viu se não tem capacitores estufados ou vazados?

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutos atrás, Ricardov disse:

Qual a fonte desse PC? Usa estabilizador? Viu se não tem capacitores estufados ou vazados?

Fonte ALLEO 180W SL:8180BTX. Sim, utilizo estabilizador + filtro de linha. Sobre os capacitores ainda não reparei. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não deve usar estabilizador, apenas um filtro de linha decente como os da Clamper. Ligue o PC direto na tomada. Essa fonte aí é ruim também, seria bom trocar por uma fonte de boa qualidade Corsair VS400 ou Corsai CX450 que poderá ser reaproveitada futuramente num upgrade do PC.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-razões-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Compartilhar este post

Link para o post

@Ricardov valeu, entendi sobre o porquê de não utilizar um estabilizador. Agora preciso resolver esse meu problema, o que que devo fazer? Trocar a fonte e o HD? 

Compartilhar este post

Link para o post

Teste o HD com o aplicativo HDTunePro, abas Health e Error scan pra ver se aponta alguma anormalidade. Se testar com outra fonte é interessante, fonte ruim causa muitos problemas. Ligue a fonte direto na tomada (ajuste a chave de tensão), pode ser o estabilizador. Tem que ir testando peças pra tentar isolar o defeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que testar em outro PC ou gravar um pendrive com o Hirensboot que contém vários utilitários de teste.

Compartilhar este post

Link para o post

@Ricardov Liguei a fonte direto na tomada, e mudei a porta lógica do hd. O Pc ligou e ao tentar rodar o windows no modo normal (sem ir pra tela de reparo) deu telefone azul.

152848855325023339677.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@MathCosta

Teu relato me pareceu meio confuso mas tente ligar a máquina sem o gabinete em cima de uma mesa de madeira, pedra ou plástico que não seja condutora elétrica pra ver se funciona normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais