Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
rodpavao

Computador Liga o Led, mas não inicia

Recommended Posts

Bom dia, amigos.

Encontrei um problema que está tirando o meu sono e realmente está me deixando desesperado.

De um tempo para cá, usando um computador emergencial por um tempo e de configuração antiga (placa-mãe com BIOS de 2002, 2 memórias DDR2 markvision de 2GB, processador AMD Athlon Quadcore, fonte 200W não real), com um ano de uso passou a ter o problema de você clicar o power para ligar e só acender os leds mas não iniciar. Para inciar, precisava manter pressionado por uns segundos e dar sorte de iniciar normalmente. Depois de um tempo (na semana passada) ele nem assim ligava mais. Fica só na luz acesa e nada.

Tentei alguns testes para recuperar... Testei uma outra fonte, com uma memória ou a outra, mas nada.

Como a máquina era de configuração antiga, resolvi pesquisar e montar uma nova.

Comprei as peças e no local onde comprei um novo gabinete com a fonte, deixei que montassem já lá.

A nova máquina, um pouco melhor, tem a placa-mãe Gigabyte A320M-DS2, Processador Ryzen 5 2600 (6 core - 12 thread), 2 memórias Kingston KVR21N15S8/4 DDR4 de 4 GB 2133, nova fonte (200W não real) e a única peça que reaproveitei do PC antigo foi o HD.

Para minha surpresa e espanto, deu o mesmo problema de antes (pode ser coincidência, mas enfim...), liga e acende o Led, funciona o cooler do processador, fonte, mas não inicia monitor, teclado, mouse e nem bipa. Pensei de ser o HD, pois era a única peça que reaproveitei, fui num cara aqui perto e tentamos várias coisas, ligou e fonte real, tirou e colocou a bateria, passou borracha nas memórias, e... nada. Agora sim fiquei muito preocupado e meio perdido. Sem contar que o dinheiro este mês praticamente já acabou. As peças que comprei ainda estão na garantia, então pretendo hoje ir num local e ver se o cara tem peças para testar local por local e tentar identificar alguma que não esteja boa. Lembrando que verifiquei corretamente modelos e frequências da memória como ser ou não compatível à placa-mãe. Mas antes de fazer estes testes, gostaria de também de solicitar a ajuda aqui pois talvez alguém saiba o que possa ter ocorrido. Lembrando também que onde ligo o PC, estão ligadas várias coisas e tudo está normal. Não houve queda/choque físico ou algum curto. E lá no local onde foi feito os testes descritos logo acima, ligou individualmente em uma tomada. Antes de tirar tais fotos da publicação, testei só ligando na tomada e monitor, sem conectar nada. Não deu em nada.

Solicito a ajuda dos amigos e possibilidades, nem que seja para me deixar mais tranquilo como a possibilidade de ser placa-mãe (por exemplo), pois daí é só ir na loja e trocar.

Desde já agradeço, brothers!

IMG_20180606_090903961.jpg

IMG_20180606_091259349.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

A placa-mãe tem de estar com a BIOS atualizada para reconhecer os processadores Ryzen de segunda geração. Caso contrário era não irá identificar o processador e não passará pelo POST.

Outro erro que vejo aí é que não tem placa de vídeo, apenas os processadores ryzen terminados em G possuem chip gráfico integrado, esse que você comprou não tem e você precisa de uma GPU para ter vídeo.

Por fim você colocou uma fonte de péssima qualidade para ligar um sistema de intermediário e recomendo fortemente que não ligue seu PC com essa fonte, você estará colocando todo seu sistema em risco ao utilizá-la. Usar uma fonte ruim seria como abastecer um carro com combustível adulterado, o carro até funciona e anda parecendo que está tudo bem mas mais cedo ou mais tarde você terá problemas.

Uma fonte Corsair CX450 é uma bom custo benefício mas caso esteja com orçamento apertado pode ir de Corsair VS400 que ela já possui o básico. Lembrando que NUNCA devemos utilizar estabilizadores de tensão ou nobreaks baratos, se deseja proteção é filtro de linha que deve ser utilizado (de preferência da marca clamper).

Editado por grievous
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
1 hora atrás, grievous disse:

A placa-mãe tem de estar com a BIOS atualizada para reconhecer os processadores Ryzen de segunda geração. Caso contrário era não irá identificar o processador e não passará pelo POST.

Outro erro que vejo aí é que não tem placa de vídeo, apenas os processadores ryzen terminados em G possuem chip gráfico integrado, esse que você comprou não tem e você precisa de uma GPU para ter vídeo.

Por fim você colocou uma fonte de péssima qualidade para ligar um sistema de intermediário e recomendo fortemente que não ligue seu PC com essa fonte, você estará colocando todo seu sistema em risco ao utilizá-la. Usar uma fonte ruim seria como abastecer um carro com combustível adulterado, o carro até funciona e anda parecendo que está tudo bem mas mais cedo ou mais tarde você terá problemas.

Uma fonte Corsair CX450 é uma bom custo benefício mas caso esteja com orçamento apertado pode ir de Corsair VS400 que ela já possui o básico. Lembrando que NUNCA devemos utilizar estabilizadores de tensão ou nobreaks baratos, se deseja proteção é filtro de linha que deve ser utilizado (de preferência da marca clamper).

@grievous, muito obrigado pela atenção.

Agora me pegou em algumas questões... O que seria "POST"? Seria a inicialização da máquina?

GPU seria exatamente "placa de vídeo"? Eu comprei a placa-mãe e esqueci de observar quanto a ter vídeo onboard. Qual você me sugere quanto a custo x benefício? Pois eu não uso para game, só quero ligar ela e utilizar coisas básicas e internet. Nunca usei vídeo offboard e sou bem leigo. É só pesquisar uma placa de vídeo GPU e colocar?

Quanto a fonte, entendi, no máximo eu usaria (por não poder comprar uma real agora) durante um mês (caso ligue) e no início de julho compro esta que você me sugeriu.

adicionado 1 minuto depois

Esqueci de comentar sobre a placa-mãe atualizada.
Como atualizo ela? Ou tenho que levar ela na loja? Só para eu ligar para lá com exatidão no que quero e preciso fazer...

Editado por grievous
Correção de citação, para melhor organizar o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@rodpavao POST é o acrônimo de Power On Self Test, é um teste feito pela placa-mãe para ver se todos os componentes estão funcionais. Normalmente quando o sistema passa com sucesso pelo POST ele emite um bipe. Se o computador não está emitindo o bipe significa que ele não passou pelo teste e se está emitindo vários bipes é porque encontrou algum erro.

GPU é acrônimo de Graphics Processing Unit ou unidade de processamento gráfico e sim é a placa de vídeo. Se o seu PC é apenas para uso doméstico então você exagerou na escolha do processador pois ele possui um bom desempenho em multitarefa e jogos.

Você consegue trocar alguma peça? Pois seria melhor trocar o R5 2600X por um R3 2200G, é um processador que possui vídeo integrado dentro e assim você não precisaria comprar uma placa de vídeo para ter o PC.

Para atualizar a placa-mãe você deve colocar nela um processador que ela suporta, provavelmente qualquer um da primeira geração dos Ryzen para passar pelo POST e entrar na BIOS para atualizar. Caso não esteja familiarizado sugiro levar à sua assistência técnica de confiança e pedir para que eles atualizem, talvez o vendedor das peças também possa oferecer esse serviço.

Caso não seja possível a troca o processador você pode comprar a GPU mais barata que encontrar com uma Nvidia GT710 ou AMD R5 230 custando por volta dos R$200

Fique ciente que nesse um mês de uso com a fonte genérica você pode perder seu PC para algum surto de tensão, oscilação de energia, etc.

Editado por grievous
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
57 minutos atrás, grievous disse:

@rodpavao POST é o acrônimo de Power On Self Test, é um teste feito pela placa-mãe para ver se todos os componentes estão funcionais. Normalmente quando o sistema passa com sucesso pelo POST ele emite um bipe. Se o computador não está emitindo o bipe significa que ele não passou pelo teste e se está emitindo vários bipes é porque encontrou algum erro.

GPU é acrônimo de Graphics Processing Unit ou unidade de processamento gráfico e sim é a placa de vídeo. Se o seu PC é apenas para uso doméstico então você exagerou na escolha do processador pois ele possui um bom desempenho em multitarefa e jogos.

Você consegue trocar alguma peça? Pois seria melhor trocar o R5 2600X por um R3 2200G, é um processador que possui vídeo integrado dentro e assim você não precisaria comprar uma placa de vídeo para ter o PC.

Para atualizar a placa-mãe você deve colocar nela um processador que ela suporta, provavelmente qualquer um da primeira geração dos Ryzen para passar pelo POST e entrar na BIOS para atualizar. Caso não esteja familiarizado sugiro levar à sua assistência técnica de confiança e pedir para que eles atualizem, talvez o vendedor das peças também possa oferecer esse serviço.

Caso não seja possível a troca o processador você pode comprar a GPU mais barata que encontrar com uma Nvidia GT710 ou AMD R5 230 custando por volta dos R$200

Fique ciente que nesse um mês de uso com a fonte genérica você pode perder seu PC para algum surto de tensão, oscilação de energia, etc.

Entendi tudo muito bem. Obrigado @grievous!
Eu optei por este processador, por antes eu usar um AMD Athlon QuadCore acompanhado de 4GB de memória (2+2), usando o HD só para boot (armazeno as coisas em um externo) e eu achar que estava meio lenta a máquina e travando. Será que o R3 2200G é bem superior ao QuadCore? Eu realmente não sei. Estou desatualizado...

Então por isso, vou ligar para a loja e confirmar se dá para trocar. Mas também tenho pensado se, dependendo do desempenho do R3, não é melhor comprar a NVidia básica... Essa placa de vídeo NVidia que você citou é esta: https://www.boadica.com.br/produtos/p149709 ?

Até mesmo pelo R3 ser bem mais barata e não sei o que faria com o valor que restasse... Eu faço uso doméstico mas preciso de acesso a sites e no explorer bem rápidos e sem travamentos. Abro muitas abas, pastas e executo músicas, tudo ao mesmo tempo. O que me sugere?

Editado por rodpavao

Compartilhar este post

Link para o post

@rodpavao O desempenho do vídeo integrado do processador R3 2200G se equipara ao desempenho de uma Nvidia GT1030 (custa em média 400~500 reais)

Não sei te dizer que processador é este que você tem pois você não está informando o modelo, seria como eu te disser que tenho um carro da Fiat sem te falar qual modelo em específico.

Quanto ao desempenho do R3 2200g ele é sim um bom processador, roda jogos leves tranquilamente e até uns mais pesados em resolução HD e qualidade média. Quanto à grana restante da troca você pode colocar um SSD de 120GB e instalar o Windows e aplicações de maior uso nele, mantendo o HDD para armazenamento de arquivos, fotos, vídeos, etc.

A velocidade de um computador não é determinada apenas pelo processador ou memória, é um conjunto. Cada componente é responsável por uma determinada tarefa. Lentidão no carregamento de programas, páginas, etc não é problema de processamento ou falta de memória e sim HD lento, isso se resolve colocando um SSD que é muitas vezes mais rápido que um HD normal.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
23 minutos atrás, grievous disse:

@rodpavao O desempenho do vídeo integrado do processador R3 2200G se equipara ao desempenho de uma Nvidia GT1030 (custa em média 400~500 reais)

Não sei te dizer que processador é este que você tem pois você não está informando o modelo, seria como eu te disser que tenho um carro da Fiat sem te falar qual modelo em específico.

Quanto ao desempenho do R3 2200g ele é sim um bom processador, roda jogos leves tranquilamente e até uns mais pesados em resolução HD e qualidade média. Quanto à grana restante da troca você pode colocar um SSD de 120GB e instalar o Windows e aplicações de maior uso nele, mantendo o HDD para armazenamento de arquivos, fotos, vídeos, etc.

A velocidade de um computador não é determinada apenas pelo processador ou memória, é um conjunto. Cada componente é responsável por uma determinada tarefa. Lentidão no carregamento de programas, páginas, etc não é problema de processamento ou falta de memória e sim HD lento, isso se resolve colocando um SSD que é muitas vezes mais rápido que um HD normal.

Entendi.

Realmente escrevi na pressa e ficou bem vago, mas de qualquer forma estou indo numa loja comprar a placa AMD Radeon R5 230 2GB DDR3.

A PCI Express da placa-mãe é 16, 1 e 2. Na descrição dessa placa de vídeo diz ser 2.1. Sei que são referências diferentes, mas sabe me informar se há compatibilidade?

Sobre o processador... Eu deveria ter lido isso na imagem da caixa aqui antes de comprar...

IMG-20180606-WA0069.jpeg

Editado por rodpavao

Compartilhar este post

Link para o post

@rodpavao O processador que eu me referia era o AMD Athlon QuadCore, esse Ryzen 2600 você passou corretamente a informação.

Quanto ao PCI-Express da GPU é compatível sim.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, grievous disse:

@rodpavao O processador que eu me referia era o AMD Athlon QuadCore, esse Ryzen 2600 você passou corretamente a informação.

Quanto ao PCI-Express da GPU é compatível sim.

Sim, entendi! Eu tambem me referi ao QuadCore sobre eu não passar muita informação. Eu realmente não lembro de cabeça os detalhes...

Só devo ir adquirir a placa de vídeo sexta-feira, então atualizarei a noite após comprar ela. Mas acredito que vou precisar dessa fonte real 400W também...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@rodpavao Seu computador não demanda tanta potência assim, se existissem boas fontes de 200~300W eu até recomendaria porém são inexistentes, pelo menos aqui no Brasil.

Isso nos força a comprar fontes superdimensionadas como as de 400W para sistemas simples pois qualquer coisa abaixo delas você corre riscos.

Seu processador R5 2600 tem TDP de 65W e caso compre a AMD R5 230 ela tem TDP de 19W, seu sistema no total não deve exigir mais que 100W de carga logo uma fonte de 150~200W estaria de bom tamanho para você porém as que existem nessa faixa de potência são todas genéricas e entregam energia fora dos padrões, não contam com circuitos de proteção, possuem baixa eficiência, etc.

Editado por grievous

Compartilhar este post

Link para o post
Em 6/6/2018 às 17:46, grievous disse:

@rodpavao Seu computador não demanda tanta potência assim, se existissem boas fontes de 200~300W eu até recomendaria porém são inexistentes, pelo menos aqui no Brasil.

Isso nos força a comprar fontes superdimensionadas como as de 400W para sistemas simples pois qualquer coisa abaixo delas você corre riscos.

Seu processador R5 2600 tem TDP de 65W e caso compre a AMD R5 230 ela tem TDP de 19W, seu sistema no total não deve exigir mais que 100W de carga logo uma fonte de 150~200W estaria de bom tamanho para você porém as que existem nessa faixa de potência são todas genéricas e entregam energia fora dos padrões, não contam com circuitos de proteção, possuem baixa eficiência, etc.

Olá, @grievous. Desculpe a demora.
Efetuei a compra do AMD XFX R5 230 2GB DDR3, coloquei na placa-mãe, tentei ligar com o VGA nela e dá no mesmo. Mas acredito que possa ser a fonte agora, não sei. Espero que sim.

Estou aguardando um colega de trabalho com uma fonte real para poder testar. Darei atualizações após isso :D

Se não for a fonte, aí sim vou ficar muito preocupado, pois provavelmente seria alguma peça (todas novas), e pra testá-las separadamente tenho dificuldades. Não tenho muitos conhecidos na cidade e que tenham computadores similares. Há possibilidade de testar o funcionamento da placa-mãe, processador ou memórias para ter certeza se cada peça está boa, sem utilizar outra no lugar de cada, e voltar e questionar com certeza nas lojas? 

Compartilhar este post

Link para o post

@rodpavao Conforme dito anteriormente, se a BIOS da placa-mãe não estiver atualizada ela não irá reconhecer o processador e consequentemente não irá ter vídeo. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, grievous disse:

@rodpavao Conforme dito anteriormente, se a BIOS da placa-mãe não estiver atualizada ela não irá reconhecer o processador e consequentemente não irá ter vídeo. 

Entendi, @grievous. Então provavelmente é a placa-mãe desatualizada mesmo. Infelizmente vou depender de alguma assistência para atualizarem, pois apesar de ser simples o procedimento, eu não tenho processador de geração anterior e que seja compatível, além disso pelo visto esta placa só pega AMD (https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-A320M-DS2-rev-10#support-cpu). Creio que o Athlon QuadCore da outra máquina não é. E só vou ter condições financeiras no início de julho.
Inclusivo aproveito compro e adiciono a fonte real. Vou então fazer a atualização no início do mês e dou um parecer aqui :D
Obrigado, caríssimo!

Editado por rodpavao

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais