Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HTML Iniciando em programação de web..


Posts recomendados

Olá companheiros!

 

Sou um administrador que trabalha com contratos e licitações e recentemente recebi uma proposta pra trabalhar como programador em uma equipe de desenvolvimento de sites. Gosto de tecnologia e é uma oportunidade de ingressar em outra área recebendo um salário melhor, por isso vou aceitar este desafio. Meu tempo é curto, pois tenho apenas 4 meses para aprender o básico antes de iniciar.  Venho buscar a ajuda de vocês para que me orientem em como planejar para trilhar esse caminho de forma simples e segura, já que não tenho conhecimento na área. A exigência que fizeram foi saber programar em HTML, e aos poucos vou ganhando experiência junto á equipe. Eu já estou estudando as tags e formatação de texto, baixei alguns materiais para me ajudarem nesse início e estou praticando num bloco de notas. Estive pesquisando sobre o WordPress, mas queria saber a opinião de vocês quanto a isso, pois não se pode acreditar em tudo o que vê no google e cada caso é um caso. O WordPress permite a criação de sites sem o total domínio das linguagens de programação? No meu caso, vou trabalhar em uma equipe que desenvolve sites de conteúdo de cursos on-line, sendo necessário criar uma interação onde o aluno possa logar, acessar os conteúdos dos cursos, realizar as avaliações e salvar todo o seu progresso, e então eu queria saber, o WordPress pode de alguma forma ajudar com meu trabalho? É interessante eu dominar esta ferramenta ou devo me concentrar apenas na programação? Busco orientações a quem tem experiência de como prosseguir para melhorar como programador de web. 

 

Peço desculpas caso já haja um tópico referente ao assunto, mas eu acesso pouco a esse fórum, talvez não tenha encontrado, mas procurei.

 

Agradeço aos que puderem me ajudar!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Diogo, tudo bem?

 

Então, se tratando de terminologia, você não "programa" em HTML, pois ela é uma linguagem de marcação que serve para estruturar um documento. Uma linguagem de programação trabalha com instruções, operadores, cálculos, etc. 

 

Uma boa fonte de referência é a MDN, a Mozilla Developer Network: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web - uma referência recomendada por muitos desenvolvedores e mantida em conjunto pela Mozilla e a comunidade.

 

Citação

O WordPress permite a criação de sites sem o total domínio das linguagens de programação?

Sim, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), ele permite a criação de um site e gerenciamento sem necessidade de lidar com códigos. Mas ele é bastante flexível, conhecendo as tecnologias utilizadas nele (PHP, MySQL, e as linguagens da Web), é possível personalizá-lo com seus próprios códigos, escrevendo plugins, temas e até alterando o código fonte dele. 

 

Citação

No meu caso, vou trabalhar em uma equipe que desenvolve sites de conteúdo de cursos on-line, sendo necessário criar uma interação onde o aluno possa logar, acessar os conteúdos dos cursos, realizar as avaliações e salvar todo o seu progresso, e então eu queria saber, o WordPress pode de alguma forma ajudar com meu trabalho?

Talvez. Se a equipe que você for trabalhar usar o WordPress, sem dúvidas é possível modificá-lo para funcionar como um sistema de curso. Mas se a equipe utiliza outras ferramentas ou já possui um processo de desenvolvimento com outra tecnologia, você também pode aprimorar seus conhecimentos nas principais tecnologias da Web (HTML/CSS/JS) e implementar a solução já existente.

 

Citação

É interessante eu dominar esta ferramenta ou devo me concentrar apenas na programação?

Por que não os dois? O WordPress é bastante popular, tem uma curva de aprendizagem relativamente fácil, e bastante material e documentação para aprender. Você pode alinhar o seu aprendizado em programação com o WordPress:

  • Desenvolvendo um plugin para WordPress;
  • Criando um tema para o WordPress;
  • Modificando os tipos de páginas e posts que podem ser criados.

 

Porém, você não precisa saber WordPress para progredir na programação e desenvolvimento. Você pode deixá-lo de lado e até criar o seu próprio sistema de gerenciamento de conteúdo. Ainda assim, não faria mal experimentá-lo, e ver o que faz dele um sistema tão popular e usado em todo o mundo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Diogokj Olá,

 O wordpress é uma das centenas de CMS e ferramentas existentes no mercado. Sim ele é bem fácil de aprender e manejar, porém não acho que seja o melhor para um iniciante que não sabe o básico.

 

Por isso eu sugiro você tirar um tempo para aprender os conceitos básicos, estrutura, Semântica(é muito importante que o site esteja nos padrões W3C),  Depois que aprender isso e tiver um pleno domínio da parte básica da estrutura, estilização com CSS,  você parte para se aprofundar na linguagem de programação Server-side(PHP). Pois ele é o ponto central das aplicações.  Você pode gerar HTML com o PHP. Como o intuito é fazer sites com login e etc, é imprescindível que tenhas noções de banco de dados.  

 

Depois que aprender todas estas coisas, você pode se aventurar em aprender e se aprofundar nos CMS, Frameworks, que facilitam e reduzem o tempo de desenvolvimento.

 

Além disso, nesse meio tempo, também recomendo dar uma lida sobre os métodos de desenvolvimento fácil como scrum e XP.

Que envolve equipes e gerenciamento de projetos.

 

Em suma, antes de utilizar qualquer tecnologia ou método que facilita  e agiliza o desenvolvimento de sites, aprenda o básico. Depois que souber isso, você pode utilizar qualquer tecnologia, seja Wordpres, Joomla, Bootstrap, Codeinigter, Laravel, CakePHp, Bibliotecas javascript como jQuery, Angular, YUI, Mootools, React...  e etc.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Se está inciando agora recomendo fortemente que também estude algoritmos, para posteriormente ter mais facilidade no aprendizado de uma linguagem de programação. Procure por um canal no YouTube chamado Curso em Vídeo, lá você encontrará cursos de HTML5 e CSS3 e também de Lógica de Programação, o suficiente para seus estudo iniciais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas contribuições! Sim, já estou estudando algoritmos, estou lendo um livro de lógica de programação, algoritmos e estrutura de dados, e resolvendo os exercícios de cada capítulo. Tenho um MacBook Air i5 de 4gb, vocês acham que quebra um galho pelo menos pros programas que usarei na pratica inicialmente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Diogokj disse:

Obrigado a todos pelas contribuições! Sim, já estou estudando algoritmos, estou lendo um livro de lógica de programação, algoritmos e estrutura de dados, e resolvendo os exercícios de cada capítulo. Tenho um MacBook Air i5 de 4gb, vocês acham que quebra um galho pelo menos pros programas que usarei na pratica inicialmente? 

Sim, sem nenhum problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...