Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook desligando sem motivo aparente.


Posts recomendados

Galera eu tenho um Asus S46CB e ele tem dado vários problemas atualmente

A bateria dele já foi pro saco e agora ele fica desligando sozinho

Já testei as duas memórias ram ( 2gb e 4gb ) no pccheck e não deu nenhum problema, já formatei umas 10 vezes instalando tanto o windows quanto o linux, mas nada funcionou.

Levei na assistência e eles falaram que era aquecimento, mas depois da troca da pasta termica e limpeza nada mudou. Ele desliga em momentos aleatórios, as vezes dura horas de navegação, as vezes desliga na parte de colocar a senha no w10.

Poderiam me ajudar ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GustavoMPS Se ele reiniciasse sozinho talvez estivesse acontecendo a mesma coisa que aconteceu com meu PC que reiniciava sozinho do nada, dei uma fuçada nas configurações do Windows e achei uma caixinha marcada "Reiniciar automaticamente" eu desmarquei aquela ***** e o PC nunca mais reiniciou sozinho de novo, só que o seu desliga né? Não imagino que seja pelo mesmo motivo, até porque até Linux você instalou. Você tem esse notebook a muito tempo? Imagino que sim já que você disse que a bateria foi pro saco, cara infelizmente isso pode ser sinal que ele tá "morrendo", as únicas coisas que consigo pensar seria aquecimento excessivo (você disse que trocou pasta térmica e fez limpeza então é bem improvável, mas e os coolers?Eles estavam em bom estado, funcionando corretamente?) outra possível causa seria problemas com SO mas você formatou várias vezes e instalou diferentes S.O. então essa causa tá fora de questão e a outra coisa que eu consigo pensar seria problema na memória mas você também disse que estão funcionando corretamente.

Como você usa ele? Você coloca ele em cima de almofada, cama ou outra superfície que possa prejudicar o notebook "respirar"?  Você disse que a bateria foi pro saco, então você tá com ele sempre na tomada certo? Sempre na mesma tomada? Já testou ele em outros lugares pra ver se acontece a mesma coisa? (Sim eu tô atirando pra todo lado aqui). Outra coisa que eu consigo pensar, por acaso o seu notebook tem um sensor que quando você fecha a tampa ele desliga? Se ele tiver esse sensor, e esse sensor estiver em curto o Notebook pode ficar "doido" desligando sozinho.

E HD? Você fez alguma inspeção no HD pra saber se o problema é com ele? Talvez o HD esteja com defeito. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batata Defumada Já fiz testes em outras tomadas e até comprei outra fonte. Eu tenho ele há 2 anos e 5 meses. também pensei que poderia ser problema no HD só que eu não sei como testar isso. Já percebi que quando tento instalar algum programa ele desliga em 90% das tentativas ( deve ser por causa do grande uso do HD ), eu queria ter certeza pra não gastar dinheiro com o hd e não funcionar já que ele desliga no uso do navegador também. Será que já está na hora de trocar ? Ele nem é tão velho assim... ç.ç

 

Ps: Ele não está esquentando quase nada e as vezes esquenta muito e não desliga... é simplesmente "aleatório"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GustavoMPS Talvez seja HD então. Por acaso alguma dessas coisas acontece com seu PC?

1-Lentidão

2-notebook fazendo barulhos estranhos (podendo indicar alguma falha física no HD)

3-Certos arquivos não abrirem. Se o HD tiver com problema não é difícil de arquivos serem corrompidos.

 

Por precaução, seria bom você fazer backup pra não correr risco de perder tudo caso o HD seja realmente o problema.

Nesse link  tem umas dicas do que fazer quando o notebook desliga durante a instalação de programas, talvez ajude a diagnosticar o problema.  https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-update-winpc/notebook-desliga-ao-tentar-instalar-qualquer/159f2403-4878-49d3-b1de-5f84918d2f8d

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@GustavoMPS Talvez seja HD então. Por acaso alguma dessas coisas acontece com seu PC?

1-Lentidão

2-notebook fazendo barulhos estranhos (podendo indicar alguma falha física no HD)

3-Certos arquivos não abrirem. Se o HD tiver com problema não é difícil de arquivos serem corrompidos.

 

Por precaução, seria bom você fazer backup pra não correr risco de perder tudo caso o HD seja realmente o problema.

Nesse link  tem umas dicas do que fazer quando o notebook desliga durante a instalação de programas, talvez ajude a diagnosticar o problema.  https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-update-winpc/notebook-desliga-ao-tentar-instalar-qualquer/159f2403-4878-49d3-b1de-5f84918d2f8d

 

1- Não, ta de boas mas eu só uso o navegador 

2- Não

3- Alguns de instalação, que no caso o pc desliga antes de abrir o software de instalação. Eu não tenho nada de importante no HD então de boas qualquer coisa...

adicionado 2 minutos depois

Se eu tiver que trocar o pc, tem alguma sugestão ? Configuração "barata", notebook ou cpu e um site confiável ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GustavoMPS Site de notebook eu recomendo Dell, tem a Avell que é uma empresa brasileira, mas nunca comprei nada lá nem sei de ninguém que comprou então não vou exatamente recomendá-la, só pra você ter mais opções, aí se os notebooks do site da Avell te interessar recomendo pesquisar reviews no YouTube e ir no reclameaqui deles pra saber se são confiáveis, você também pode ir em sites como submarino por exemplo que às vezes eles tem umas ofertas de notebook bem mais baratas do que no site oficial da fabricante, só fica esperto e olha quem é a transportadora, já que outras empresas anunciam seus produtos na Submarino às vezes, eu só confio quando é o próprio Submarino que vai lidar com a entrega. Dois sites bons que vendem PCs já montados , Pichau e Terabyte, ou você sempre pode comprar as peças separadas (como eu fiz), a vantagem dessa prática é que você não fica limitado aos preços de um site e pode pesquisar por vários outros eventualmente achando uma peça mais barata aqui, outra ali etc. A desvantagem de fazer isso é ter que pagar alguém pra montar (se você não souber montar), não é difícil, hoje os gabinetes são bem melhores e mais organizados que os de antigamente, sem contar na infinidade de vídeos na internet sobre isso, mas nem todo mundo arrisca fazer sozinho e estragar peças caras kkkk.

 

Eu sugeri sites e não sugeri diretamente algum notebook ou configuração de PC porque eu não sei exatamente o quanto você pode gastar e também não sei para o que você precisaria do notebook ou PC (se é pra jogar, estudar, edição de vídeo, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas amigos

então vamos por partes tudo ate então esta indicando que seu problema seja super aquecimento

problema muito comum na maioria dos notebooks 

então a limpeza deve ser realizada e feito a troca por uma pasta térmica boa de qualidade muitas assistência colocam aquela meleca branca da implastec pelo amor de deus use pelo menos uma artic silver no minimo mesmo não sendo la grandes coisas eu recomendo a PK3 da prolimatec mais vamos la para saber se e problema de super aquecimento baixa ai o speed fan

e monitora a temp processador em idle precisa estar no minimo entre 40 e 50c isso e o normal se na área de trabalho sem nada aberto estiver acima de 60c indica que tem problema de super aquecimento e precisa ser olhando para evitar problemas de BGA

outra coisa que pode causar desligamento você disse que seu notebook possui bateria porém nao pega mais carga 

baterias danificadas podem causar desligamento do equipamento recomendo a remocao

sobre a questão do HD pode descartar ele só desligaria seu notebook por 2 motivos se ele estivesse em curto ou se ele esquenta se acima dos 70c que no Speed fan você também poderá monitorar

outra coisa que pode causar desligamento e a fonte de alimentação

so porque esta com a luz acessa ou se ele esta ligando o notebook n quer dizer que ela esta 100%

verifique se ele esquenta muito a ponto de não conseguir segurar por mais de 2 minutos

talvez a fonte não esteja mais aguentando sustentar o notebook acontece muito isso

e em ultimo caso seu notebook esta com o Chip set condenado

ele pode esta com solda fria e começando a dar os efeitos de problema de BGA somente um reballing para resolver 

faca os testes ai e poste o resultado

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, levei de novo na assistência para realizar limpeza e usei o speedfan para monitorar aquecimento. Definitivamente esse não é o problema. Em relação a bateria eu já não uso mais ela, tirei e uso ele direto na tomada. 

 

Já não sei mais o que fazer, parece que ninguém sabe qual o problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BGA e a sigla de Ball Grid Array

esse problema ocorre quando as esferas de solda que ficam por baixo do Chip set ou chip gráfico se quebram

e como chamamos de solda fria

mais em alguns casos pode ocorrer de o chip entrar em curto ou queimar

e então onde chamamos de BGA e ai que entra o procedimento chamado Reballing que e a remoção do chip da placa e a troca das esferas ou ate mesmo do chip

o problema do BGA e muito comum em quem gosta de jogar em notebooks sendo que eles não foram feitos para tal coisa

mais e como disse acima pode ser BGA mais não tenho como lhe dar certeza você deveria levar em uma assistência especializada para fazer o diagnostico

mais o desligamento forcado parece isso

tenho uma dica que posso lhe dar que talvez tire sua duvida se e ou não BGA 

porém isso vai envolver desmontar o notebook

apos ele estar desmontado procure o Chip set pegue algo plastico coloque sobre o chip set com o notebook desligado claro

e segure e aperte o chip set e ligue o notebook mantenha pressionado e veja se ele vai desligar ou perder video

não coloque o dedo sem algo para proteger seu dedo porque vai esquentar bem mesmo com o dissipador ali

se ele não desligar

desligue o notebook e ligue sem pressionar o chip set

se ele desligar seu Problema e BGA com solda fria

faca os testes e depois poste o resultado

porém eu recomendo levar a uma assistência especializada e BGA

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...