Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV lcd lg 42ld420 - apenas stand by


Posts recomendados

Olá, não sou técnico. Ganhei essa TV de um conhecido de meu pai ano passado. A TV tinha esse sintoma, o mesmo atual, mas de lá pra cá já troquei os componentes defeituosos da fonte: FETs Q707 e Q710 que estavam em curto; o capacitor C707 que fica próximo a eles estava torrado (eu sei que havia torrado pois ainda havia marcas se carvão no local, o antigo dono relata que saiu fumaça, logo deve ter havido um curto nesses FETs que levou o capacitor junto e mais coisas) e foi trocador por um de valor incorreto antes de cair nas minhas mãos, eu busquei no manual de serviço dessa fonte e coloquei o de valor correto, também removi o jumper do fusível que haviam colocado e substituí pelo correto e um outro que estava aberto. Liguei a TV o mesmo sintoma estava lá, apenas o led vermelho do stand by ligando, sem imagem, som, backlight, nada.

 

Hoje depois de muito tempo resolvi pegar nela de novo e fiz alguns testes. Fiz um jig com o Power On, Inverter e os 3,5V do chicote que alimenta a placa-mãe, sem conectar a ela, só para armar a fonte, checar se haveria as tensões além da de 3,5v e se o backlight acenderia. Felizmente o backlight acendeu e havia tensão também nos 12V e 20V. Então creio que a fonte está ok desde quando troquei aqueles componentes. Removendo o jig tornei a ligar a fonte na principal e fiz novamente as leituras, e lá estavam todas as tensões, incluindo a do Power On, ou seja, a principal está mandando a tensão de 3,5v nesse pino quando aciono o botão power da TV, EXCETO o pino do Inverter (INV On/Off), e por isso o backlight não está acendendo.

 

Ficam as minhas perguntas.

 

Essa TV só liga o restante se acender o backlight?

 

Neste caso, o que devo olhar primeiro na principal uma vez que ao que tudo indica a fonte está boa? Preciso de idéias do que testar agora. 

 

Quero consertar a TV sem ter que trocar placa. Muito obrigado a quem puder ajudar.