Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV lcd lg 42ld420 - apenas stand by


Posts recomendados

Olá, não sou técnico. Ganhei essa TV de um conhecido de meu pai ano passado. A TV tinha esse sintoma, o mesmo atual, mas de lá pra cá já troquei os componentes defeituosos da fonte: FETs Q707 e Q710 que estavam em curto; o capacitor C707 que fica próximo a eles estava torrado (eu sei que havia torrado pois ainda havia marcas se carvão no local, o antigo dono relata que saiu fumaça, logo deve ter havido um curto nesses FETs que levou o capacitor junto e mais coisas) e foi trocador por um de valor incorreto antes de cair nas minhas mãos, eu busquei no manual de serviço dessa fonte e coloquei o de valor correto, também removi o jumper do fusível que haviam colocado e substituí pelo correto e um outro que estava aberto. Liguei a TV o mesmo sintoma estava lá, apenas o led vermelho do stand by ligando, sem imagem, som, backlight, nada.

 

Hoje depois de muito tempo resolvi pegar nela de novo e fiz alguns testes. Fiz um jig com o Power On, Inverter e os 3,5V do chicote que alimenta a placa-mãe, sem conectar a ela, só para armar a fonte, checar se haveria as tensões além da de 3,5v e se o backlight acenderia. Felizmente o backlight acendeu e havia tensão também nos 12V e 20V. Então creio que a fonte está ok desde quando troquei aqueles componentes. Removendo o jig tornei a ligar a fonte na principal e fiz novamente as leituras, e lá estavam todas as tensões, incluindo a do Power On, ou seja, a principal está mandando a tensão de 3,5v nesse pino quando aciono o botão power da TV, EXCETO o pino do Inverter (INV On/Off), e por isso o backlight não está acendendo.

 

Ficam as minhas perguntas.

 

Essa TV só liga o restante se acender o backlight?

 

Neste caso, o que devo olhar primeiro na principal uma vez que ao que tudo indica a fonte está boa? Preciso de idéias do que testar agora. 

 

Quero consertar a TV sem ter que trocar placa. Muito obrigado a quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCPMas essa placa não tenho 5v, só os 3,5V. Neste caso não precisa do resistor, correto?

 

Na segunda foto da pra ver que uma das boninas está com a parte do ferrite quebrado. Nunca havia reparado nisso, tambem nunca fiz nada nessa placa principal e não sei se isto afeta o funcionamento dela. Só um detalhe que estou postando caso seja relevante.

IMG_20180606_222722.jpg

IMG_20180606_222603.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK! Nesse caso use os 12V (com o resistor!)...

Pela segunda foto, esse indutor perdeu uma grande parte dele! Com certeza o funcionamento dele esta comprometido, não gerando adequadamente uma tensão importante para a placa de controle!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Mas deixa eu perguntar. Você quer dizer pra eu ligar com esse resistor de 1k entre os pinos 12v e o Inv on/off, correto? Mesmo com a queda de tensão não é muito só pra partir o inverter? Porque como disse no tópico eu coloquei apenas 3,5v nesse pino de on/off do inverter e o backlight acendeu. Desculpe se a pergunta for irrelevante mas quero entender o que estou fazendo pra fazer com segurança. Obrigado :)

Adicionalmente, encontrei novamente o esquema da fonte dessa TV: https://pt.scribd.com/document/347942026/Manual-Servico-Falim-Tv-Lcd-Lg-42ld420

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
21 horas atrás, hardtecnica disse:

@BCP Mas deixa eu perguntar. Você quer dizer pra eu ligar com esse resistor de 1k entre os pinos 12v e o Inv on/off, correto? Mesmo com a queda de tensão não é muito só pra partir o inverter? Porque como disse no tópico eu coloquei apenas 3,5v nesse pino de on/off do inverter e o backlight acendeu. Desculpe se a pergunta for irrelevante mas quero entender o que estou fazendo pra fazer com segurança. Obrigado :)

Adicionalmente, encontrei novamente o esquema da fonte dessa TV: https://pt.scribd.com/document/347942026/Manual-Servico-Falim-Tv-Lcd-Lg-42ld420

 

Como o valor do resistor é alto, não vai comprometer o circuito de acionamento dos LEDs, Mas como você já fez o teste aplicando os 3,5V e as lâmpadas acenderam, significa que sua fonte esta boa e o problema é na placa de controle mesmo!....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fiz algumas leituras na placa principal seguindo o circuito do INV ON que não está recebendo tensão e tenho o seguinte.

O pino  10 do IC1002 que manda a tensão pra base do coletor Q405 está operando desde o momento que ligo na tomada e após ligar o Power da TV, mandando a tensão de 3,5V. Na base do Q405 chega uma tensão de uns 0,6V após passar pelo resistor de 10K. A questão é que não tenho tensão de 3,3V na entrada do R419 (apenas um leve pico que também obtenho no pino do INV ON quando ponho na tomada), uma vez que pelo meu raso conhecimento de eletrônica, se a base do NPN recebeu aquela tensão de 0,6V, deveria ligar o Coletor ao Emissor do Q405 pra que essa tensão de 3,3V (+3.3V_Normal) chegasse pra o pino 18 do INV ON até a Fonte, o que parece não estar ocorrendo já que não tenho essa tensão. Estou correto no meu raciocínio e sendo assim o Q405 é o culprit? LD_420_1.thumb.png.65d6aa18f633b7986f4f4e9f92ac85ad.png

(esses componentes com OPT não estão presentes na placa, então desconsidera-los).

 

Eu me passei de testar se tenho tensão saindo desse circuito de 3.3V. :(
 

LD_420_2.png.85fe3cc805426d37c060aee5228ea107.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito ter encontrado o verdadeiro culpado. Nesse circuito de 3.3V que alimenta várias coisas na TV além do INV ON, ele ao que parece está normal, exceto pelo fato do C469 (22uf 10V) estar em curto :lol:, matando a tensão que sai do LX do IC405 e que passa pelo L421. Acredito que seja só trocar esse capacitor e um abraço. A questão é, ele é smd, posso usar um eletrolítico normal no lugar dele? Tenho uns aqui de 22uf 16V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@hardtecnica Já vi uma técnica de você usar dois ferros de solda, pode ser um de 30W outro de 60W ou 50W, testei aqui e deu certo, tenho um de 30W e outro de 60W, coloque cada ferro de cada lado do capacitor, com isso você remove ele fácil e sem estragar as trilhas...

Teste ai....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria, se tivesse outro. :P

 

Fechei ela todinha. Passa trilhas fininhas alí perto que vem direto do processador, sem chance de fazer ponte a partir de algum componente se romper. Vou comprar um soprador térmico. Peço dicas se puder aqui. Vai ser útil pra futuros reparos então não vejo problema em comprar logo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...