Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Até quanto posso diminuir a RPM do fan da fonte para redução de ruído?


Posts recomendados

Olá, estou na luta para tornar meu PC mais silencioso possível ( pelo menos em idle ) e ele praticamente não faz barulho. A única peça que está impedindo o processo é o fan da fonte. Estou usando uma GX 650W e troquei o fan stock por um Akasa Apache. O ruído caiu consideravelmente desde então. Mas acredito que se diminuir um pouco mais, ficaria perfeito!

Encontrei um adaptador splitter que segundo o anúncio tem conectores 12v, 7v e 5v. Como não estou usando o fan atual no conector da fonte, ele fica em 12v o tempo todo. Pensei em utilizar o adaptador 7v para diminuir a RPM da fan. A questão é que não sei para quanto RPM vai cair e também se seria o suficiente para manter as temperaturas da fonte.

Akasa Apache tem um RPM baixo mas uma boa pressão de ar. Teria algum problema utilizar isso? 

 

///  Apache

- Velocidade: 600 - 1300 RPM
- Fluxo de Ar: 57.53 CFM
- Pressão de Ar: 2.64mm 
- Nível de Ruído: 6.9 - 16.05 Dba
- tensão: 12V DC

 

///

image.png.d4fb6e1fa59191ea1af634e3a70f4ca6.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viper_19 acho que não tem problema. Eu uso uma RM750W e o fan nunca rodou (eu fico abaixo dos 350W). No verão ela esquenta bastante. Pelo toque, deve ficar nos 40-50ºC. Nunca tive problema. Você, com fan, deve ficar com uma temperatura bem razoável. Até porque os fans de fontes variam a rotação. Quando chegar o verão, plugue o fan a 12V e pronto (se você tiver ventilador ou ar condicionado não vai ouvir nada mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viper_19

 

Tem o Thermaltake Smart Case Fan 2 que você pode deixar a rotação por conta de um sensor ou ligar ele a um potenciômetro ( é um kit completo ).

 

Eu tenho um aqui já bem velhinho que cheguei a usá-lo até como cooler de processador.

 

http://www.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00000486

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...