Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Viper_19

Até quanto posso diminuir a RPM do fan da fonte para redução de ruído?

Recommended Posts

Postado (editado)

Olá, estou na luta para tornar meu PC mais silencioso possível ( pelo menos em idle ) e ele praticamente não faz barulho. A única peça que está impedindo o processo é o fan da fonte. Estou usando uma GX 650W e troquei o fan stock por um Akasa Apache. O ruído caiu consideravelmente desde então. Mas acredito que se diminuir um pouco mais, ficaria perfeito!

Encontrei um adaptador splitter que segundo o anúncio tem conectores 12v, 7v e 5v. Como não estou usando o fan atual no conector da fonte, ele fica em 12v o tempo todo. Pensei em utilizar o adaptador 7v para diminuir a RPM da fan. A questão é que não sei para quanto RPM vai cair e também se seria o suficiente para manter as temperaturas da fonte.

Akasa Apache tem um RPM baixo mas uma boa pressão de ar. Teria algum problema utilizar isso? 

///  Apache

- Velocidade: 600 - 1300 RPM
- Fluxo de Ar: 57.53 CFM
- Pressão de Ar: 2.64mm 
- Nível de Ruído: 6.9 - 16.05 Dba
- tensão: 12V DC

///

image.png.d4fb6e1fa59191ea1af634e3a70f4ca6.png

Editado por Viper_19

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Viper_19 acho que não tem problema. Eu uso uma RM750W e o fan nunca rodou (eu fico abaixo dos 350W). No verão ela esquenta bastante. Pelo toque, deve ficar nos 40-50ºC. Nunca tive problema. Você, com fan, deve ficar com uma temperatura bem razoável. Até porque os fans de fontes variam a rotação. Quando chegar o verão, plugue o fan a 12V e pronto (se você tiver ventilador ou ar condicionado não vai ouvir nada mesmo).

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@Contiusa Fiquei com receio de que os 7v diminuiria muito a rotação e não fosse o suficiente para refrigerar a fonte. Mas você tem razão dizendo que não vai esquentar tanto se não estiver usando os 600w++. Obrigado pelas informações!

Editado por Viper_19
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Viper_19

Tem o Thermaltake Smart Case Fan 2 que você pode deixar a rotação por conta de um sensor ou ligar ele a um potenciômetro ( é um kit completo ).

Eu tenho um aqui já bem velhinho que cheguei a usá-lo até como cooler de processador.

http://www.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00000486

Compartilhar este post

Link para o post

@Henrique - RJ Achei bem interessante. Mas não encontrei no ML. Bom, a questão era se a RPM dos 7v seria suficiente para refrigerar a fonte. Não quero queimar nada aqui.. :D

Vou experimentar esse splitter 7v e torcer para que seja o suficiente. De qualquer forma, obrigado pela ajuda!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais