Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de projeto de computação distribuída para o qual contribuímos


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Povos e povas,

 

O @Sambaquy reclamou de um assunto recorrente sobre o F@H num grupo do Caralivro e prometi levantar a questão aqui para discutirmos se continuaremos apoiando o Folding ou se vamos migrar a nossa força (começar do zero..) em outro certame de computação distribuída em prol da ciência.

 

Me lembrei de duas alternativas:

 

https://www.worldcommunitygrid.org/

https://boinc.berkeley.edu/

 

MEU PITACO seria para o BOINC, olhando puramente para os projetos que integram o sistema.

O GRID trata, no momento, exclusivamente de projetos da área da saúde, enquanto o BOINC pega várias áreas de ciências exatas e que, no meu ponto de vista, tem menos apoio financeiro do que as pesquisas do GRID.

 

SÓ QUE, eu não sei como funciona o esquema de pontuação dos dois ainda.

Participei do BOINC por um tempo e era meio xarope por ter que criar cadastros em cada um dos projetos, mas faz mais de 5 anos que não mexo com isso.

E aí, opiniões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Evandro disse:

Só um esclarecimento, BOINC é só a plataforma, não fala de nenhum projeto específico. Inclusive, o próprio WCG roda por ela, com a única diferença sendo que eles mandam em uma skin customizada, mas você continua podendo adicionar outros projetos / instalar a plataforma separadamente e adicionar o WCG como projeto.

 

 

Quanto a apoio... bem, eu estou de birra com o WCG por causa da mudança na política deles. Antigamente, qualquer um podia ter conta e ajudar, mas uns 2~3 anos atrás, eles mudaram e agora só maiores de 18 podem ter conta. Eu acho muito sem noção que um jovem de 16 (não vou nem apelar para crianças) possa instalar um app do facebook e compartilhar a vida dele e de outras pessoas com o mundo tudo, mas esse mesmo jovem não possa simplesmente instalar um programa e, sem precisar fazer mais nada, ajudar pesquisas científicas no mundo todo.

 

Eu próprio comecei a ajudar quando era menor e já convenci outras pessoas (tanto maiores como menores) a ajudar também, mas agora que essa possibilidade não existe caso eu fosse mais novo, eu vejo como se eles não quisessem minha ajuda, então não suporto mais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Antes de participar do F@H, participava do WCG / Boinc. Por mim, o que vale é ajudar a termos um mundo melhor, senão pra nós, pros nossos filhos. Confesso que sinto saudades do WCG, ainda mais que vez ou outra eles me mandam e-mail pedindo pra eu voltar a ajudar (parei em 2013). Nem sei como anda a plataforma hoje em dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de mudar acho que precisamos avaliar alguns pontos:

- Estado do suporte ao linux

 

Vi que o BOINC está com o Linux algumas versões atrás do Windows mas não sei se significa algo na prática.
 

- Resultados apresentados até agora

- Utiliza mais CPU ou GPU? os contribuintes atuais precisariam reformular seus sitemas significativamente para contribuirem de forma eficiente para o novo projeto?
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

- Estado do suporte ao linux:

Rodo o BOINC um uma vm com ubuntu no WCG e SETI, vai de boa, igual ao windows (meu host). Tem projetos que rendem mais no linux, outros no windows, mas em geral são parecidos.

 

- Resultados apresentados:

Varia de projeto para projeto, o WCG em geral lança artigos em revistas técnicas (área médica) com resultados dos projetos e certo feedback no site. O SETI@Home analisa ondas de rádio até hoje e não encontrou nada (oficialmente XD), o Einstein@Home comprovou a teoria da relatividade sobre ondas gravitacionais em 2015, etc.

 

- CPU ou GPU:

Varia de projeto para projeto, alguns rodam exclusivamente em CPUs, outros rodam "somente" em GPUs, outros em ambos.

Exemplo de uso com um CPU 4 threads e uma VGA compativel, modo padrão.

Caso o projeto rode em CPU's, poderá rodar de 1 até 4 tarefas simultaneamente. Você configura a quantidade.

Caso o projeto rode em GPU's, também irá consumir uma certa porcentagem de uso da CPU, de quase nada a 100% de uso de um núcleo/thread, depende do projeto. Rodará 1 tarefa.

Caso o projeto rode em ambos, rodará até 5 tarefas, mas se comparar o tempo com os exemplos acima, verá que levará mais tempo, pois serão 5 tarefas que disputarão 4 threads do processador. É perceptível a queda na geração de pontos, por isso separei em VM os projetos em CPU e no host em GPU.

Se limitar o uso da CPU em 3 tarefas, serão 4 tarefas (3 CPU e 1 GPU) disputando 3 thread. A queda na geração de pontos será menor. Usava isso no meu finado i5-2310 com a R9 Nano. Ficava 1 thread para o sistema.

 

Pode-se criar e configurar um arquivo .xml alterando a configuração de uso do hardware, assim pode-se rodar mais de 1 tarefa na GPU, além de outras coisas, como limitar quantas tarefas por projeto, mas achei meio complicado e nem tentei. Daria para o sistema de exemplo rodar 3 tarefas de CPU e 1 tarefa da GPU/CPU e usar os 4 threads, rodar 2 tarefas CPU e 1 tarefa GPU/CPU e usar 3 threads e deixar 1 thread para o sistema, etc.

 

Uso um Ryzen 7 1700 com R9 Nano, 14 tarefas na VM, no host somente GPU, são 15 threads de uso para 16 threads do processador. Percebo uma certa lentidão (não chega a travar), se preciso utilizar a máquina, baixo para 12 tarefas o uso de CPU na VM e o PC fica liso para uso normal e até para jogos RTS, isso rodando o BOINC em GPU e na VM e jogando.

 

Ficou meio confuso pois eu deixo o BONC rodando SEMPRE que o PC estiver ligado. Se a preguiça fosse maior, era apenas ligar a opção de suspender o BOINC quando o PC estiver em uso (mexer no teclado/mouse), ou habilitar a suspensão acima de xx% de uso de CPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2.000 anos depois, reapareço aqui :)

 

Bom, no folding eu devo ter entrado para o time lá por 2011+-, pelo que vi no grupo a questão principal seria os cortes nas pontuações das WU's que sempre ocorrem.

 

De minha parte, se for para ir para outro eu partiria para algum que contribua para doenças, eu desconheço completamente o BOINC ou qualquer outro projeto.

 

Para vermos a possibilidade de migrar não ver ter outra saída a não ser testar de fato outros projetos, eu posso até ver o BOINC aqui hora ou outra e processar algumas coisa pra ver, pesquisar sobre a pontuação como funciona.

 

@Evandro, essa questão não sei você comentou algo com o chefe MOR do fórum, pelo que me lembro ele é um dos criadores do time né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cristianogro não comentei com o patrão ainda porque não amadureci a ideia, e também, eu não decido nada aqui, no máximo tenho um voto de Minerva. ;)

 

E sim, o Gabriel tem que fazer parte da criação das coisas porque o site é dele e vamos representar a marca dele, mesmo se eu não fosse da equipe eu falaria com ele sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde pessoal... @Evandro  @cristianogro  @Shredder AMI  @Jorno  @Dieg@o  @Imakuni   Eu estou nesta, e noutra semana, participando de treinamento em Scrum. 

 

Conseguiram ver algum outro projeto? eu ainda acho o BOINC, mas eu tentei, e não consegui entender ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOINC é apenas a plataforma, nela correm vários projetos, sendo que o próprio folding@home já rodou no BOINC em um passado distante. É como se o BOINC fosse um gerenciador de e-mail, como o Mozilla Thunderbird, e cada projeto fosse um e-mail que precisa criar uma conta e adicionar no gerenciador.

 

Sobre o BOINC:

• Por ser uma plataforma, podemos participar de vários projetos distintos.

• Cada projeto é independente entre si, é necessário criar uma conta em cada projeto que se queira participar.

• Pode acontecer de você criar um login em um projeto e o mesmo login estar em uso em outro. Por esse motivo é interessante verificar se o login já está em uso em algum projeto em um site agregador de dados/estatísticas/pontuação.

https://stats.free-dc.org/stats.php?page=index

https://boincstats.com/

http://boinc.netsoft-online.com/e107_plugins/boinc/bp_home.php

• As tarefas podem correr somente em CPU, "somente" em GPU (é utilizado uma porcentagem da CPU), ou em ambos. Varia de acordo com o projeto e você pode configurar isso.

• É necessário verificar a compatibilidade da GPU com o projeto. Poucos projetos são compatíveis com GPGPU (AMD/Nvidia/Intel).

• Cada tarefa gera um acerta quantidade de pontos apenas para quantificar sua ajuda. Com essa pontuação é gerado um ranking para o usuário por projeto (no mundo, no time e no país) e combinado (ranking unificado no mundo, no time e no país).

• Existe uma variação entre a pontuação vista no BOINC e no projeto. Como cada projeto usa uma pontuação diferente, é necessário uma conversão para comparar os projetos entre si.

 

Resumidamente é isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 07/06/2018 às 23:44, Evandro disse:

O @Sambaquy reclamou de um assunto recorrente sobre o F@H num grupo do Caralivro e prometi levantar a questão aqui para discutirmos se continuaremos apoiando o Folding ou se vamos migrar a nossa força (começar do zero..) em outro certame de computação distribuída em prol da ciência.

Peguei o bonde andando, detesto o Caralivro e não uso. :P

 

Então... Qual seria a questão aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...

E aí senhores. O que foi decidido? Abandona o F@H e vai para outro? Continua nele? O Clube participa de mais um projeto.

 

Se aceitarem sugestões, há questão de um ano comecei a participar do GIMPS (Great Internet Mersenne Prime Search) - https://www.mersenne.org/ - e desde então uso tanto o GIMPS como o F@H.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...