Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando/reiniciando, já tentei quase tudo


Posts recomendados


A mais ou menos uns 15 dias meu pc começou a dar essas travadas estranhas quando eu deixava ele ligado durante a noite, não reiniciava, não dava tela azul nem nada mas ainda dava pra jogar/usar o pc normalmente, só não podia deixar idle por muito tempo. De alguns dias para cá o PC trava "a hora que bem entende", as vezes trava no boot, quando vai abrir um programa, fechar outro ou qualquer coisa do tipo. Ainda assim tem alguns dias que dá para rodar o PC 10~12 horas seguidas jogando que não trava ou reinicia.
Eu fiz o que geralmente se faz, passei CCleaner, antivirus (malwarebits) e tudo voltou normal. depois de alguns dias o PC começou a reiniciar do nada, 1 segundo tava funcionando de boa e no outro *puff* (em adição aos congelamento). Achei que poderia estar rodando muito quente por causa do OC da GPU, pois checkei as temperaturas e a CPU nunca passou de 60°C e a GPU mesmo com overclock nunca passou de 70°C rodando benchmark. Mesmo com as temperaturas tudo OK abri o PC para dar uma limpada e já aproveitei para aplicar pasta termica na CPU e GPU para garantir.
O problema continuou, resolvi passar o memtest86 na memoria RAM, 1 dos stick estáva com 256 erros e o outro não apresentou erro algum, retirei o defeituoso porém o problema continuou. Achei que podia ser o HD, comprei outro e tentei instalar o windows: toda vez que chega na parte "preparando os arquivos do windows para instalação" o PC trava ou reinicia. Notei que as vezes o windows inicia sem os drivers da Nvidia, removi com o programa DDU e tentei reinstalar porém toda vez que clico no instalador o PC trava ou desliga. Programas tido o Driver Easy conseguem instalar os drivers de video sem problemas.

Lista do que já tentei e não resolveu:

Nova Fonte (200w)
Novo HD (WD blue 500GB 7200rpm)
Nova memoria RAM (4GB DDR3)
Com/Sem GPU
Com/Sem drivers de video
update drivers da placa-mãe
Windows 7 e 10
Safe mode
Novos cabos PC x Tomada


Config do PC:
Intel E5700 3.0GHz
2x 2GB RAM DDR3 1300MHz (rodando a 800MHz)
Nvidia GT 520 2GB
Fonte atx 200w (fonte antiga era 430w)
HD Seagate 1TB
placa-mãe G41T- M7


E ai pessoal? O que eu faço? Alguma dica?

 

(demorei quase 5 horas para criar esse post, travou umas 30 vezes durante)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Problemas de desligamentos e reinicializações normalmente são relacionados à fonte ou danos causado por fontes genéricas, igual essa que você está usando agora.

 

A fonte é o componente mais importante de um computador pois é a partir dela que o restante recebe as tensões, se a fonte é ruim ela repassa tensões fora do padrão fazendo com que os componentes trabalhem numa condição qual não foram projetados para operar.

 

Além do estabilizador que nunca deve ser utilizado em hipótese alguma, você deve usar uma fonte de qualidade que garanta o mínimo de segurança para seu PC. Sugiro começar resetando a BIOS e removendo todos esses overclocks para ver se nota alguma diferença. Além disso faça uma inspeção na placa-mãe e procure por capacitores estufados ou estourados.

 

Por fim nunca devemos utilizar programas que atualizam drivers como o Driver Easy, você não tem como saber o que está sendo instalado, se o programa comete algum erro na hora de identificar seu hardware e instalar o driver errado você terá instabilidades no sistema. Baixe apenas os drivers fornecidos pelo fabricante direto do website do fabricante.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@TheKz222222222 Bom dia e seja bem vindo ao fórum.

 

Apenas para completo o que o @grievous  falou, se você possui o modelo exato da placa-mãe e da placa de vídeo é melhor você entrar no site do fabricante e fazer o downloads, do que ficar utilizando esses programas que atualiza driver.

E se você não tem o modelo de ambos, basta usar o Aida64 ou CPU-Z que você vai conseguir essas informações.

Driver você só deve ser instalado apenas em dois casos.

Primeiro, quando você formata o computador e o windows não consegui instalar o driver correto.

Segundo, quando o driver atual está gerando tela azul ou perca de desempenho.

O lado bom de uma fonte de baixa qualidade é apenas o custo e mais nada, e a parte ruim é que ela pode danificar e gerar muita dor de cabeça como.

Congelamento, travamento, tela azul, instabilidade, desligamento da máquina, danifica os capacitores da placa-mãe, placa de vídeo, e queimar algum componente do computador.

Fonte é algo critico e deve ser levado a sério, e é um componente que nem sempre apresenta seu lado ruim nos primeiros dias de uso.

 

Att Ejf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2018 às 09:47, GabrielLP14 disse:

@TheKz222222222 Olá, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega qual a marca e modelo da sua fonte?

Você usa estabilizador?

Nao uso estabilizador e a fonte é generica, marca chamada "KMEX" modelo PX300RNG. 

 

 

Então vocês acham que pode ser a fonte? A fonte antiga que usei por mais de um ano e que eu estava usando quando começou esses problemas era bem generica (da China de uma tal de empresa chamada "Speed-Shangai industrial) também, talvez dei sorte? Edit: dei uma olhada "bem dada" na placa-mãe e parece tudo em ordem, nenhum capacitor estufado.

 

Sobre os drivers, como expliquei, apenas utilizei o Drivers easy para instalar os drivers da GPU porque realmente nao consegui instalar normalmente. E sobre os overclocks, a primeira coisa que fiz quando os problemas comecaram foi desativá-los.

 

Por fim, teria como alguém recomemdar uma fonte boa em relação custo x benefício e se possivel um link do mercado livre? Obrigado

 

Off-topic: é a primeira vez que escrevo nos forums do Clube do Hardware via mobile e para falar a verdade mesmo com um celular bom ( Samsung S8) os forums são bem "lagados". Talvez o Chrome mobile seja o culpado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa dia...

bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Faz o seguinte.:

 

1- Quando reiniciar, entre em modo de segurança"f2 ou f8".

- Lá desistala programas que você não necessita, e deixa os que precisam.

 

2- Quando iniciar o windows normal: primeira coisa, faça atualização de todos dos drives no site do fabricante de sua placa-mãe.

 

3-Desfragmenta manualmente no minimo 2 vezes, depois deixa a opção de desfragmentra em um horário programado automatico.

 

Dicas importantes.:

¤ Subtitua essa fonte de 200W por uma de media 600W ou 700W. Fontes recomendaveis boa.:


Seasonic;
Silverstone;
Antec;
Corsair;
XFX;
PCYes!;
EVGA.

Compre usando essad referências de 600w ou 700w.

Lista de fontes.: Link Mercado livre.

¤ Tente equilibrar a temperatura que esteja na casa de 50 até 60C. Pois a temperatura apresentado no post, indica um grande risco de danificar a placa.

 

Apois ter feito tudo citado, deixe comentarios...

Espero ter ajudado e até...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os componentes que mais exigem carga da fonte são: processador e placa de vídeo. Restante da máquina jogando alto não deve puxar 50W.

 

De acordo com a Intel o Core 2 Duo E5700 tem 65W de TDP

De acordo com a Nvidia a GT520 tem 29W deTDP

 

No total 65+29+50 =  144W de carga, isso em uma situação em que ambos os componentes estão sendo exigidos em 100% que não acontece facilmente no uso do PC. Lembrando que isso é uma estimativa e não representa o consumo real do sistema.

 

Logo comprar uma fonte de 500W, 600W, 700W de carga total é completamente desnecessário e seria desperdício de dinheiro. Uma fonte de 250~300W estaria de bom tamanho para o seu sistema porém infelizmente elas não existem no nosso mercado, apenas fontes de 400W para cima possuem o mínimo necessário para o bom funcionamento do sistema.

 

Uma com bom custo benefício é a Corsair VS400.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara tenta usar o programa WINTRUSTER, ele faz uma boa limpeza nos registros e desfragmenta o seu disco.. caso o wintruster não  resolva tenta o usar o anti virus avast no modo em que faça uma varredura no Boot.. 

tenta ai no meu caso aqui deu certo não precisei comprar nenhum componente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update: fonte Corsair VS400 chegou hoje, instalei e ..... congelou e na segunda tentativa reiniciou. É seguro assumir que a fonte não é o problema...

 

 

1 hora atrás, ismael junior33 disse:

tenta o usar o anti virus avast no modo em que faça uma varredura no Boot.. 

Já tentei passar malwarebytes umas 30 vezes mas sempre que chega na parte de scannear arquivos o PC congela ou reinicia  que inclusive foi o que me levou a crer que podia ser um HD defeituoso (não era).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@TheKz222222222 O período em que você utilizou a fonte genérica pode ter causado danos permanentes nos demais componentes, agora com a fonte nova ela não é capaz de consertar isso mas já é um passo na direção certa.

 

Faça uma inspeção dos capacitores da placa-mãe, veja se não tem algum estufado, vazando ou estourado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...