Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Alta" Temperatura | SSD M.2.


Posts recomendados

Pessoal, bom dia!

 

Estou com uma certa dificuldade em diminuir a temperatura do meu SSD. Sei que os modelos M2 são mais esquentadinhos, mas acho que da pra melhorar. Hoje tenho o modelo https://www.corsair.com/uk/en/Unformatted-M2SSDs-Capacity/force-series-mp500-config/p/CSSD-F120GBMP500, e, com o PC em repouso, fica entre 50 e 60º:

 

image.png.e3bbbaad51cc01d1b7b97f864599f54d.png

 

Como podem ver, não tenho um processador que esquenta muito, mas o que mais me incomoda, é a posição do cooler dele, que joga o ar quente diretamente no SSD:

 

image.png.31c4557f99b2ee268cf5ae7b963976c0.png

 

Tenho um bom fluxo de ar dentro, mas, só consigo trabalhar com ele mais frio, quando subo o giro dos coolers, para o máximo, sendo bastante incomodo.

 

Pensei em 2 alternativas: aqueles dissipadores pra SSD: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-942940966-kit-dissipador-ssd-m2-2280-m2-960-evo-950-pro-_JM, ou, vim pedir indicações de coolers que sejam formato torre, para jogar o ar quente diretamente no cooler exaustor traseiro.

 

Qual das 2 alternativas baixaria + a temperatura? Pensei numa 3º, que são aqueles adaptadores pra colocar o SSD numa porta PCI-x, mas, perco desempenho?

 

PS: apesar de estar com um G4560, pretendo subir para um i5 ou i7 no futuro. Já aproveitaria o cooler.

 

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Secco não perde desempenho porque ele usa as linhas PCIe de qualquer forma. Só vai mudar a maneira que ele se conecta nas linhas PCie. Se o adaptador for bom, não vai ter perda. O que você pode fazer é uma bateria de testes antes e depois de colocar no adaptador PCIe. Assim você vai saber se teve alguma perda.

 

Eu não tenho M.2 X4, mas sempre ouvi falar que eles esquentam e que uma opção interessante seria o adaptador PCIe, pois ele não fica grudado no pcb da placa-mãe perto do soquete. 

 

Eu compraria o adaptador. Depois, quando você comprar um i5 ou i7, você coloca um cpu cooler de torre junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX nesse gabinete cabem 2 coolers frontais, 2 superiores, 1 traseiro, todos instalados. Quando subo a rotação deles, incluindo o do processador, a temperatura desce para 45 ~ 47º, mas o barulho fica ruim. A placa em si, não esquenta, somente o SSD (talvez um pouco em volta ali). Os outros HD´s q possuo, ficam pelo menos na metade da temp.

 

@X4R0P3 Não sei se seria boa opção, visto que ali fica sem ventilação alguma, mas, vou testar e posto o resultado.

 

To bem inclinado ao que o @Contiusa disse, e colocar um adaptador pra PCI-e.

 

Retorno mais tarde!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se bem q esses ssd's sao absurdamente quentes, tive o mesmo ssd em idle ele ficava assim mesmo.. creio q nada ai va resolver, a nao ser q você comprasse um adaptador que tivesse algum dissipador com thermal pads para ajudar porque o treco é quente, nunca vi nada parecido.. e quando ele fica extremamente quente, faz o mesmo que os processadores e placas de video que é o famoso throttling

 

na minha opiniao e por ja ter usado um, acho q so resolveria com algum desses adptadores... inclusive é tanto verdade que boa parte das placas maes novas no mercado ja vem com itens de dissipacao para esses ssd's

 

Screenshot_1.png.fb07a80958adc4c4441e39d797614af3.png ou Screenshot_2.png.e7a8956444ec4a222c5ca0ab7fa98da5.png

 

esse ultimo apesar de parecer uma placa de video tem esse cooler ai que deve ajudar bastante.. mas claro, há outras opções..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Secco @rodrigo.dcvieira ah, 45-50 dias passa rápido (se não tiver nenhuma greve dos Correios ou dos caminhoneiros). Tudo que eu comprei no Aliexpress chegou, só dois produtos foram taxados. Eu compro muita besteira, como cabo Cat7, adaptador USB e coisas pequenas que só encontramos genéricos no ML.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Contiusa disse:

@Diego Secco @rodrigo.dcvieira ah, 45-50 dias passa rápido (se não tiver nenhuma greve dos Correios ou dos caminhoneiros). Tudo que eu comprei no Aliexpress chegou, só dois produtos foram taxados. Eu compro muita besteira, como cabo Cat7, adaptador USB e coisas pequenas que só encontramos genéricos no ML.

 

eu tb compro de tudo la fora, so nao tenho essa sorte ai dos 45 ou 50 dias de espera.. ja tem coisa minha aqui beirando 7 meses de espera e nada..

 

masssss ano passado o recorde para chegar foram 9 meses, então creio q ainda chegue...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom, vamos lá:

 

Adaptador instalado. Deu um certo trabalho, pois tive que colocar ele no 2º slot PCIe x16, e a traseira dele, pegava nos cabinhos que ligam o gabinete (power, reset, etc...). BIOS e Windows subiram normalmente, e foi a hora de começar a utilizar normalmente (jogos e navegação na internet).

 

Ficou assim instalado:

 

20180719_200402.thumb.jpg.ac00d19e1fa47ff7d69c85cf684c29dd.jpg

 

Nesse exato momento, estou com 49º, o que considero excelente, perto dos 57, 59º que ficava em "modo navegação". Em "modo jogo", chegou a 57º, ante os 65, 67º que marcava antes, chegando ate os 71º:

 

5b51177a57dc5_PrtScrcapture.jpg.3b60f32fe55165db1548017b6a435632.jpg

 

Gostei do produto em si, bom acabamento. Veio até um bracket para gabinetes slim. Sobre o prazo, que alguns comentaram ai, não sei, mas tenho uma sorte com essas coisas!! Compra dia 13/06. Chegou no Brasil em 25/06 - 12 Dias. De Curitiba, pra SJBV, menos de 01 mês, achei fantástico. Por ser 1º compra no Aliexpress, to muito satisfeito, muito mesmo.

 

Abraço a todos!

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Diego Secco disse:

Bom, vamos lá:

 

Adaptador instalado. Deu um certo trabalho, pois tive que colocar ele no 2º slot PCIe x16, e a traseira dele, pegava nos cabinhos que ligam o gabinete (power, reset, etc...). BIOS e Windows subiram normalmente, e foi a hora de começar a utilizar normalmente (jogos e navegação na internet).

 

Ficou assim instalado:

 

20180719_200402.thumb.jpg.ac00d19e1fa47ff7d69c85cf684c29dd.jpg

 

Nesse exato momento, estou com 49º, o que considero excelente, perto dos 57, 59º que ficava em "modo navegação". Em "modo jogo", chegou a 57º, ante os 65, 67º que marcava antes, chegando ate os 71º:

 

5b51177a57dc5_PrtScrcapture.jpg.3b60f32fe55165db1548017b6a435632.jpg

 

Gostei do produto em si, bom acabamento. Veio até um bracket para gabinetes slim. Sobre o prazo, que alguns comentaram ai, não sei, mas tenho uma sorte com essas coisas!! Compra dia 13/06. Chegou no Brasil em 25/06 - 12 Dias. De Curitiba, pra SJBV, menos de 01 mês, achei fantástico. Por ser 1º compra no Aliexpress, to muito satisfeito, muito mesmo.

 

Abraço a todos!

 

 

é, provavelmente deve ter sido um frete prioritário, esses de fato chegam muito rapidos.. ontem mesmo recebi um carregador de telefone com 22 dias corridos.. agora quando você tem o azar da entrega ser registrada, pode esperar sem ter esperanca de receber...

 

no mais, excelente.. esses adaptadores ficam sendo uma otima opcao principalmente estes com refrigeracao via cooler pois esses m.2 sao muito esquentados mesmo.. e nem sempre aquela dissipacao passiva com thermalpads é tão eficaz, principalmente quando se fica grudado na placa-mãe...

 

otima aquisicao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...