Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer ou não faculdade?


Posts recomendados

Bom dia, gente! Eu vim aqui pedir conselho. Eu tenho 16 anos e vou me formar no ensino médio no final desse ano, no entanto ainda não consegui me decidir se devo mesmo fazer faculdade ou não. Eu tenho sido autodidata por uns 2 anos, desde que me interessei por programação, e considero apenas estudar para tirar algumas certificação e tentar conseguir um emprego só com isso.  Eu não entendo muito sobre como é o mercado de trabalho na área de TI porque ainda não me inseri nele, por isso estou em dúvida.  É possível conseguir um emprego apenas com certificação? As pessoas para as quais eu perguntei no geral concordaram que é sim, mas eu ainda estou em dúvida.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu faço faculdade de Ciências da Computação e consegui um estágio por causa da facu, mas tenho vários amigos que não fizeram faculdade e se deram muito bem, mas ai vai de você. Eu consegui uma bolsa no Prouni para a facul por isso decidi fazer, mas mesmo na faculdade tu não vai aprender tudo aquilo que é necessário tanto para o curso quanto para o  mercado você tem que ir atras de grande parte das coisas.Mas enfim sem dúvidas que só com cursos você consegue emprego sim, mas na minha opinião é um pouco mais difícil, e outra tem vagas que exigem faculdade né. Mas ai vai de você, você tem só  16 anos acho que deveria sim fazer a faculdade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara o melhor que você tem a fazer é ingressar na faculdade, já tive essa dúvida por muito tempo, todo meu conhecimento eu adquiri sozinho, lendo estudando em vários locais diferentes muita coisa aqui no fórum mesmo, recentemente tive uma oportunidade de trabalho muito boa porém foi "uma em um milhão" pois sem um "canudo" é difícil alguém te levar a serio e acreditar na sua capacidade, como o amigo acima disse a maior parte das coisas você não vai aprender na faculdade, mas sim sozinho porém o fato de você fazer sua faculdade e poder comprovar o que você sabe é algo extremamente bom, também podemos por na conta que na realidade a maior parte das pessoas sequer tem algo a mais que o ensino médio completo então com toda certeza você estudar vai te gerar bons resultados, como eu disse acima tive uma oportunidade de trabalho muito boa, oportunidade essa que eu não pretendo desperdiçar, em breve estarei começando a cursar Gestão de TI, infelizmente não tenho tempo e nem condição financeira para arcar com um curso presencial então optei por um curso EAD, e embora algumas pessoas não deem tanto valor a isso eu posso afirmar que isso é bom pois pra começar muitas pessoas nem chegam perto disso, no final das contas estudar nunca e de mais e nunca é cedo e nunca é tarde, se eu pudesse voltar aos meus 16 anos com toda certeza iria sair do ensino médio direto pra faculdade, de qualquer maneira volte aqui pra contar sua decisão para nós, e boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Kauann Bonfim disse:

como o amigo acima disse a maior parte das coisas você não vai aprender na faculdade, mas sim sozinho

Realmente, a graduação não vai ter ensinar e você terá que aprender sozinho. Porém, cursando, você terá uma visão mais macro do processo, aprenderá gerenciar prazos e custos, entre outras coisas, além de claro, possibilitar a criação de uma rede de contatos que poderá facilitar muito sua vida, inclusive abrindo portas. Se tiver oportunidade, não pense duas vezes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2018 às 22:25, NauNau disse:

A faculdade é um diferencial simplesmente por te dar diploma? Quanto a parte do networking parece realmente importante, mas...

É um diferencial, mas ao meu ver facilita a entrada no mercado de trabalho. E outra tu só tem 16 anos, porque não fazer ? Tu não estará perdendo nenhum tempo. E tem como tu estagiar na área ganhando uma grana enquanto estuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...